10 DICAS PARA OTIMIZAR O ESPAÇO EM APARTAMENTOS PEQUENOS

Olá pessoas bonitas que leem o meu blog! Tudo bem com vocês? Para quem ainda não me conhece, aqui é a Arquiteta Ana Flávia Martinho! Hoje teremos dicas interessantes para apartamentos ou casas pequenas serem bem aproveitados e visualmente pareçam maior, otimizando o espaço dos mesmos! Vou falar sobre móveis planejados, espelhos, portas deslizantes, aproveitamento das paredes, iluminação, móveis, organização, pisos e revestimentos.

Mas antes umas fotos inspiradoras de espaços bem aproveitados!

apartamentos pequenos
CABECEIRA DE CAMA COM ARMÁRIO EM CIMA! DEVE SER MUITO BEM PENSADO PARA FICAR BONITO ASSIM!

apartamentos pequenos       apartamentos pequenos

MÓVEL PLANEJADO NA PRIMEIRA FIGURA, E ESPELHO NA SEGUNDA! FALAREI SOBRE OS DOIS NO TEXTO!

apartamentos pequenos
PAINEL DESLIZANTE QUE SEPARA OS AMBIENTES – ORA FECHADO, ORA ABERTO – DEPENDENDO DAS NECESSIDADES DOS MORADORES.

É possível viver confortavelmente em um apartamento compacto, mas é preciso se atentar ao aproveitamento dos espaços!

Apartamentos compactos já representam mais da metade dos lançamentos de imóveis. Isso só na cidade de São Paulo. É preciso aprender cada vez mais a se adaptar, pois essa tendência de morar em lugares menores tende a crescer cada vez mais.

Mas, uma dica muito importante para você que mora ou pretende morar em um apartamento menor é: aproveite os espaços. Guardar coisas que você não usa com frequência, e ter sempre à mão os utensílios usados diariamente, pode ser um desafio quando se vive em um imóvel com menos de 40m².

Este artigo reúne 8 dicas simples para otimizar cada cantinho do seu apartamento, sem perder de vista a modernidade e o estilo da decoração. Confira!

apartamentos pequenos1. INVISTA EM MÓVEIS PLANEJADOS

Aqui não tem muita conversa. Os móveis planejados vão fazer sim toda a diferença na hora de decorar e otimizar os cômodos do seu apartamento. Primeiro porque os móveis planejados são fabricados a partir das medidas do próprio apartamento, ou seja, sob medida.

 

mas para eles fazerem toda a diferença, otimizando o seu espaço, você deve contratar um arquiteto, pois esse profissional além de melhorar o seu espaço, faz o mesmo ficar belo, confortável e gracioso, chamando a atenção de quem chega!

 

Dessa forma, eles vão se encaixar perfeitamente no espaço, sem sobras ou faltas, o que possibilita maior número de compartimentos, sem que comprometer o conforto. Em segundo lugar, imóveis feitos sob medida têm o número de gavetas e prateleiras que você precisar.

apartamentos pequenos
MÓVEL PLANEJADO DE COZINHA.

2. UTILIZE ESPELHOS NA DECORAÇÃO

Essa dica não é nova, mas é útil. Os espelhos dão leveza, modernidade, sofisticação e, ainda, ampliam os cômodos. Por isso, é importante usá-los com sabedoria para dar aquele up na decoração do apartamento.

apartamentos pequenos
ESPELHO GRANDE NA SALA. CUIDADO PARA NÃO EXAGERAR!

Mas, antes de sair por aí comprando qualquer espelho que vê pela frente, se atente a alguns conselhos:

apartamentos pequenos
ARMÁRIO COM PORTAS EM ESPELHO!

1) O espelho tem basicamente a função de refletir imagens, por isso, preste atenção no local onde esse objeto é posicionado. Você não vai querer refletir o banheiro da sua casa ou aquela incômoda manchinha na parede, né?

2) Use com moderação para não carregar o ambiente.

3) Espelhos que ficam de frente para janelas ajudam a ampliar o alcance da iluminação natural. Fica a dica!

apartamentos pequenos
ESPELHO NO BANHEIRO, QUANTO MAIS COMPRIDO MAIS AUMENTA O AMBIENTE!

3. INSTALE PORTAS DESLIZANTES

Você conhece as portas deslizantes ou portas de correr? Esse tipo de porta dispensa aquele espaço de dentro do cômodo pois é aberta por deslizamento lateral, o que possibilita o uso desses centímetros para um fim mais útil.

apartamentos pequenos             apartamentos pequenos

Além disso, as portas de correr facilitam a integração entre os cômodos e servem como divisórias que, quando abertas mantém o cômodo arejado, e quando fechadas dão privacidade.

4. APROVEITE OS ESPAÇOS DAS PAREDES

apartamentos pequenos

Uma outra dica para otimizar o espaço de apartamentos mais compactos é aproveitar ao máximo os espaços verticais, ou seja, utilizar os espaços das paredes: quadros, porta-retratos, prateleiras, ganchinhos para pendurar chave. Vale tudo!

apartamentos pequenos

Ao decorar o seu apartamento é importante ter em mente que quanto mais objetos e móveis sobre o chão, menor é o espaço livre para circulação. E menor espaço livre para circulação significa maior probabilidade de bater o dedinho do pé nos móveis todo santo dia no percurso que vai do quarto até a cozinha. Você não quer isso, né?

5. CAPRICHE NA ILUMINAÇÃO

Assim como os espelhos são importantes para ajudar na sensação de amplitude e aumentar o alcance da iluminação natural, utilize também outros recursos que ajudem a clarear o seu apartamento. Quanto mais luz a área interna dos cômodos tiver, melhor a sensação de espaço.

Alguns desses recursos são: cores neutras, janelas grandes, iluminação indireta e, como já dito, os espelhos.

Se o seu espaço tiver mais de 2,60 metros de altura até a laje, você pode rebaixar para fazer uma iluminação confortável e bonita!

apartamentos pequenos
ILUMINAÇÃO COM GESSO REBAIXADO!

 

Se a laje for abaixo de 2,60 metros, aconselho a usar luminárias de laje, tendo elas uma boa variedade no mercado. Veja alguns tipos:

ILUMINAÇÃO DE LAJE          ILUMINAÇÃO DE LAJE

apartamentos pequenos
SPOT NA MESA – TAMBÉM DÁ UM EFEITO INTERESSANTE PARA QUEM NÃO VAI PODER REBAIXAR O GESSO.

6. DÊ PREFERÊNCIA A PISOS CONTÍNUOS

Outro truque para otimizar ambientes é utilizar o mesmo piso e revestimento em todos os cômodos do seu apartamento. Essa sensação é provocada pela continuidade dos planos, que dá a sensação de infinito.

Aqui, vale um conselho: para evitar que essa continuidade dos pisos cause sensação de clausura em algumas pessoas, é importante escolher revestimentos claros e sem muitos detalhes marcantes.

Pisos e revestimentos podem ser diferentes se trouxerem claridade ao ambiente!

apartamentos pequenos

apartamentos pequenos

7. MANTENHA TUDO ORGANIZADO

Não tem jeito, manter a organização em todos os cômodos também é fundamental para otimizar os espaços do seu apartamento.

Para ajudar nisso, disponha os objetos e móveis levando em sempre em conta: 1) frequência de uso; 2) setorização; 3) tamanho. Esses 3 quesitos vão ajudar você a não guardar na cozinha o que é do quarto, por exemplo.

apartamentos pequenos
APARADOR LATERAL AO SOFÁ. ITEM LEGAL PARA ORGANIZAR A SUA SALA!

8. FIQUE DE OLHO NO TAMANHO DOS MÓVEIS

Pense de forma proporcional: se o apartamento é pequeno, não adianta comprar móveis gigantes, por mais bonitos que sejam. Priorize a praticidade das peças: mesinhas laterais que viram banquetas, sofás que viram camas, etc.

Além disso, dê preferência a móveis como bancos e banquetas, cadeira eames e puffs, pois são todos leves, modernos e elegantes, cumprindo, ao mesmo tempo, a função de levar conforto e de decorar o seu apartamento.

apartamentos pequenos
MÓVEL DE TV PEQUENO! OLHA QUE GRAÇA!

9. QUARTOS

Nos quartos as cabeceiras podem ser bem aproveitadas com um armário em cima ou integrados à elas. Os criados mudos podem ser também parte integrante de uma bancada de estudo. Encostar as camas de solteiro nas paredes e fazer o restante dos móveis encostados nas paredes podem dar um espaço central maior para os cômodos!

apartamentos pequenos
LINDA CABECEIRA COM ARMÁRIOS!
apartamentos pequenos
QUARTO COM MÓVEIS ENCOSTADOS NA PAREDE E ESPAÇO CENTRAL!

10. SALAS E COZINHAS

Quando o espaço é muito pequeno, é interessante para otimizar o espaço, abrir a cozinha para as salas – cozinha americana. E nessa podemos colocar junto à bancada que divide os ambientes, nichos ou prateleiras para aproveitar os espaços!

apartamentos pequenos
BANCADA COM ESPAÇO PEQUENO BEM APROVEITADO – PRATELEIRAS!

O canto alemão é uma ótima opção para as salas de jantar muito pequenas, formando um banquinho encostado em uma ou duas paredes adjacentes à mesa.

CANTO ALEMÃO!

Os móveis da televisão podem ser pequenos e integrados à um puff, que será utilizado somente na hora da família relaxar ou receber visitas.

apartamentos pequenos
PUFF EMBAIXO DO MÓVEL DA TELEVISÃO!

 


Gostaram? Comentem aqui!

 

DECORAÇÃO DE CÔMODOS EM SUA CASA: COMO INTEGRAR LOCAIS COM CORES?

Olá, tudo bem? Para quem ainda não me conhece, meu nome é Ana Flávia Martinho, sou arquiteta e sempre escrevo aqui dicas de arquitetura e interiores. Hoje vou falar sobre como integrar ambientes com cores e materiais, tanto em paredes, quanto em pisos, revestimentos e móveis. Acho que vocês terão boas idéias. Aproveitem!

Descubra de que forma é possível conectar cômodos diferentes utilizando apenas cores para isso!

Mas antes umas lindas imagens para te inspirar.

AMBIENTES INTEGRADOS

AMBIENTES INTEGRADOS

AMBIENTES INTEGRADOS
Crédito da imagem: Skitterphoto/Pexels

 

Você já esteve naqueles apartamentos à venda que pareciam “agitados”? Com cada quarto com um esquema de cores completamente diferente? Onde você nunca tinha certeza de qual cor esperava por você no próximo corredor?

Sua casa já lhe pareceu assim? Não coesa? Desconectada? Desconfortável?

Tudo bem. Isso acontece com todos nós.

Escolher uma paleta de cores que te ajude a integrar os cômodos da sua casa pode parecer algo difícil de se fazer no começo. Com tantas opções na loja de tintas, parece que você deve pintar todas as salas com cores diferentes.

Mas há uma maneira melhor…

Um belo design de interior exige um uso harmonioso da cor. Salas contíguas pintadas não devem ser pintadas com cores que se chocam. Crie um fluxo entre as salas usando um esquema de cores que una esses espaços de maneira uniforme.

Usar cores não relacionadas em salas adjacentes pode fazer com que os imóveis pareçam uma série desconexa de espaços, enquanto que as cores que se relacionam atraem os olhos de uma sala para a outra e criam um fluxo agradável.

Preste atenção nas dicas abaixo para você também poder criar um lar com mais integração entre os cômodos por meio do uso das cores certas.

É importante, antes de começar a ler as dicas, você conhecer o círculo cromático. Ele mostra as cores que ficam mais interessantes utilizadas em conjunto, as complementares e as análogas. Use e abuse desse círculo:

ambientes integrados

 

1. CRIE UM FLUXO

Em uma casa com uma planta aberta ou em que os quartos se conectam através de aberturas amplas, é ainda mais importante escolher cores que se relacionam entre si de maneira agradável. Nessa situação, o desafio é dar a cada espaço uma identidade própria de acordo com sua função e ainda alcançar um sentimento de unidade.

AMBIENTES INTEGRADOS
DOIS AMBIENTES INTEGRADOS PELA PAREDE RIPADA, ADICIONADA DE VOLUMES ATRÁS. ESSES DOIS MATERIAIS CRIARAM UM FLUXO.
AMBIENTES INTEGRADOS
O BEGE NO MÓVEL DA COZINHA, NO TAPETE, NAS ALMOFADAS E NA CORTINA, CRIOU UMA INTEGRAÇÃO VISUAL.

2. USE UMA LINHA DE COR

Dê a cada sala a sua própria tonalidade de cor, com outras cores variadas dela. Um exemplo seria uma parede em um rosa mais escuro, com a parede ao lado combinando, com um rosa mais claro.

Se você adora muitas cores, ainda pode atingir o fluxo colocando um material que faça a ligação entre uma cor e outra. Este elemento pode ser a madeira – rodapés, portas e janelas, e moldagem no teto.

AMBIENTES INTEGRADOS
O MADEIRADO, TANTO NO PISO QUANTO NA PAREDE, FAZ A LIGAÇÃO ENTRE O PRETO DA BANCADA E O CINZA. OUTRO DETALHE LEGAL É QUE O SOFÁ É DA MESMA COR DA PAREDE E DO TETO.

A conexão pode ser mais sutil também, como uma cor recorrente nos tecidos, acessórios e móveis em cada sala.

Você também pode conseguir uma sensação de continuidade, limitando sua paleta a duas ou três cores que você usa em diferentes quantidades e aplicações em toda a casa. Cada cor pode ser usada em diferentes valores e intensidades para produzir uma ampla gama de efeitos.

 

3. FAÇA LIGAÇÕES ENTRE OS CÔMODOS COM UMA COR ESPECÍFICA

Ambientes abertos, em imóveis grandes ou pequenos, ampliam visualmente o espaço sem aumentar a metragem quadrada. Isso não significa que você tenha que pintar todos os espaços abertos de uma cor só.

Escolha duas ou três cores que funcionem bem juntas e as use-as nas salas.

EXEMPLOS DE CORES QUE FUNCIONAM JUNTAS – CINZA E AMARELO, CINZA E BEGE.

AMBIENTES INTEGRADOS
CORES QUE FUNCIONAM JUNTAS – AZUL, CINZA E ROSA. COMBINAR AS ALMOFADAS E SOFÁ COM AS PAREDES SEMPRE DÁ CERTO!

– MÓVEIS DA MESMA COR

Essa ligação pode ser com móveis da mesma cor em dois ambientes. Olha como fica interessante:

AMBIENTES INTEGRADOS
O MÓVEL COM AS PORTAS PRETAS FOI USADO TANTO NA SALA QUANTO NA COZINHA. NÃO FICOU LINDO?

4. OLHE PARA ONDE ANDA

Se você pintar quartos adjacentes em cores muito contrastantes conecte-os usando pisos ou tapetes que incluam as duas cores.

Os matizes da parede e do tapete ou do piso não precisam corresponder exatamente; um pode ser ligeiramente mais escuro ou mais claro que o outro, mesmo assim vão se corresponder.

AMBIENTES INTEGRADOS
DETALHES COM CORES PARECIDAS.
AMBIENTES INTEGRADOS
CINZA COM MADEIRADO EM VÁRIOS PONTOS DA SALA. ARQUITETA: FERNANDA MARQUES.

 

5. UNIFIQUE COM O BRANCO

Pintar todas as áreas de acabamento da casa da mesma cor de branco é uma maneira sem falhas para criar uma sensação de fluxo de sala em sala.

Há muitos tons de branco, então selecione cores de parede primeiro, depois escolha um branco que funcione com todos eles.

O acabamento branco garante que esses espaços pareçam conectados e dão amplitude visual aos ambientes.

AMBIENTES INTEGRADOS

AMBIENTES INTEGRADOS
BRANCO É SEMPRE MARAVILHOSO, NÃO É MESMO?

 

6. ACEITE A AJUDA DE UMA LUZ NATURAL

A luz altera a aparência de qualquer cor.

Para alcançar uma sensação de continuidade e ainda dar a cada sala uma sensação sutilmente diferente, exagere este efeito: escolha dois tons relacionados e aplique o mais claro ao espaço mais ensolarado, impregnando-o com uma sensação de sol o dia todo.

Isso funciona bem para salas em forma de L, onde uma perna do L é a sala de estar e a outra perna é da área de jantar.

AMBIENTES INTEGRADOS

7. SAIBA O QUE VOCÊ QUER

Não comece a pintar logo assim, de repente. Explore suas escolhas. Saiba para que tipo de efeito você quer e como você pode realizá-lo. Se você não tem certeza de quais cores deseja usar, procure inspiração em livros, revistas de decoração.

Existe uma cor específica que já usou em um cômodo e servirá como um acento ou uma cor de fundo, em outro lugar?

Você pode usar uma cor como tema unificador em todas as salas, usando detalhes em outras cores. Visualize os espaços integrados e não como entidades separadas ao planejar seu design.

8. COMECE A PINTAR

Agora que você já fez a sua lição de casa, é hora de começar o trabalho. Lembre-se de que você não pode sempre pular direto para a pintura – faça o trabalho de preparação primeiro.

Você precisa ter certeza de que as superfícies estão prontas para serem pintadas e você deve considerar a preparação das paredes antes também:

1. Deixe a parede limpa, passe um pano molhado;

2. Passe uma fita crepe nos cantos das paredes e tetos onde não vai ser pintado no momento;

3.Mexa a tinta e coloque-a em uma bandeja;

4. Pinte as extremidades com um pincel grosso;

5. pinte com o rolo de puntura as paredes no sentido vertical;

6. espere secar e passe a segunda demão! pronto.

Se quiser saber mais detalhes leia aqui!

Separei um outro texto do meu blog, aqui, que fala sobre pinturas diferentes nas paredes!

Parabéns! Agora você está bem equipado para integrar os cômodos da sua casa usando cores.

Compartilhe o post nas redes sociais e mostre o quanto você já sabe sobre integração de espaços!

COMO CONSTRUIR UMA CHURRASQUEIRA AGRADÁVEL

Olá pessoas bonitas! Aqui é a arquiteta Ana Flávia Martinho e hoje vou escrever sobre churrasqueiras, dando dicas sobre apartamentos, casas e tendências de decoração para esses ambientes!

Mas antes umas imagens inspiradoras:

CHURRASQUEIRA

CHURRASQUEIRA

CHURRASQUEIRA

 

Veja dicas para facilitar a decoração da área sem deixar a elegância de lado e a funcionalidade do ambiente

Quando chega o final de semana nada melhor do que fazer aquele churrasquinho, não é mesmo? Seja com a família ou amigos, o importante é celebrar a vida e cada momento especial que ela nos oferece.

É cada vez mais comum vermos casas e apartamentos com essa área que está se tornando crucial na hora de alugar ou comprar um imóvel, por isso é importante prestar mais atenção ao local, já que ele pode valorizar a propriedade.

Diante disso, uma parte essencial a ser planejada é a decoração que, na maioria das vezes, é a responsável pela funcionalidade do ambiente e torna o local mais agradável ao convívio.

CHURRASQUEIRA EM APARTAMENTOSCHURRASQUEIRA

Morar em apartamento não significa que churrasqueiras estão proibidas. Muito pelo contrário, com o avanço da tecnologia, alguns modelos de churrasqueiras não fazem fumaça, o que é importante de ser pensado na hora de construir ou reformar.

Se você optar pelas versões mais tradicionais de churrasqueiras, provavelmente, a fumaça poderá ser um problema. Mas existem dutos que podem ser instalados e resolver o problema de forma rápida e eficaz.

 

Além disso, apartamentos costumam ser menores que os espaços em casas, portanto, a funcionalidade e praticidade devem ser regras em lugares como esses. Por isso móveis planejados podem ser a melhor opção, já que eles serão feitos especialmente para cada espaço.

Uma boa dica para apartamentos é usar o teto a seu favor. Para isso, pode-se criar um apoiador de acessórios suspenso em cima de uma bancada, por exemplo, porque dessa forma um espaço que antes não seria utilizado, agora guarda parte da louça e ainda deixa um clima de descontração, assim melhorando a distribuição entre os armários e a mesa.

CHURRASQUEIRA

CHURRASQUEIRA

CHURRASQUEIRA
CHURRASQUEIRAS PEQUENAS

CHURRASQUEIRA EM CASAS

Casas podem ser mais fáceis de ter uma área de churrasco, pois geralmente contam com metragens maiores do que apartamentos. Aqui a fumaça acaba não sendo um problema, já que as residências possuem mais espaço aberto.

CHURRASQUEIRA

O ideal para churrasqueiras em casas é possuir uma área coberta para esse fim, pois assim, mesmo em dias chuvosos ou frios, o churrasquinho está garantido. Mas se quiser um pouco de luminosidade natural, uma ideia é construir uma claraboia no teto tendo assim o melhor dos dois mundos.

Além disso, portas de vidros podem ser utilizadas como paredes trazendo um clima de elegância, mas sem deixar o local completamente aberto. E nos dias quentes e ensolarados, basta abrir as portas para deixar o ambiente ventilado.

A área da churrasqueira, nesse caso, pode ser integrada ao jardim usando grama e plantas para compor um décor mais natural trazendo mais aconchego ao ambiente.

PORTA DE VIDRO          PORTA DE VIDRO

PORTAS DE VIDRO QUE PODEM COMPOR A SUA CHURRASQUEIRA, SÃO LEGAIS POIS QUANDO ABERTAS OCUPAM POUCO ESPAÇO.

DECORAÇÃO DA ÁREA DA CHURRASQUEIRA

Tanto em apartamentos quanto em casas, a decoração do local precisa ser de acordo com o gosto dos moradores, mas sem deixar de lado algumas tendências do mercado.

Uso após uso, a churrasqueira pode trazer o acúmulo de fumaça e gordura ao espaço, por isso, tente escolher itens decorativos e revestimentos que facilitem a limpeza e que sejam impermeáveis, de preferência.

Os móveis e eletrodomésticos devem atender às necessidades que o local exige. Portanto, uma geladeira, fogão e pia são utensílios indispensáveis para a funcionalidade do ambiente.

Tanto em casas quanto em apartamentos, bancadas podem ser instaladas para dividir o ambiente e trazer um clima de bar à área. Atualmente, o mármore está sendo muito utilizado, pois traz elegância e é fácil de limpar. Se quiser uma atmosfera mais rústica, a melhor opção é a bancada de madeira. Mas lembre-se que essas é mais difícil de limpar, por isso nas fotos a seguir ela só aparece na bancada de apoio.

CHURRASQUEIRA     CHURRASQUEIRA

MESA E BANCADA AUXILIAR EM MADEIRA MACIÇA.

Além de ser utilizada nas bancadas, a madeira pode fazer parte da decoração em geral para trazer um clima mais rústico. Outra opção é apostar nos tijolos à vista que ficam bonitos e estão em alta novamente. A madeira orna muito bem com os tijolinhos, por isso são apostas infalíveis para quem gosta da decoração nesse estilo.

Mas se quiser optar por um estilo mais tropical, uma boa dica é utilizar a palha, pois ela lembra muito esse tipo de decoração. Além disso, flores e outras plantas podem ser combinadas com o material.

CHURRASQUEIRA          CHURRASQUEIRA

PALHINHAS NO TETO COMO CITADO NO TEXTO.

Outra tendência é a parede de lousa que pode ser utilizada tanto em casas quantos em apartamentos. Geralmente, tintas especiais são utilizadas para dar esse efeito e possibilitam uma gama enorme de ideias para alterar a decoração sempre que quiser. A parede pode ser usada para desenhar, escrever frases inspiradoras ou até lembretes importantes da semana.

Tons neutros ou coloridos são bem-vindos em qualquer espaço na hora de pintar as paredes. As cores podem ser combinadas com o restante da decoração deixando o ambiente de acordo com o gosto dos moradores.

Ainda nas paredes, caso não queira utilizar tinta uma ideia é colar cartazes ou pôsteres que trazem o gosto pessoal para a decoração e ainda deixam o ambiente divertido.

Para deixar a área da pia mais alegre, uma boa dica é utilizar cores fortes, mas cores neutras também podem ser utilizadas. Além de deixar o ambiente mais bonito, facilita a limpeza também.

CHURRASQUEIRA

CHURRASQUEIRA

CHURRASQUEIRA

CORES DEIXAM O AMBIENTE MAIS ELEGANTE!

Além disso, é importante pensar na mesa e cadeiras que serão utilizadas na churrasqueira, pois elas devem possuir tamanho ideal para deixar o ambiente mais aconchegante e funcional.

Mesas redondas, quadradas ou retangulares podem ser usadas em qualquer ambiente, seja em casa ou apartamento. Basta ver qual o melhor modelo e tamanho para a área.

Já para as cadeiras, uma boa dica são as cadeiras eames que são tendência, pois são itens confortáveis e deixam o ambiente com um aspecto elegante.

CHURRASQUEIRA
CADEIRA EAMES CITADA NO TEXTO.

A decoração da churrasqueira não precisa ser uma etapa muito cara, basta tentar encontrar itens que funcionem para o local sem deixar a elegância de lado e, para isso, pesquisas podem ser um bom caminho para não acabar gastando demais.


Gostaram?

Vejam mais aqui sobre cadeiras e banquetas para o seu balcão americano; e também sobre como fazer uma área de lazer interessante!

 

 

 

 

COMO ORGANIZAR QUADROS E ALMOFADAS PARA TRANSFORMAR A SUA SALA

Olá pessoas bonitas! Aqui é a Arquiteta Ana Flávia Martinho, e hoje juntamente com o lançamento dos produtos que estou vendendo, vou dar sugestões de como mudar o visual da sua sala rapidamente com quadros e almofadas novas! Irei dar dicas de como agenciar esses objetos para dar um visual inspirador e agradável ao seu ambiente!

Antes, como sempre, fotos maravilhosas:

almofadas

almofadas e quadros                ALMOFADAS E QUADROS

1. QUADROS

– FAÇA UM TESTE INICIAL COM PAPELÕES

Uma dica interessante – fazer testes iniciais com papelões dos tamanhos exatos dos seus quadros com molduras. Você vai ter uma ideia da volumetria antes de furar as paredes!

ANTES - TESTE COM PAPELÃO
ANTES – TESTE COM PAPELÃO
QUADROS NA PAREDE
DEPOIS – IMAGEM DE COMO VAI FICAR

– PAREDES TEMÁTICAS

Paredes temáticas são muito divertidas! Para quem é músico, paredes com temas musicais, para quem é desenhista paredes com desenhos, para arquitetos construções, ou desenhos animados para quem gosta de desenhos. Podemos pensar também em outros temas: o céu é o limite!

Vendo esses quadros temáticos, veja alguns:

1. TEMAS MUSICAIS

Olha que lindos! Veja mais clicando aqui! As molduras tem opções de cores e vendo para todo o Brasil!

QUADROS ANA FLÁVIA QUADROS ANA FLÁVIA QUADROS ANA FLÁVIA QUADROS ANA FLÁVIA QUADROS ANA FLÁVIA  QUADROS ANA FLÁVIA QUADROS ANA FLÁVIA QUADROS ANA FLÁVIA QUADROS ANA FLÁVIA QUADROS ANA FLÁVIA

2. Desenhos animados:

QUADROS ANA FLÁVIA QUADROS ANA FLÁVIA QUADROS ANA FLÁVIA QUADROS ANA FLÁVIA QUADROS ANA FLÁVIA QUADROS ANA FLÁVIA QUADROS ANA FLÁVIA QUADROS ANA FLÁVIA QUADROS ANA FLÁVIA

Coloquei alguns exemplos, mas você pode me mandar a imagem que quiser , desde que seja em boa resolução (1000×1000 MP)!

– VÁRIAS FORMAS DE AGENCIAR

1. LINHA BASE HORIZONTAL

Cria-se linha base horizontal e deixa o restante da composição livre, de forma harmônica.

QUADROS

 

2. MOLDURAS IMAGINÁRIAS NAS EXTREMIDADES

Pode ser com um quadro maior rodeado de quadros menores:

QUADROS

Ou de vários tamanhos integrados:

QUADROS

3. INÍCIO DA COMPOSIÇÃO PELO CENTRO

A composição pode ser iniciada pelos cantos internos dos quadros:

QUADROS                      QUADROS

4. AGENCIAR PRATELEIRAS

Agenciar prateleiras com quadros, apoiados nelas ou não, fica interessante. Uma iluminação na prateleira daria um charme todo especial, para isso tem que rasgar a parede e passar a fiação.

QUADROS

5. PEQUENOS QUADROS EM ESPAÇOS PEQUENOS

Pequenos quadros em cantos fica muito legal!

QUADROS

6. MAIS ALGUNS EXEMPLOS:

QUADROS

QUADROS           QUADROS

QUADROS

– PAREDES COLORIDAS AO FUNDO

As paredes coloridas em conjunto com os quadros deixam o ambiente ainda mais bonito! Mas cuidado para não misturar muito as cores.

Uma dica interessante é deixar os quadros com grande quantidade de branco ou moldura branca para equilibrar, como na foto a seguir:

QUADROS

 

– EQUILIBRIO DO PRETO E BRANCO

O preto e o branco, em quantidades corretas, dão um ar equilibrado à parede:

QUADROS

2. ALMOFADAS

– PALETA DE CORES

A primeira coisa a pensar é a paleta de cores. Mas o que seria isso? São as cores que combinam entre si ou se complementam desde que sejam muito diferentes. Para isso é necessário utilizar esse círculo cromático:

CÍRCULO CROMÁTICO
CÍRCULO CROMÁTICO

– As cores COMPLEMENTARES causam o mesmo efeito visual que o preto e branco, destoam mas ao mesmo tempo combinam pelo contraste. Fica muito boa essa combinação!

– As cores ANÁLOGAS são harmônicas entre si e causam um efeito tom sobre tom.

Essa paleta de cores não precisam ser somente nas almofadas, pode ser em todo o ambiente, combinando os elementos.

– OUTRAS COISAS IMPORTANTES

Um número impar de almofadas é o ideal, mas você pode colocar duas de cada lado do sofá também. Decida a quantidade antes de comprar.

Pense em uma composição equilibrada, para isso uma manta no sofá pode ajudar.

ALMOFADAS

– VARIE OS TAMANHOS E ESTAMPAS

Os tamanhos, cores e texturas variados causam um efeito de surpresa nas pessoas! As quatro fotos a seguir são alguns conjuntos de almofadas que vendo:

ALMOFADAS A VENDA   ALMOFADAS A VENDA

ALMOFADAS A VENDA   ALMOFADAS A VENDA

ALMOFADAS A VENDA PELA ARQUITETA ANA FLÁVIA

Almofadas com texturas diferentes:

 

ALMOFADAS

ALMOFADAS

Cores lisas com estampadas:

ALMOFADAS

Várias estampas:

ALMOFADAS

ALMOFADAS

Fundo do ambiente combinando com as almofadas:

ALMOFADAS

– DICAS PARA ORGANIZAR

Comece sempre pelas extremidades e com almofadas maiores:

ALMOFADAS - ORGANIZAÇÃO
PASSO 1

Coloque uma menor na frente:

ALMOFADAS - ORGANIZAÇÃO
PASSO 2

Se você é uma pessoa clássica, que gosta de poucas coisas e de decoração clássica, pare por aí. Se você for mais extravagante, pode colocar mais. Mas cuidado, as pessoas tem que caber no sofá! O assento não pode ser preenchido somente por almofadas!

Se o seu sofá for grandão você pode colocar mais duas menores:

ALMOFADAS - ORGANIZAÇÃO
PASSO 3

E uma menor no centro:

ALMOFADAS - ORGANIZAÇÃO
PASSO 4

Gostaram? Espero que sim! Comente aqui!

ALMOFADAS - ORGANIZAÇÃO  ALMOFADAS - ORGANIZAÇÃO

DEIXE SEU QUARTO MAIS HARMONIOSO COM O FENG SHUI

Olá genteee! Aqui é a arquiteta Ana Flávia Martinho, e hoje vamos falar sobre o Feng Shui nos quartos. Pode ser que não consigamos aplicar todas as regras pois os imóveis hoje são muito pequenos, mas podemos aplicar algumas e concordo que elas ajudam a harmonizar os ambiente. Então vamos começar! Antes deixo aqui imagens maravilhosas para inspirar vocês!

 

Se você precisar de ajuda para colocar o seu ambiente nas regras do Feng Shui ou de simplesmente melhorá-lo, me procure para uma consultoria on-line!

A arte Feng Shui proporciona tranquilidade e bem estar para os moradores!

 A cozinha deve ser um lugar alegre, a sala de estar é o cômodo da diversão, mas certamente o ambiente mais relaxante e confortável de uma casa é o quarto. Não há nada melhor do que uma boa noite de sono após um dia cansativo.

Quando estamos doentes, exaustos ou precisando apenas de um cochilo para melhorarmos, é nele que nos deitamos para encontrar a paz e tranquilidade. Com família ou morando sozinho, o quarto é o nosso refúgio.

Por conta disso, é um ambiente que deve, por si só, trazer esse conforto e essa paz. A distribuição dos móveis, as cores, os itens de decoração e outros elementos precisam promover uma energia positiva.

Nesse ponto, a milenar arte do Feng Shui certamente ajuda, indicando posicionamento adequado da cama e de outros objetos, evitando a presença de materiais que carregam energia negativa e deixando o cômodo agradável e propício para o nosso descanso.

O QUE É O FENG SHUI?

Proveniente da China, é uma arte com mais de 3 mil anos e significa, literalmente, “vento e água”. Ela aborda a influência dos ambientes da casa em nosso bem estar e como esses locais refletem em nossa personalidade.

Seu principal objetivo é permitir que a energia flua livremente por meio de uma integração perfeita entre o Yin e Yang, consideradas as duas forças antagônicas do céu e da terra. Resumindo em uma palavra: harmonia!

Na decoração de casas e apartamentos, este conceito trabalha com elementos, cores e disposição dos móveis para converter a energia negativa em positiva e promover um conforto e tranquilidade para os moradores.

QUAIS AS MELHORES DICAS?

Se os móveis e itens de decoração interferem nesse fluxo, o caminho deve ser livre de obstáculos, não é mesmo? Logo, a escolha dos elementos do seu quarto devem seguir algumas regras para deixar o ambiente mais harmonioso.

1 – A CAMA

Por ser o principal móvel do quarto, evidentemente é o que demanda maior atenção. A cama jamais deve estar de frente com a porta, pois irá bloquear o fluxo de energia. Se possível, evite também as janelas pelo mesmo motivo.

A cabeceira também deve estar longe de prateleiras, vigas ou embutida no armário. Essa posição acaba gerando uma pressão de energia negativa em nossas horas de sono. No caso de suítes, certifique-se que a porta do banheiro também esteja fechada para não impactar a mobília.

 

2 – PLANTAS

A utilização de plantas como decoração é essencial para a harmonia do cômodo. Elas promovem uma sensação de felicidade e alegria às pessoas, ainda mais se forem colocadas próximas à cabeceira da cama.

Entretanto, tome cuidado: não é qualquer espécie que deve ter acesso ao quarto. Busque plantas e flores que promovem uma energia positiva para o ambiente. Assim, evite as que tem espinhos ou folhas retas e pontiagudas.

3 – AS CORES

A cor das paredes e do mobiliário também impactam na energia do quarto. Cada cômodo deve ter uma tonalidade adequada para sua função. Enquanto que a sala de estar costuma ter uma cor mais alegre, o quarto deve ter cores que relaxam, como o branco, bege, castanho, etc. As cores pasteis como rosa claro, azul claro e verde claro também são harmonicas e calmantes, podendo ser utilizadas.

Além disso, a escolha deve favorecer e levar em conta a iluminação natural do quarto. Deixe o espaço aberto para atrair energia e, principalmente, para combinar as diferentes tonalidades existentes no local.

4 – OS ESPELHOS

Esses elementos ocupam uma posição dúbia para a harmonização do quarto. O objeto em si é muito importante para o Feng Shui por sua capacidade de redirecionar a energia no cômodo e duplica a sensação de bem estar entre os moradores.

Entretanto, os espelhos devem ser colocados no quarto de forma que não reflita a pessoa que estiver dormindo à noite. A cultura oriental acredita que o reflexo do espelho costuma trazer má sorte e energia ruim.

5 – ARMÁRIOS E ORGANIZAÇÃO

Não há espaço para desorganização e bagunça em um quarto que deseja ser harmonizado. Isso indica que tudo deve estar limpo e organizado para facilitar a circulação de energia e, claro, evitar a movimentação de pessoas no local.

Um caso emblemático é o armário. A maioria das pessoas acredita que pode emburrar a bagunça para dentro das portas, mas o seu interior também deve estar devidamente organizado para atrair boas vibrações.

Saiba mais sobre a organização do seu guarda roupa aqui!

6 – A MOBÍLIA

Por fim, os móveis também devem estar de acordo com as regras principais do Feng Shui. Eles devem ser feitos com materiais naturais, como a madeira, tecidos de algodão ou até mesmo o vidro.

Além disso, o ideal é apostar também em elementos e objetos que melhorem seu humor e deixem o ambiente mais descontraído, como fotos de viagens, quadros engraçados e presentes recebidos.

ENCONTRE OS MELHORES MÓVEIS PARA O SEU QUARTO

Com as dicas do Feng Shui, as pessoas conseguem dormir melhor, demonstrar mais concentração, foco e atenção e, principalmente, relaxam para os desafios do dia a dia. São pequenos hábitos que fazem a diferença em nossas vidas.

É preciso apenas garantir que todos os móveis e itens de decoração que estejam no ambiente sigam os preceitos dessa arte chinesa. Assim, o fluxo de energia não será interrompido e muito menos ficará carregado de tensão.

Há diversas opções de mobílias e elementos que podem dar um charme a mais e trazem energia positiva a seu quarto. Uma cadeira eames, armários com bastante espaço para organização e camas com cabeceiras trazem grandes vantagens para o nosso bem estar.


Gostaram? Comentem aqui!

Saiba também dicas de Feng Shui para outros ambientes!

 

 

 

AS MELHORES CADEIRAS E BANQUETAS PARA BALCÃO AMERICANO

OLÁ GENTE!!!! Aqui é a arquiteta Ana Flávia Martinho e hoje vou falar sobre bancadas que integram e dão amplitude aos ambientes. Nessas bancadas temos banquetas ou cadeiras que ajudarão, se bem escolhidas, a dar charme ao seu ambiente. Fazer as bancadas nas alturas corretas para dar conforto aos usuários também é importante! Então se atente aos meus conselhos e vamos lá!

Primeiro, como sempre, colocarei algumas fotos maravilhosas para te inspirar a ler o meu texto:

COZINHA AMERICANA
COZINHA INTEGRADA COM A SALA, COM BANCOS LINDOS ARAMADOS!
COZINHA INTEGRADA COM A SALA
COZINHA INTEGRADA COM A SALA COM PUFF, OPÇÃO INTERESSANTE POIS PODE SER USADO NO SOFÁ DEPENDENDO DA OCASIÃO.

COZINHA INTEGRADA COM A SALA

COZINHA INTEGRADA COM A SALA, PROJETO DA MARAVILHOSA ARQUITETA MARÍLIA ZIMMERMANN! 

O balcão americano está super na moda, e o ambiente pode ficar ainda mais lindo com as cadeiras certas!

As cozinhas americanas são ambientes cada vez mais presentes nas casas e apartamentos hoje em dia, seja pela necessidade de usar cada pedacinho do imóvel ou mesmo pelas tendências da arquitetura e do design de interiores.

Um dos itens mais marcantes nessa composição são o balcão americano, utilizado para separar a cozinha da sala de jantar ou da sala de estar; e boas cadeiras para que o ambiente esteja completo e confortável.

A escolha dessas cadeiras precisa ser feita com muito cuidado e atenção, de modo que o ambiente fique bonito, prático e funcional, ou seja, tudo o que você espera de uma casa!

ANTIGAMENTE x ATUALMENTE

Antigamente, as casas contavam com cômodos quase que totalmente separados. Essa era uma tendência da época, além do fato de que as casas e apartamentos costumavam ser bem grandes.

          

DUAS IMAGENS SÓ PARA LEMBRARMOS DAS COZINHAS ANTIGAS! 🙂

Isso pode ser visto em casas ou apartamentos antigos ou até mesmo na casa de pessoas mais velhas, como sua mãe ou avó. Provavelmente, esses imóveis são maiores e têm um bom espaço para a disposição da cozinha e da sala.

Com o passar do tempo, isso mudou. A escassez de espaço físico para a construção de unidades maiores fez com que o imóvel tivesse que ser utilizado da forma mais inteligente possível.

Por isso, separar os cômodos já não se mostrou como uma boa ideia, já que esse espaço em que estariam as paredes poderia ser melhor utilizado, e daí surgiu o conceito de cozinha americana, que está super em alta atualmente.

Os projetos que contam com esse tipo de cozinha possuem um conceito aberto, em que os cômodos não precisam ser separados com paredes ou divisórias, já que podem dividir o espaço para garantir mais conforto.

O balcão americano pode tanto ser um móvel quanto uma parede ou divisória mais baixa, com altura que varia de 72 cm a 78 cm se for usado como mesa ou de 1,05 m a 1,10 m caso o intuito seja usá-lo como um balcão.

           

De acordo com a altura desse balcão, devem ser escolhidas cadeiras que a acompanhem. Assim, o espaço ficará funcional, além de muito bonito!

COMO ESCOLHER AS CADEIRAS?

É complicado definir um modelo que seja perfeito para todos os casos, já que isso depende de uma série de variáveis, desde a preferência dos moradores da casa até o estilo de decoração e o intuito do balcão americano.

Basicamente, a maior diferença se encontra entre os balcões mais baixos e mais altos, que interferem bastante na hora de escolher uma cadeira que fique bacana no ambiente.

BALCÕES MAIS BAIXOS

Se o balcão tiver de 72 cm a 78 cm, então sua altura será similar à de uma mesa de jantar. Nesse caso, a maioria dos modelos de cadeiras poderá ser utilizado tranquilamente, já que a altura será compatível.

Se você prefere uma decoração mais tradicional, então pode usar cadeiras de madeira, seja em tonalidades mais escuras ou mais claras, de acordo com as cores das paredes e também da decoração do ambiente.

No caso de um estilo mais industrial, podem ser utilizadas cadeiras de ferro ou de aço, que também estão com tudo atualmente. Elas podem ser cromadas, de aço inoxidável ou de alumínio, além dos modelos com cor de cobre, que são maravilhosos.

Para conseguir ter mais mobilidade, você pode investir em cadeiras de plástico, que são mais leves mas ainda deixam o ambiente muito belo. Um ótimo exemplo são as cadeiras eames, cujo design pode deixar o local super interessante.

PROJETO COZINHA
PROJETO DA MARAVILHOSA ARQUITETA CAROL CANTELLI, COM A CADEIRA EAMES DOURADA.

As cadeiras saarinen são outro modelo cuja procura cresce mais a cada dia que passa. Com suas linhas bem definidas e o curioso formato de sua base, o resultado pode ser incrível.

CADEIRA SARIEN
CADEIRA SARIEN

BALCÕES MAIS ALTOS

No caso de balcões mais altos, não é a melhor das ideias escolher uma cadeira convencional. Por mais que o ambiente fique bonito, ficará bem desconfortável (ou até impossível) de usar o balcão.

CADEIRAS EM MADEIRA 

Então, aquelas cadeiras mais altas são a melhor opção para essa situação. Geralmente, nós lembramos apenas daquelas banquetas de aço usadas em bares, com altura fixa e encosto pequeno, que também são ótimas, mas existem várias outras opções.

Você pode usar uma banqueta estofada, que aparece em vários projetos de decoração de interiores atualmente, nas mais variadas cores, desde os mais sóbrios preto e branco até algo mais colorido, como vermelho ou amarelo.

BANQUETA ESTOFADA
BANQUETA ESTOFADA

As banquetas de altura regulável e assento de plástico garantem um visual mais alegre e descontraído para o ambiente, já que possuem um formato bem característico, além de um apoio para os pés, que garante ainda mais conforto.

ASSENTO REGULÁVEL
BANQUETAS COM ASSENTO REGULÁVEL.

Outra opção mais tradicional são as banquetas de madeira, que estão disponíveis em várias alturas. Um visual mais rústico pode ser obtido ao deixá-las com seus veios característicos ou com verniz, enquanto os modelos coloridos trazem mais modernidade.

Além disso, também existem outros modelos bem diferentes, com assentos estofados ou não, nas mais variadas cores e materiais, que podem deixar a cozinha americana com um belo toque da sua personalidade. Olhe alguns deles:

 BANQUETA VERMELHA
CORES SEMPRE SÃO MARAVILHOSAS!
BALCAO COLORIDO COZINHA
E COR COM UMA GAVETINHA AUXILIAR EMBAIXO DA BANCADA? LEGAL NÉ?

 

COZINHA MESA CURVA
AMEI ESSA COM DUAS ALTURAS DE BALCÃO E UMA MESA CURVA!!! SUPER CONVIDATIVA NÃO É?
COZINHA AZUL
AMEI AINDA MAIS ESSA!!!!!!

VALORIZE AINDA MAIS O SEU BALCÃO!

Se você achava que apenas o balcão faria a diferença no seu projeto de conceito aberto, com uma cozinha americana maravilhosa, então felizmente estava errado! Como vimos nas imagens acima, os projetos bem pensados deixam seus ambientes maravilhosos e confortáveis! Para isso, contrate um BOM ARQUITETO! 🙂

Além de deixar o local mais confortável e convidativo, você também pode criar uma identidade com o restante dos cômodos. Assim, a sua casa pode ser exatamente do jeito que você sempre sonhou.

Então, seja com banquetas de variados tamanhos, cores e formatos, para balcões mais altos, com cadeiras da mesma linha da mesa saarinen ou do estilo que você preferir, componha um ambiente maravilhoso com o seu balcão americano!

 

MESA PARA AMBIENTE EXTERNO: ESCOLHA A MELHOR PARA VOCÊ!

OI GENTE!!!! Aqui é a arquiteta Ana Flávia Martinho e hoje vou falar sobre mesas de ambientes externos. Elas devem ser mais resistentes pois terão os efeitos da chuva, da umidade e do sol, mesmo que em ambientes cobertos! Então vamos começar, mas antes umas inspirações para você ficar comigo até o final! Aproveite e comente! 🙂

MESA EXTERNA            MESA EXTERNA

MESA EXTERNA
MESA EM RESINA SENDO FEITA, FALTA PREENCHER COM O MATERIAL.

 

Todo ambiente externo pode ficar ainda mais lindo e funcional com a mesa certa!

Quando se pensa em uma mesa, geralmente nós pensamos em cozinhas, salas de jantar e de estar, que são os cômodos em que elas costumam aparecer. Porém, seu uso em ambientes externos também é uma ótima opção.

Além de ajudarem a deixar o local mais completo e personalizado, ela também pode servir para você colocar itens decorativos, além de seu caráter funcional, que é muito importante.

Deve-se levar em consideração, porém, que a seleção de um móvel para áreas externas é diferente do que para áreas internas. Por isso, você precisa saber quais são os fatores mais importantes para acertar em cheio na escolha.

Veja mais aqui sobre áreas de lazer, bancadas e os projetos feitos por mim.

COMO ESCOLHER UMA MESA PARA AMBIENTES EXTERNOS?INTERROGAÇÃO

Mesmo que você não tenha parado para pensar que os fatores a se levar em consideração devem ser diferentes, pode ficar tranquilo, pois é bem mais simples do que parece.

Assim, você poderá escolher a mesa perfeita para a varanda, o deck da piscina, o jardim ou qualquer outro ambiente externo da sua casa!

MATERIAL

Pode parecer um pouco estranho começar com esse item, já que ele não parece ser tão importante assim quando se trata de ambientes internos, mas a história já é totalmente diferente em ambientes externos.

Mesmo que o local seja coberto, como uma área para tomar café ou comer alguma coisa que fique no jardim, ainda assim ela estará sujeita à ação do tempo, como vento, gotículas de água entre outros.

Então, materiais que não sejam aconselháveis nessas condições devem ser evitados, como é o caso da madeira, que pode inchar e estragar, ou do ferro, que pode oxidar com maior facilidade.

MESA EXTERNA
MESA EM RESINA. LINDA NÉ?

Plástico, resina, mármore, cimento, alumínio e aço inoxidável são opções que se darão muito melhor no seu ambiente externo, já que elas resistem muito mais à ação do tempo e, consequentemente, terão uma durabilidade bem maior.

 

MESA EXTERNA
MESA EM CIMENTO
MESA EXTERNA
MESA EM MÁRMORE

Ainda assim, se você quiser uma mesa de madeira, pode aplicar nela um verniz marítimo ou outra variedade que confira mais resistência contra as intempéries, enquanto as mesas de ferro podem ser pintadas para evitar o contato direto com a água.

MESA EXTERNA
ESTRUTURA EM ALUMÍNIO

 

TAMANHO

MESA EXTERNANós sabemos que o ambiente ficará muito mais bonito se você colocar uma mesa, mas o tamanho precisa ser bem planejado para que toda a composição seja valorizada e para que a funcionalidade não seja perdida.

As mesas maiores costumam oferecer um bom espaço para colocar itens de decoração ou mesmo para uma refeição a céu aberto, mas de nada adianta colocá-la em um lugar apertado, já que o local ficará bem desconfortável.

Da mesma forma, pode não ser tão eficiente colocar uma mesa pequena em um espaço muito grande, já que ela não aparentará estar em sintonia com o local, o que pode prejudicar um pouco a experiência ao invés de melhorar.

Na hora de escolher o tamanho da mesa, considere o espaço necessário para a movimentação confortável de todas as pessoas, que deve ser de, no mínimo, 90 cm.

MESA EXTERNA
ALGUNS TAMANHOS PARA AJUDAR VOCÊ A ESCOLHER A SUA!

Além disso, se a intenção for colocar algumas cadeiras ao redor da mesa, é preciso separar mais um espaço para elas, ainda sem esquecer do espaço para a passagem.

APARÊNCIA

Hoje em dia, o design de exteriores – e também o de interiores – está muito mais flexível quanto à escolha dos itens para a montagem de um ambiente, diferente dos padrões que havia há alguns anos.

Muito além de seguir a determinada escala de cores ou a um padrão predefinido, o mais importante é que aquele ambiente seja montado de acordo com a sua personalidade e suas preferências, de modo que o resultado te agrade.

Por isso, ainda que haja algumas cores mais comuns para mesas, como preto, branco e marrom, por exemplo, não há problema algum se você quiser escolher alguma cor mais diferente para dar ainda mais personalidade ao local.

Ainda assim, um fator que deve ser levado em consideração é que a exposição aos raios solares, à chuva e às partículas pode fazer com que a cor da mesa seja levemente alterada com o passar do tempo.

MESA EXTERNA         MESA EXTERNA

MESAS EM RESINA. COMO ESTÁ FALANDO DA APARÊNCIA, RESOLVI COLOCÁ-LAS AQUI POIS AS ACHO LINDAS!

 

Para evitar que isso aconteça, escolha materiais que sejam mais difíceis de sofrer esse efeito, como o mármore e o aço, por exemplo, ou aplique algum produto específico para a proteção contra esses efeitos.

MESA EXTERNA          MESA EXTERNA

MESA COM ESTRUTURA EM AÇO E BANCADA EM MÁRMORE.

Outra sugestão é a cobertura de um pequeno espaço do ambiente externo, mesmo que não seja dele inteiro, como um pergolado coberto com vidro ou policarbonato, por exemplo. Além da proteção, o ambiente ficará muito mais bonito.

FORMATO

O formato da mesa também é um fator que conta muito, ainda mais quando é analisado em conjunto com o espaço disponível para sua colocação.

FORMATOS DE MESAS

Geralmente, as mesas são quadradas, retangulares, redondas ou ovais, embora existam também outros formatos, como triangular, hexagonal e octogonal, entre outras.

Entre as opções disponíveis, é importante escolher aquele que valorize mais o espaço, que seja suficiente para todas as pessoas que irão utilizá-lo e, ainda, que não atrapalhe o espaço disponível para a movimentação.

FORMATOS DE MESAS

GARANTA A MESA PERFEITA PARA SEU AMBIENTE EXTERNO!

Escolher móveis novos é um momento muito legal para qualquer ambiente, mas pode ser um pouco complicado se você não tiver nenhum parâmetro ou critério para isso.

Com essas dicas, você poderá fazer a sua escolha com muito mais praticidade e agilidade, o que leva quase a zero a chance de você se arrepender ou de tomar uma decisão que não tenha sido a melhor possível.

Agora, com essas informações, você poderá escolher entre todas as opções e ter um ambiente externo maravilhoso, digno de foto de revista, com aquela mesa saarinen ou com o modelo que você sempre sonhou!

A seguir mais alguns modelos e materiais para inspirações:

MESA EXTERNA
MESA REVESTIDA EM MOSAICO, MUITO CRIATIVA PARA A SUA ÁREA EXTERNA!
MESA EXTERNA
MESA DE VIDRO, QUANDO A ÁREA FOR BEM PROTEGIDA DO SOL PODE!
MESA EXTERNA
MESA EM CIMENTO – AÍ ESTÁ EM UMA ÁREA INTERNA MAS PODE E DEVE SER USADA EM ÁREA EXTERNA TAMBÉM.
MESA EXTERNA
MESA EM PEDRA ARTIFICIAL.

CINCO PEÇAS DE MADEIRA SUPER INTERESSANTES!

PERGOLADO
PERGOLADO

Olá genteee! Sou a arquiteta Ana Flávia Martinho e hoje vamos falar sobre peças legais de marcenaria para você fazer na sua casa! Algumas delas podem ser feitas por vocês como os palets de hortas verticais. Outros não, como os pergolados. Vamos lá!

 

RIPAS DE MADEIRA COM HORTA VERTICAL
RIPAS DE MADEIRA COM HORTA VERTICAL SEPARANDO AMBIENTES! LINDO NÉ?
PAINEL DE MADEIRA
PAINEL DE MADEIRA
POLTRONA EM MADEIRA MACIÇA
POLTRONA EM MADEIRA MACIÇA

Alguns itens de marcenaria estão com tudo hoje em dia e podem deixar qualquer ambiente ainda mais incrível!

A marcenaria é uma verdadeira arte. Quem sabe trabalhar com madeira é capaz de fazer móveis, objetos de decoração e muitos outros itens magníficos, que podem embelezar qualquer ambiente.

Além disso, redes sociais como Pinterest e Instagram sempre trazem fotos e inspirações de peças lindas de madeira, feitas por marceneiros que realmente entendem do assunto.

Se você é louco por essas peças, então dá só uma olhada em 5 delas que estão fazendo muito sucesso. Nós temos certeza que você vai amar!

PEÇAS DE MARCENARIA QUE VOCÊ VAI SE APAIXONAR

Depois de escolher a sua preferida, é só ver em qual lugar da sua casa elas ficam mais bonitas e compartilhar as fotos nas redes sociais, para servirem de inspiração para outras pessoas!

1 – PALLET PARA HORTA VERTICAL 

 

Muita gente tem o desejo de ter um jardim ou uma horta, mas como as casas e apartamentos estão cada dia menores, não sobra muito espaço para conseguir realizar essa vontade.

 

Porém, uma tendência muito forte ultimamente são as hortas verticais, onde os vasos e as mudas são colocadas em vasos na parede. Assim, é possível aproveitar muito bem o espaço.

 

Os pallets são perfeitos para essa necessidade, já que o seu formato permite colocar vários vasos pendurados, o que garante um ambiente muito mais natural e agradável.

PALLET COM PLANTAS NA PAREDE
PALLET COM PLANTAS NA PAREDE

Outro trunfo dessas hortas verticais é que os cuidados com elas são bem simples: basta escolher um local com boa iluminação, regar de vez em quando e pronto: você poderá ter condimentos, legumes, frutas e verduras direto na sua casa!

PERGOLADO COM HORTA VERTICAL
PERGOLADO COM HORTA VERTICAL

2 – PERGOLADO

 É bem provável que você já tenha visto um desses em um casamento ou outro evento a céu aberto. Os pergolados são aquelas estruturas de madeira, que podem ou não receber flores e plantas.

PERGOLADO

Seu uso pode ser feito para garantir uma decoração incrível, que deixa o ambiente muito mais chique e elegante, além de proporcionar uma sombra muito agradável e bonita.

O ideal é ter um bom espaço aberto para poder instalar o pergolado, mas ele pode ser montado em vários tamanhos, de acordo com a sua necessidade e preferência, para que você também possa contar com esse item na sua casa.

Se você for habilidoso e forte, pode tentar fazer um em casa – veja como aqui!

PERGOLADO COM HORTA VERTICAL

3 – PAINEL DE MADEIRA

A madeira traz um sentimento de paz, conforto e tranquilidade aos ambientes, além de ser ótima para o isolamento térmico e acústico. Por isso, seu uso ganha cada vez mais espaço nas casas, e o painel de madeira é um dos destaques.

PAINEL EM MADEIRA PARA TV
PAINEL EM MADEIRA PARA TV

O mais comum era que os painéis de madeira fossem usados apenas ao redor de TVs, para esconder os fios, mas hoje em dia é possível ver paredes inteiras cobertas por esses painéis, que trazem uma sofisticação única ao ambiente.

Por isso, se você quer destacar uma das paredes da sua casa, ao invés de pintar de uma cor diferente ou de usar um papel de parede, o painel de madeira é uma excelente opção a se considerar.

PAINEL EM MADEIRA RIPADA
PAINEL EM MADEIRA RIPADA
PAINEL DIVISÓRIO DE AMBIENTES EM MADEIRA RIPADA
PAINEL DIVISÓRIO DE AMBIENTES EM MADEIRA RIPADA, COM PORTA DE CORRER

4 – MÓVEIS DE MADEIRA MACIÇA

É comum ver móveis feitos de MDP e MDF, que são feitos com chapas aglomeradas de madeira, já que seu custo é mais acessível. Porém, nada se compara à resistência e à beleza dos móveis de madeira maciça.

MADEIRA MACIÇA
MADEIRA MACIÇA

Além disso, muito se engana quem pensa que esses móveis só podem estar presentes em ambientes com estilo rústico. O espaço que a madeira maciça ganha em projetos de arquitetura e design de interiores aumenta a cada dia que passa.

O investimento realmente é maior do que dos aglomerados de madeira, mas um móvel maciço é daqueles que se diz durar a vida toda, já que o material é tão resistente que pode durar por décadas sem perder a beleza e a elegância.

MADEIRA MACIÇA
MESA EM MADEIRA MACIÇA. QUEM NUNCA QUIS UMA DESSA?

5 – DECORAÇÕES ARTESANAIS

O artesanato é mais uma tendência que ganha muita força com os compartilhamentos das redes sociais hoje em dia. Ter um item artesanal significa ter algo único, com detalhes que sempre ficarão diferentes em cada unidade.

ARTESANATO         ARTESANATO

Por isso, as decorações com estilo artesanal estão muito em alta, já que trazem uma vida nova a qualquer ambiente. Seja um porta-retrato, um móvel ou mesmo um enfeite abstrato, eles podem deixar qualquer lugar com a sua personalidade.

ARTESANATO

Como eles são montados de maneira artesanal, você pode escolher as características que deseja em cada um desses itens, desde a tonalidade da madeira até o formato ou o tamanho. Quer mais personalização do que isso?

MARCENARIA: UM SEGMENTO EM ALTA

Mesmo com todos os processos industriais e com a produção em massa de uma série de itens do nosso dia a dia, os marceneiros não perderam o seu espaço, justamente porque oferecem produtos e serviços personalizados aos seus clientes.

Portanto, não é à toa que essas peças fazem tanto sucesso assim, já que o poder da customização agrega muito valor a cada uma, tanto comercial quanto sentimental, o que pode ser ainda mais importante.

Com isso, um marceneiro que garantir tudo o que precisa em uma loja de ferramentas poderá montar tudo o que você quiser. Assim, a próxima inspiração das redes sociais poderá vir direto da sua casa!

Obrigada por ler até o final! Comente abaixo se gostou! 🙂

 

 

COMO FAZER UMA COZINHA FUNCIONAL NA SUA CASA!

Olá gente!!!! Sou a Arquiteta Ana Flávia Martinho e hoje vou falar sobre as cozinhas funcionais! Os imóveis atuais tem ambientes cada vez menores e com as cozinhas não é diferente, por isso precisamos otimizar os espaços com planejamento e acessórios que deixem os objetos de uso no dia a dia sempre à mão.

Vou mostrar no texto abaixo como fazer isso de forma fácil. Mas antes algumas fotos para inspirar vocês:

        

Vamos melhorar a sua cozinha ou outro ambiente da sua casa? Veja aqui como fazer uma consultoria on-line comigo! 

COZINHA FUNCIONAL: COMO UNIR O ÚTIL AO AGRADÁVEL

Veja como valorizar cada centímetro de sua cozinha ao mesmo tempo em que deixa ela mais bonita para seus convidados

É difícil encontrar alguém que não tenha boas lembranças da infância e juventude passadas na cozinha. Almoços em família, encontros com amigos ou aquele jantar romântico tiveram como pano de fundo esse ambiente aconchegante e único.

       

COZINHAS DE FAZENDA ANTIGAS – NOSSAS ORIGENS!

Contudo, o cômodo passou por grandes transformações ao longo dos últimos anos. As cozinhas espaçosas, típicas da casa dos avós, deram lugar a espaços menores, inspirados em apartamentos – mas nem por isso menos confortáveis.

Entretanto, a diminuição da metragem exige um planejamento maior das pessoas para que o ambiente tenha todas as funções desejadas, ao mesmo tempo em que proporciona uma sensação de bem estar.

Para atender essa demanda cada vez mais constante nas grandes cidades, surgiu o conceito de “cozinha funcional”. Com ele, tudo precisa harmonizar para facilitar o fluxo de pessoas e permitir o andamento dos trabalhos desenvolvidos no ambiente.

Esta tendência está em alta e tornou-se um importante recurso de decoração para o cômodo. Mesmo famílias com casas espaçosas pedem projetos focados na funcionalidade e na utilização inteligente de cada metro quadrado do local.

O QUE É COZINHA FUNCIONAL?

A ideia da cozinha funcional preza pela valorização dos espaços e o uso inteligente do ambiente para compensar a baixa metragem do local. Ela nasceu justamente para atender pessoas que moram em casas e apartamentos pequenos nas grandes cidades.

Como o próprio nome diz, essa tendência tem como objetivo principal facilitar todas as funções exercidas pela cozinha. Ou seja, o ato de preparar os alimentos e consumir as refeições são os pontos altos de toda a decoração.

Evidentemente, isso exige estudo. É recomendável apostar em móveis planejados, feitos sob medida para as dimensões do cômodo. Acessórios de decoração também devem ser repensados: eles precisam ter uma função específica para justificar sua utilização.

Lembre-se: tudo o que estiver no local precisa ser útil em algum momento, mesmo itens decorativos pequenos nas bancadas e nas mesas. Na cozinha funcional, cada centímetro é importante e valorizado.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

O principal benefício é, sem dúvida, valorizar o espaço do ambiente. Uma cozinha funcional bem planejada não traz a sensação de aperto e desconforto que locais com pouca metragem costumam proporcionar.

Além disso, a pessoa consegue realizar de forma mais rápida e melhor todos os trabalhos que costuma executar ali. Preparar os alimentos, cozinhar e comer tornam-se atos bem mais agradáveis quando não há empecilhos que atrapalham.

Por fim, a harmonização de todos os itens, com tudo funcionando perfeitamente, imediatamente traz bem estar e tranquilidade não só à cozinha, mas a todas as pessoas que frequentam o local.

QUAL A MELHOR DECORAÇÃO?

O mais interessante de uma cozinha funcional é que, do ponto de vista de decoração, ela aceita diferentes tendências e estilos. De rústica à clássica, vintage, moderna ou contemporânea, tudo depende exclusivamente da preferência dos moradores.

COZINHA CLÁSSICA
COZINHA VINTAGE
COZINHA CONTEMPORÂNEA
COZINHA CONTEMPORÂNEA

Normalmente, as cozinhas funcionais casam melhor com uma decoração moderna justamente pela valorização dos espaços e das linhas no ambiente. Mas há bons projetos inspirados no retrô, no clássico e até mesmo com um modelo mais elegante e sofisticado.

Os próprios utensílios podem ser usados como importantes peças de decoração. Panelas, por exemplo, dão um tom mais agradável quando penduradas na parede ou expostas em prateleiras. Talheres também podem ficar pendentes nas paredes.

O importante, mais uma vez, é entender que, na cozinha, nada pode atrapalhar o preparo de alimentos e a circulação dos moradores. Esse é o ponto principal que precisa ser levado em conta antes de adquirir qualquer objeto.

COMO DEIXAR A MINHA COZINHA FUNCIONAL?

Grande ou pequena, com muito ou pouco eletrodoméstico, sua cozinha também pode se tornar funcional. Para isso, basta identificar como funciona o fluxo de pessoas no local e qual a melhor distribuição entre todos os móveis e acessórios que existem no espaço.

Um erro comum, por exemplo, é não aproveitar os cantos do cômodo. Em apartamentos e casas pequenas, cada centímetro pode fazer a diferença e se transformar em um armário ou até servir de prateleiras. Confira algumas situações que podem ser melhoradas:

Gavetas e armários – Exercem grande importância justamente por armazenarem os utensílios. As panelas devem ficar próximas do fogão. Já os talheres e pratos mais utilizados devem estar sempre nas primeiras gavetas, facilitando o uso.

ARMÁRIOS DE CANTOS – O PRIMEIRO A PORTA ABRE MAIS QUE NOVENTA GRAUS PARA FACILITAR O ACESSO, O SEGUNDO A GAVETA ABRE NO CANTO.

           

           

       

GAVETAS PARA PANELAS E PORTA TAMPAS

PORTA UTENSÍLIOS PARA LAVAR LOUÇAS
PORTA UTENSÍLIOS PARA LAVAR LOUÇAS

Mesas – elas devem harmonizar com o espaço da casa. Se o cômodo é pequeno, não adianta ter uma mesa retangular para oito ou dez pessoas. Há alternativas interessantes no mercado, como mesas dobráveis e até as bancadas, que dão um charme a mais para a cozinha.

MESA PARA ESPAÇO PEQUENO
MESA PARA ESPAÇO PEQUENO
MESA DOBRÁVEL COM BANQUINHOS QUE PODEM SER DOBRADOS E PENDURADOS.
MESA DOBRÁVEL COM BANQUINHOS QUE PODEM SER DOBRADOS E PENDURADOS.

        

MESAS DOBRÁVEIS

 Bancos e Cadeiras – seguem a mesma lógica das mesas. Elas precisam ter tamanho e estarem dispostas de modo que não atrapalhem a locomoção das pessoas. Hoje, por exemplo, é comum a utilização de banquetas em substituição às cadeiras tradicionais.

        

                                                        BANCOS

CADEIRAS EAMES PRETAS
CADEIRAS EAMES PRETAS

Eletrodomésticos – por motivos óbvios, precisam estar perto de tomadas e longe da área molhada das pias. Valorize aqueles que você utilizar mais (seja liquidificador, cafeteira, micro-ondas, etc) com os melhores lugares na cozinha.

 

Paredes e prateleiras – as paredes também devem ser utilizadas em uma cozinha funcional. Para isso, você pode colocar prateleiras que servem tanto para armazenar panelas, pratos e canecas, quanto para auxiliar na decoração.

 

PLANEJE E MONTE SUA COZINHA AGORA

Se você quer mudar a sua cozinha, apostar no conceito funcional é uma excelente dica. Com poucas alterações já é possível dar uma guinada no ambiente, facilitando a vida de todos que frequentam a casa.

Procure também por novos móveis. Algumas prateleiras e armários podem ser úteis. A cadeira eames é uma excelente escolha para a cozinha, dando um toque mais prático e moderno. Você vai ver que a cozinha pode ser bela e, ao mesmo tempo, eficiente.

TIPOS DE CADEIRAS EAMES
TIPOS DE CADEIRAS EAMES – DISPONÍVEIS EM VÁRIAS CORES
CADEIRAS EAMES
CADEIRAS EAMES

 

VEJA MAIS TEXTOS MEUS SOBRE COZINHAS, BANCADAS E ILUMINAÇÃO DE SALAS DE JANTAR AQUI!

OBRIGADA POR LER 🙂

DOZE DICAS PARA DECORAR O SEU ESCRITÓRIO E DEIXÁ-LO HARMONIOSO

OLÁ GENTEEE!!! Como muitos já sabem, sou a Arquiteta Ana Flávia Martinho! Hoje vou falar sobre arquitetura de interiores nos escritórios e itens essenciais para ser bem sucedida na mesma! Decoração caprichada torna o ambiente muito mais agradável para as horas que você passa trabalhando!

Vamos transformar o seu escritório comigo?

Primeiro, algumas imagens para inspirar vocês:

        

Nós brasileiros trabalhamos, em média, 40,9 horas por semana, segundo o Bureau de Estatísticas do Trabalho. É mais tempo do que os trabalhadores de países desenvolvidos! Com essa vida profissional tão puxada, você merece ter um espaço equilibrado para se dedicar à sua atividade, seja ela qual for.

Em um local de trabalho agradável, o colaborador trabalha melhor, pois ele consegue ser mais produtivo e criativo. Alguns detalhes na estrutura e na decoração do ambiente, feitas por você ou pela sua empresa, podem ajudar a ressaltar essas características que os chefes valorizam.

AMBIENTE BEM ILUMINADO

A iluminação no ambiente de trabalho pode impactar no sono, na saúde mental, no humor e na criatividade das pessoas. Por isso, escritórios com uma boa iluminação, tanto natural quanto artificial, estão se tornando tão populares.

Janelas, paredes envidraçadas, cortinas abertas, dimmers e luminárias de mesa também deixam o espaço muito mais estiloso e receptivo, fazendo com que funcionários e clientes queiram estar ali.

UM CANTO ACONCHEGANTE

Após uma intensa jornada de trabalho, nada melhor do que contar com uma poltrona confortável para descontrair por alguns minutos. Um sofá pode servir para receber visitas informais nos dias em que a sala de reunião está cheia.

As opções com materiais fáceis de manter, como couro, chenille e sarja são os mais adequados. Para as cores, as neutras vão harmonizar com qualquer ambiente, enquanto que os mais coloridos pedem mais cuidado para não pesar no local de trabalho.

PLANTAS NO ESCRITÓRIO

Elas adicionam um toque natural ao espaço, porém, as plantas oferecem muitos outros benefícios ao seu local de trabalho. Elas melhoram a qualidade do ar, estimulam a criatividade e alivia o estresse cotidiano.

            

Para aproveitar a vegetação, é importante que você se comprometa com os cuidados: escolha plantas que permaneçam sadias a sombra ou meia-sombra e verifique a quantidade de água e a frequência para a rega.

INCORPORANDO OS CABOS

Onipresentes nos escritórios, os fios de telefone, computador, impressora e outros costumam ficar enrolados e escondidos sob as mesas, acumulando pó e atrapalhando os seus movimentos. Para acabar com esse incômodo, incorpore-os à decoração.

Entre as opções para isso, está a instalação de canaletas, tanto as mais discretas quanto as metálicas, que deixam o local com um estilo industrial e contemporâneo. Você também pode fixar os fios com prendedores inusitados, como peças de Lego, por exemplo.

 

 

 

 

ITENS ORGANIZADORES

Um espaço de trabalho deve ser organizado, caso contrário, pode passar a impressão errada. Manter tudo organizado, especialmente nos locais mais visíveis, como as mesas, se torna uma tarefa descomplicada se você investir em alguns itens para isso.

Um porta-canetas, pastas, caixa de correspondências, peso de papel e outros acessórios organizadores ajudam a setorizar a sua mesa de trabalho. Depois de arrumar, basta ir acomodando tudo no lugar certo.

QUADRO DE RECADOS

A presença do quadro de recados é importante para que o colaborador não deixe nenhuma tarefa passar e ainda, contém informações de uso constante. Além de facilitar o dia a dia, ele é um ótimo item de decoração.

O quadro pode ser feito de diversas formas. Cortiça, lousa, notas adesivas, pranchetas e grades metálicas são boas opções. Entretanto, para que ele seja funcional, é preciso mantê-lo atualizado, descartando as anotações antigas assim que elas forem concluídas.

A CADEIRA IDEAL

A cadeira deve ser escolhida, antes de mais nada, pelo conforto que proporciona durante o dia de trabalho. Ergonomia e qualidade são as prioridades, seguidas de qualidade e preço do item. Só depois pense no estilo.

Cada perfil de profissional costuma ter um tipo de cadeira, sendo a do presidente a maior e mais impactante. Isso não quer dizer que a sua cadeira precisa ser sem-graça: uma cor ou um design diferente como as cadeiras eames deixam o ambiente muito mais estiloso.

BIOMBOS PARA ESCONDER A BAGUNÇA

Todo escritório tem aquele cantinho que é bagunçado por natureza! Para esconder essa parte, aposte no biombo como uma solução. Ele pode ser bem discreto ou mais incrementado, onde você pode pendurar quadros para desviar a atenção do problema que está atrás.

LIVROS

Os livros dão um toque final na decoração, complementando mesas, aparadores e prateleiras. Eles também são ideias para mostrar os seus gostos e conhecimentos de uma forma sutil e elegante, o que é particularmente útil na vida profissional.

Lombadas coloridas, espessuras diferentes e capas bonitas criam um efeito interessante no local de trabalho, ressaltando-o. Só tome cuidado para não exagerar na quantidade e no tamanho, evitando que eles limitem o seu espaço.

LIXEIRA DE ESCRITÓRIO

Pode parecer um item banal, mas contar com uma lixeira por perto vai economizar muito do seu tempo e ajudar a manter a sua mesa limpa. Para torná-la parte da decoração do espaço, prefira modelos modernos, como as de metal ou tecido, preferencialmente com tampa para evitar odores desagradáveis.

                 

TOQUE PESSOAL

Dar o seu toque pessoal é uma das dicas de decoração de escritório favorita dos colaboradores. Isso permite que você se sinta mais valorizado, à vontade e inspirado enquanto trabalha.

Entre os itens mais comuns para colocar no seu espaço, estão: porta-retratos, caneca, moringa, vaso, velas, calendário, quadros, mouse pad e relógio. Você até pode inovar, mas confira com a empresa se o objeto que você quer acrescentar é permitido.

MEDIDAS IDEAIS

Veja as medidas ideais para a estação de trabalho ser confortável e não causar problemas posturais:

Veja mais aqui sobre consultórios!