VEJA COMO ILUMINAR SUA SALA DE JANTAR!

VEJA COMO ILUMINAR SUA SALA DE JANTAR!

 

DECORAÇÃO: ILUMINAÇÃO PARA SALA DE JANTAR

Oi gente , tudo bem com vocês? Para quem não me conhece ainda, sou a arquiteta Ana Flávia Martinho e hoje o assunto é iluminação específica para salas de jantar!!! Primeiro algumas imagens para inspirar vocês!

luminária pendente         luminária pendente

 

luminária spot redonda            luminária spot redonda

Não é de hoje que a sala de jantar atrai a atenção de quem investe na decoração de ambientes (veja as casas em condomínio fechado para alugar e comprove você mesmo).

Como estamos falando de um ambiente onde há uma constante circulação de pessoas e é também um cômodo muito apropriado para receber todos os tipos de visitas, muitos proprietários de casas e apartamentos buscam deixar a sala de jantar ainda mais aconchegante e elegante.

No entanto, para que esse resultado possa ser obtido, é essencial o planejamento de uma iluminação apropriada. Se você ainda não se decidiu quanto à luminária mais adequada para a sala de jantar da sua casa, veja as dicas que selecionamos para te ajudar a definir as luzes certas para este ambiente.

Tipo de iluminação mais apropriada para a sua sala de jantar   temperaturas de cor

O ideal para esse tipo de ambiente é uma luz não direta, que seja colocada sobre a mesa central da sala de jantar. Nessa posição, as luminárias conseguem oferecer uma iluminação mais apropriada dos alimentos que estão sendo servidos e de todos os que estejam participando da refeição.

 

Se a sua mesa de jantar for muito grande ou, ainda, se a sala for ampla, pode haver a necessidade de lâmpadas extras.

Um dica para quando você for escolher as suas lâmpadas é que leve em consideração a temperatura da cor da lâmpada (K) e o Índice de Reprodução de Calor (IRC). O IRC, para quem não sabe, é o responsável pela reprodução fidedigna de todas as tonalidades de cores.

Então, para que não ocorra uma situação em que a tonalidade da comida servida acabe ficando um pouco distorcida, um tipo de lâmpada ideal é uma com IRC = 100. Para que o ambiente se torne aconchegante, uma lâmpada de tonalidade puxada para o amarelo seria a mais apropriada.

luminária spot redonda

Tipos de luminária para a sua sala de jantar

Antes de falarmos sobre os principais tipos de luminária existentes no mercado para a sua sala de jantar, é importante destacarmos os outros itens (além do K e do IRC) que devem ser considerados antes da escolha de uma luminária.

 

O primeiro da nossa lista é o conforto térmico. Dependendo do modelo de luminária que você irá escolher, o local pode acabar ficando mais quente que o devido, provocando desconforto em todos que estiverem no recinto.

É por esse motivo que as lâmpadas incandescentes não são indicadas para salas de jantar, uma vez que emitem mais calor que outros tipos de lâmpadas disponíveis no mercado.

Outro item a ser considerado antes de se escolher a luminária para a sua sala de jantar é a cor do teto e das paredes, que pode causar um efeito que deixe a iluminação com uma maior intensidade ou com a intensidade reduzida.

Tonalidades escuras possuem a capacidade de absorção maior da luz e precisam de lâmpadas de maior potência. Espaços compostos por tonalidades mais brandas, por outro lado, costumam refletir mais a luz, necessitando então de lâmpadas com uma potência menor.

O tipo de mesa que for escolhido é mais um item que você tem que levar em conta. A lâmpada pode causar desconforto visual se não combinar com o material com que o tampo da sua mesa foi feito, gerando reflexos e outros problemas para a visão de quem estiver no recinto.

Portanto, quando você for escolher uma luminária, verifique se a mesa de jantar irá refletir muito a luz. Caso a mesa seja espelhada ou feita de vidro, escolha luminárias capazes de emitir a luz ao alto, observando sempre, no mínimo, uma altura de noventa centímetros.

Depois de observar todos esses fatores, aí sim podemos ir para a etapa de escolha da luminária que iremos utilizar na sala de jantar. Conheça, então, os tipos mais usados nesse ambiente.

Spots

Apesar de não serem amplamente utilizados para iluminar a sala de jantar, cumprem muito bem a tarefa de destacar pontos determinados, como uma parede com um revestimento, cor ou papel de parede; ou elementos como escultura, quadros ou móvel bonito. Esses tipos de lâmpadas ficam muito bem sob bufês e aparadores.

spot
SPOT QUE DESTACOU UMA PAREDE DIFERENTE PRÓXIMA À SALA DE JANTAR

Embutidas

Bem mais utilizadas em salas de jantar do que os spots, esses tipos de luminárias possuem uma grande vantagem em sua utilização: por serem embutidas, não correm o risco de sobrecarregar o local.

luminária embutida

Muito presentes em apartamentos para locação e em casas para alugar, as luminárias embutidas podem ser fechadas e direcionáveis. As fechadas são mais utilizadas em lâmpadas halógenas. Já os modelos não fechados são indicados para lâmpadas incandescentes e para as fluorescentes compactas.

luminária embutida
LUMINÁRIA EMBUTIDA EM MADEIRA EM UMA SALA DE JANTAR MAIS DESPOJADA EM BANCADA

Para não errar, certifique-se que o teto possui um forro para poder embutir as lâmpadas antes de fazer a escolha por esse tipo de modelo para a sua sala de jantar. Lembrando que luminárias embutidas são muito indicadas para a composição de espaços com o pé direito baixo, para que se evite o desagrado de luzes muito próximas das pessoas.

Plafon

É aquela luminária colocada no espaço central da mesa, sendo muito encontrada em casas em condomínio fechado para alugar. Quando o tampo da mesa é irradiado para o topo da sala e depois refletido ao ambiente, o plafon pode produzir um efeito de luz indireta ou de luz direta.

LUMINARIA

O efeito de luz indireta é o que cria menos chance de sombra e é, portanto, o mais indicado para salas de estar (há muitas casas para alugar e apartamentos para locação com exemplos).

Já em luminárias de plafon com luz direta, a superfície de vidro permite à luz alcançar o ambiente, efeito esse capaz de proporcionar uma iluminação mais direta, que acaba sendo a mais indicada para esse tipo de ambiente.

Luminárias de plafon também são recomendadas para cômodos que possuam um pé direito baixo (cerca de 2,50m), já que o material fica bem rente ao teto.

Pendentes

Há também a luminária pendente, atualmente a mais utilizada! Possui o mesmo tipo de inserção no teto, mas traz mais charme ao ambiente por meio de detalhamentos de cristais ou de vidro que permitem tornar-se mais semelhante aos lustres.

E para finalizar mais imagens maravilhosas e pendentes para vocês!

luminária pendente

luminária pendente

Saiba que a área de decoração é muito vasta e que existem milhares de opções de luminárias, para todos os gostos e estilos de ambientes. Certamente, uma delas é a cara da sua sala de jantar. Gostou deste artigo? Compartilhe estas informações e ajude outras pessoas a conhecerem dicas importantes para a escolha de luminárias para sala de jantar!

luminária pendente

luminária pendente

luminária pendente

 

 

1 comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *