DICAS PARA TRANSFORMAR CONSULTÓRIOS E RECEPÇÕES

DICAS PARA TRANSFORMAR CONSULTÓRIOS E RECEPÇÕES

Olá gente! Tudo bem com vocês? Irei semanalmente postar coisas por aqui. Fiquem à vontade e conheçam meu site. Podem também me chamar no whats app (62) 981151384!

Hoje as dicas são sobre consultórios médicos e recepções.


A primeira consideração a ser feita é que esses ambientes devem aparentar limpeza, sendo compostos de cores claras e boa iluminação natural e artificial. Os visitantes devem se sentir acolhidos ao chegarem. As recepções devem conter elementos para diminuir a impaciência da espera como café, água, revistas, televisão ou som ambiente.

A acessibilidade à todas as pessoas também é importante, portanto as áreas de passagens devem ser largas e deve-se evitar escadas, preferindo-se rampas.

Algumas dicas gerais seriam:

– Utilizar pisos claros ou cinzas;

-Cores frias – próximas aos tons de azul e verde – acalmam e ajudam na espera;

– Paredes ou moveis devem ser claros;

– Música ambiente ajuda a tranquilizar a espera.

 

Adicionando informações à essas dicas gerais com relação aos pisos, eles devem ser, além de claros, retificados. Isso significa que a junção entre uma peça e outra deve ter um espaço quase imperceptível, bem fininho, para evitar tropeços ou problemas com cadeiras de rodas; além de maior sensação de limpeza.

 

PISO RETIFICADO

Para compor os ambientes de espera, prefira poltronas à sofás e cadeiras; pois além de serem individuais e confortáveis, as pessoas não precisam passar pelo constrangimento de sentar com alguém que não conhecem.

O ideal é não fazer instalação de tapetes nas empresas, eles acumulam sujeira mais facilmente e causam alergias. O paciente alérgico chegaria com um problema e sairia com dois.

O ambiente de espera, além de ter os itens abordados no início do texto – televisão ou som ambiente, revistas, água e café – deve ter também wi-fi, imprescindível nos dias atuais. O celular com internet representa uma distração e também ajuda a resolver problemas do dia a dia.

Passando a falar de dentro dos consultórios – as dicas de cores, pisos e acessibilidade ditas podem ser utilizadas – assim como as músicas ambientes. Para isso, deve ser planejado ao momento do projeto arquitetônico na instalação de caixinhas de som conectadas a um computador ou sistema de som central.

Os diplomas de cursos, graduações e pós-graduações devem ser exibidos na parede de forma que não pese no ambiente, organizadamente, com as molduras iguais e discretas e preferencialmente em paredes brancas.

DIPLOMAS

O investimento em um projeto de iluminação, feito e acompanhado por um arquiteto, é importantíssimo. Todos os detalhes vistos até agora seriam desvalorizados por uma iluminação ruim. Essa parte bem planejada é fundamental para um atendimento adequado. No mercado existem diversos tipos de luminárias que podem valorizar os ambientes. A quantidade de lúmens – claridade – deve ser suficiente para não incomodar o paciente nem atrapalhar o trabalho do profissional da saúde. Juntamente com o projeto luminotécnico deve estar o projeto de gesso, o qual também valoriza os ambientes.

GESSO E ILUMINAÇÃO


É essencial contratar um arquiteto pois ele vai te ajudar essencialmente nesses quatro ítens:

  • Vigilância Sanitária;

  • Satisfazer as necessidades estéticas que os pacientes precisam para se sentirem confortáveis;

  • Ergonomia (estudo das medidas humanas confortáveis);

  • Planejamento.


    Veja meus projetos em: 

http://www.arquitetaanaflavia/projetos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *