10 DICAS PARA OTIMIZAR O ESPAÇO EM APARTAMENTOS PEQUENOS

10 DICAS PARA OTIMIZAR O ESPAÇO EM APARTAMENTOS PEQUENOS

Olá pessoas bonitas que leem o meu blog! Tudo bem com vocês? Para quem ainda não me conhece, aqui é a Arquiteta Ana Flávia Martinho! Hoje teremos dicas interessantes para apartamentos ou casas pequenas serem bem aproveitados e visualmente pareçam maior, otimizando o espaço dos mesmos! Vou falar sobre móveis planejados, espelhos, portas deslizantes, aproveitamento das paredes, iluminação, móveis, organização, pisos e revestimentos.

Mas antes umas fotos inspiradoras de espaços bem aproveitados!

apartamentos pequenos
CABECEIRA DE CAMA COM ARMÁRIO EM CIMA! DEVE SER MUITO BEM PENSADO PARA FICAR BONITO ASSIM!

apartamentos pequenos       apartamentos pequenos

MÓVEL PLANEJADO NA PRIMEIRA FIGURA, E ESPELHO NA SEGUNDA! FALAREI SOBRE OS DOIS NO TEXTO!

apartamentos pequenos
PAINEL DESLIZANTE QUE SEPARA OS AMBIENTES – ORA FECHADO, ORA ABERTO – DEPENDENDO DAS NECESSIDADES DOS MORADORES.

É possível viver confortavelmente em um apartamento compacto, mas é preciso se atentar ao aproveitamento dos espaços!

Apartamentos compactos já representam mais da metade dos lançamentos de imóveis. Isso só na cidade de São Paulo. É preciso aprender cada vez mais a se adaptar, pois essa tendência de morar em lugares menores tende a crescer cada vez mais.

Mas, uma dica muito importante para você que mora ou pretende morar em um apartamento menor é: aproveite os espaços. Guardar coisas que você não usa com frequência, e ter sempre à mão os utensílios usados diariamente, pode ser um desafio quando se vive em um imóvel com menos de 40m².

Este artigo reúne 8 dicas simples para otimizar cada cantinho do seu apartamento, sem perder de vista a modernidade e o estilo da decoração. Confira!

apartamentos pequenos1. INVISTA EM MÓVEIS PLANEJADOS

Aqui não tem muita conversa. Os móveis planejados vão fazer sim toda a diferença na hora de decorar e otimizar os cômodos do seu apartamento. Primeiro porque os móveis planejados são fabricados a partir das medidas do próprio apartamento, ou seja, sob medida.

 

mas para eles fazerem toda a diferença, otimizando o seu espaço, você deve contratar um arquiteto, pois esse profissional além de melhorar o seu espaço, faz o mesmo ficar belo, confortável e gracioso, chamando a atenção de quem chega!

 

Dessa forma, eles vão se encaixar perfeitamente no espaço, sem sobras ou faltas, o que possibilita maior número de compartimentos, sem que comprometer o conforto. Em segundo lugar, imóveis feitos sob medida têm o número de gavetas e prateleiras que você precisar.

apartamentos pequenos
MÓVEL PLANEJADO DE COZINHA.

2. UTILIZE ESPELHOS NA DECORAÇÃO

Essa dica não é nova, mas é útil. Os espelhos dão leveza, modernidade, sofisticação e, ainda, ampliam os cômodos. Por isso, é importante usá-los com sabedoria para dar aquele up na decoração do apartamento.

apartamentos pequenos
ESPELHO GRANDE NA SALA. CUIDADO PARA NÃO EXAGERAR!

Mas, antes de sair por aí comprando qualquer espelho que vê pela frente, se atente a alguns conselhos:

apartamentos pequenos
ARMÁRIO COM PORTAS EM ESPELHO!

1) O espelho tem basicamente a função de refletir imagens, por isso, preste atenção no local onde esse objeto é posicionado. Você não vai querer refletir o banheiro da sua casa ou aquela incômoda manchinha na parede, né?

2) Use com moderação para não carregar o ambiente.

3) Espelhos que ficam de frente para janelas ajudam a ampliar o alcance da iluminação natural. Fica a dica!

apartamentos pequenos
ESPELHO NO BANHEIRO, QUANTO MAIS COMPRIDO MAIS AUMENTA O AMBIENTE!

3. INSTALE PORTAS DESLIZANTES

Você conhece as portas deslizantes ou portas de correr? Esse tipo de porta dispensa aquele espaço de dentro do cômodo pois é aberta por deslizamento lateral, o que possibilita o uso desses centímetros para um fim mais útil.

apartamentos pequenos             apartamentos pequenos

Além disso, as portas de correr facilitam a integração entre os cômodos e servem como divisórias que, quando abertas mantém o cômodo arejado, e quando fechadas dão privacidade.

4. APROVEITE OS ESPAÇOS DAS PAREDES

apartamentos pequenos

Uma outra dica para otimizar o espaço de apartamentos mais compactos é aproveitar ao máximo os espaços verticais, ou seja, utilizar os espaços das paredes: quadros, porta-retratos, prateleiras, ganchinhos para pendurar chave. Vale tudo!

apartamentos pequenos

Ao decorar o seu apartamento é importante ter em mente que quanto mais objetos e móveis sobre o chão, menor é o espaço livre para circulação. E menor espaço livre para circulação significa maior probabilidade de bater o dedinho do pé nos móveis todo santo dia no percurso que vai do quarto até a cozinha. Você não quer isso, né?

5. CAPRICHE NA ILUMINAÇÃO

Assim como os espelhos são importantes para ajudar na sensação de amplitude e aumentar o alcance da iluminação natural, utilize também outros recursos que ajudem a clarear o seu apartamento. Quanto mais luz a área interna dos cômodos tiver, melhor a sensação de espaço.

Alguns desses recursos são: cores neutras, janelas grandes, iluminação indireta e, como já dito, os espelhos.

Se o seu espaço tiver mais de 2,60 metros de altura até a laje, você pode rebaixar para fazer uma iluminação confortável e bonita!

apartamentos pequenos
ILUMINAÇÃO COM GESSO REBAIXADO!

 

Se a laje for abaixo de 2,60 metros, aconselho a usar luminárias de laje, tendo elas uma boa variedade no mercado. Veja alguns tipos:

ILUMINAÇÃO DE LAJE          ILUMINAÇÃO DE LAJE

apartamentos pequenos
SPOT NA MESA – TAMBÉM DÁ UM EFEITO INTERESSANTE PARA QUEM NÃO VAI PODER REBAIXAR O GESSO.

6. DÊ PREFERÊNCIA A PISOS CONTÍNUOS

Outro truque para otimizar ambientes é utilizar o mesmo piso e revestimento em todos os cômodos do seu apartamento. Essa sensação é provocada pela continuidade dos planos, que dá a sensação de infinito.

Aqui, vale um conselho: para evitar que essa continuidade dos pisos cause sensação de clausura em algumas pessoas, é importante escolher revestimentos claros e sem muitos detalhes marcantes.

Pisos e revestimentos podem ser diferentes se trouxerem claridade ao ambiente!

apartamentos pequenos

apartamentos pequenos

7. MANTENHA TUDO ORGANIZADO

Não tem jeito, manter a organização em todos os cômodos também é fundamental para otimizar os espaços do seu apartamento.

Para ajudar nisso, disponha os objetos e móveis levando em sempre em conta: 1) frequência de uso; 2) setorização; 3) tamanho. Esses 3 quesitos vão ajudar você a não guardar na cozinha o que é do quarto, por exemplo.

apartamentos pequenos
APARADOR LATERAL AO SOFÁ. ITEM LEGAL PARA ORGANIZAR A SUA SALA!

8. FIQUE DE OLHO NO TAMANHO DOS MÓVEIS

Pense de forma proporcional: se o apartamento é pequeno, não adianta comprar móveis gigantes, por mais bonitos que sejam. Priorize a praticidade das peças: mesinhas laterais que viram banquetas, sofás que viram camas, etc.

Além disso, dê preferência a móveis como bancos e banquetas, cadeira eames e puffs, pois são todos leves, modernos e elegantes, cumprindo, ao mesmo tempo, a função de levar conforto e de decorar o seu apartamento.

apartamentos pequenos
MÓVEL DE TV PEQUENO! OLHA QUE GRAÇA!

9. QUARTOS

Nos quartos as cabeceiras podem ser bem aproveitadas com um armário em cima ou integrados à elas. Os criados mudos podem ser também parte integrante de uma bancada de estudo. Encostar as camas de solteiro nas paredes e fazer o restante dos móveis encostados nas paredes podem dar um espaço central maior para os cômodos!

apartamentos pequenos
LINDA CABECEIRA COM ARMÁRIOS!
apartamentos pequenos
QUARTO COM MÓVEIS ENCOSTADOS NA PAREDE E ESPAÇO CENTRAL!

10. SALAS E COZINHAS

Quando o espaço é muito pequeno, é interessante para otimizar o espaço, abrir a cozinha para as salas – cozinha americana. E nessa podemos colocar junto à bancada que divide os ambientes, nichos ou prateleiras para aproveitar os espaços!

apartamentos pequenos
BANCADA COM ESPAÇO PEQUENO BEM APROVEITADO – PRATELEIRAS!

O canto alemão é uma ótima opção para as salas de jantar muito pequenas, formando um banquinho encostado em uma ou duas paredes adjacentes à mesa.

CANTO ALEMÃO!

Os móveis da televisão podem ser pequenos e integrados à um puff, que será utilizado somente na hora da família relaxar ou receber visitas.

apartamentos pequenos
PUFF EMBAIXO DO MÓVEL DA TELEVISÃO!

 


Gostaram? Comentem aqui!

 

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *