7 DICAS PARA PROJETOS DE ARQUITETURA COMERCIAL DE RESTAURANTES!

7 DICAS PARA PROJETOS DE ARQUITETURA COMERCIAL DE RESTAURANTES!

Olá gente linda do meu blog! Tudo bem com vocês? Sou a arquiteta Ana Flávia Martinho! Hoje falarei sobre a arquitetura comercial de restaurantes e dicas para você ganhar mais clientes ou manter os existentes com mudanças essenciais que farão toda a diferença no estabelecimento! E o seu faturamento pode aumentar com estilo!

Mas antes é importante frisar que um arquiteto é parte essencial nessas mudanças, fazendo toda a diferença! O profissional possui um olhar atento para a estética – forte aliada dos aspectos funcionais do seu restaurante; a setorização dos ambientes de forma que um não atrapalhe o outro; pensa também na fachada e no interior do seu edifício de forma a atrair com mais facilidade o seu público alvo!

O restaurante se tornará atraente e diferenciado aos olhos dos clientes, mesmo que seja simples, pois o toque do arquiteto muda tudo! Ao mesmo tempo preza pelas questões técnicas e comerciais. Assim o faturamento aumenta com estilo no edifício!

Vou dar algumas dicas simples para já ajudar a quem tem interesse. Mas antes algumas imagens maravilhosas:

restaurante
CORES BEM PENSADAS E AMBIENTE DESCONTRAÍDO!
RESTAURANTE
AMBIENTE ENVIDRAÇADO E ILUMINAÇÃO NOTURNA, DEIXANDO O LOCAL ACONCHEGANTE!
RESTAURANTE
LINDA IDEIA PARA DIVISÓRIAS DE AMBIENTES E ADEGA!!

1. MARKETING

A ARQUITETURA nesse caso anda LADO A LADO com o MARKETING do restaurante, pois conquista o amor do público-alvo, trazendo identidade única e marca forte para o local.

Mas antes de pensar no projeto é importante pensar no público-alvo que você quer atingir e nos valores da empresa para o arquiteto trabalhar o projeto em cima disso.

RESTAURANTE
UMA BOCA ASSIM NA PAREDE É UM BELO MARKETING NÉ?

Dentro desse assunto deve-se analisar o tipo de restaurante, a faixa de preço que você quer cobrar, o cardápio; fazendo a identidade do estabelecimento ser refletida em toda a obra.

2. CORES

As cores podem estimular ou não ao apetite, podem também deixar o cliente mais tempo no seu estabelecimento.

De acordo com o estilo do estabelecimento também serão as cores. Por exemplo, um restaurante mais refinado tem que ter cores mais sóbrias, um mais jovem que tenha hamburguerias pode ser mais colorido, um vegetariano é interessante conter verde e laranja; e por aí vai.

RESTAURANTE
MARAVILHOSO NÉ? MAS NAO FAÇA VOCÊ MESMO!

É importantíssimo pensar em uma paleta – combinação – de cores que representem a marca do seu restaurante.

RESTAURANTE
CORES NAS CADEIRAS SOMENTE.

3. MÓVEIS, OBJETOS e MATERIAIS

Os móveis, objetos e materiais construtivos transmitem os valores da marca. Tornam a aparência do restaurante peculiar, transmitindo estilo e personalidade.

Os materiais transitem, o partido arquitetônico e estilo. Por exemplo, um ambiente futurista seria feito com metais, vidros e superfícies lisas e um ambiente rústico seria feito essencialmente com madeira.

RESTAURANTE
MÓVEIS BEM PENSADOS!
RESTAURANTE
OLHA ESSA COBERTURA, ADICIONADA A BOA CIRCULAÇÃO!
RESTAURANTE
NESSA VISTA DÁ ANALISAR BER BEM A CIRCULAÇÃO CORRETA!

Os móveis devem ser de acordo com o tamanho do ambiente, que não pode ser muito pequeno, pois deve abranger circulações e espaços para arrastar as cadeiras. Além de facilitar a circulação, o espaço correto entre os móveis causa “limpeza” visual aos clientes, não poluindo o ambiente!

4. ILUMINAÇÃO

A iluminação deve acompanhar o estilo do ambiente e valorizar os alimentos, de acordo com o conceito do restaurante. Se for um buffet, por exemplo, a iluminação deve valorizar esse local de servir os alimentos.

RESTAURANTE
ILUMINAÇÃO LINDA COM PAREDES “RÚSTICAS”.

A luz mais azulada ou branca causa uma sensação de formalidade, a mais amarelada gera aconchego e conforto. Em lugares que a alimentação é rápida a luz branca pode ser mesclada com a amarela. Já nos ambientes de maior permanência e conforto a iluminação deve ser amarelada.

RESTAURANTE
ILUMINAÇÃO AMARELADA ACONCHEGANTE!

5. FACHADA

A fachada do restaurante é importante porque ela atrai o novo cliente para o local, alavancando suas vendas. O arquiteto sabe como deixá-la mais bela, ele estudou cheios e vazios, cores, volumetria e muitas outras coisas interessantes sobre isso!

RESTAURANTE
FACHADA É IMPORTANTE PARA ATRAIR NOVOS CLIENTES!

A fachada – principalmente os vidros e a iluminação – deve estar sempre impecável. É interessante um local para anúncios de pratos do dia e promoções na frente do restaurante; e essencial um local para o/a recepcionista.

6. PSICOLOGIA APLICADA AOS RESTAURANTES

RESTAURANTE

A Industville, empresa britânica criou o infográfico  que serve como um guia da psicologia por trás do projeto de um restaurante. O infográfico trabalha melhores aspectos de um restaurante como:

– de qual forma as cores afetam nosso apetite;

– diferentes aromas estimulam diferentes comportamentos;

– três dicas primárias quanto ao uso da luz em um restaurante;

– como a acústica pode desencadear certos comportamentos;

– as principais considerações sobre o design de interiores de um restaurante.

RESTAURANTE
AMBIENTE DESPOJADO EM QUE O CLIENTE SE SENTE CONFORTÁVEL PARA SENTAR NA JANELA.

Posso aplicar essa pesquisa ao seu restaurante! Me chame aqui e vamos fazer um orçamento!

7. ARQUITETURA PARA TRANSFORMAR UM LOCAL!

O projeto de um restaurante no rio de janeiro na favela transformou esse local e valorizou a excelente paisagem existente lá. O escritório responsável por essa obra prima é OYAPOCK architectes, a construção é no Morro do Vidgal. Veja mais fotos lindas clicando aqui!

Primeiro uma foto de como era o local antes da construção do restaurante:

RESTAURANTE
ANTES.

Agora uma foto de como ficou o local depois do restaurante construído. Além da fachada e edifício maravilhosos, tem um local que valoriza a vista da cidade e paisagens naturais do Rio de Janeiro!

RESTAURANTE
DEPOIS!
RESTAURANTE
VISTA NA LAJE SUPERIOR!

Não ficou fantástico? Fale comigo e vamos fazer o seu restaurante também ficar esplendoroso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *