ESTÍMULOS SENSORIAIS – COMO ELES ESTIMULAM OS CLIENTES DA SUA LOJA?

ESTÍMULOS SENSORIAIS – COMO ELES ESTIMULAM OS CLIENTES DA SUA LOJA?

Saiba como fazer a diferenciação da sua loja das demais através de estímulos sensoriais.

Oi gente! Tudo bem com vocês? Para quem ainda não me conhece sou a arquiteta Ana Flávia Martinho! Essa semana vou falar sobre como diferenciar a sua loja das demais através de vários estímulos que deixam seu cliente mais confortável e ao mesmo tempo a diferencia das demais.

Geralmente as lojas são cercadas por outras parecidas e o cliente muitas vezes fica confuso com tantos atrativos, não é mesmo? Tem também a competição com o meio virtual, onde a compra pode ser feita com facilidade e sem sair de casa. Então vamos ver como destacar a sua loja através de estímulos sensoriais!

Esse conteúdo faz parte do assunto “ARQUITETURA COMERCIAL” sobre o qual já escrevi aqui no blog. Leia o meu outro texto aqui! 

Se quiser conversar comigo sobre arquitetura para a sua loja ou ate uma consultoria rápida me chame aqui!

Mas antes algumas imagens maravilhosas:

Arquitetura comercial
AMARELO UNIDO A BAMBOLÊS E DEMONSTRAÇÃO DE ROUPAS INFANTIS. A ILUMINAÇÃO DEU UM CHARME ESPECIAL.
Arquitetura comercial
FACHADA DIFERENCIADA IMITANDO UM ÔNIBUS.
Arquitetura comercial
ILUMINAÇÃO E PÉ-DIREITO DUPLO ALIADO A LOJA DE VINHOS.

As vitrines são importantes chamativos para o cliente entrar na loja. Portanto elas devem ser sempre inovadas e modificadas; além de diferentes das demais. Veja aqui seis dicas para montar uma vitrine atraente!

A fachada da loja deve ser criativa, projetada por um profissional que
realmente entenda do assunto. A cenografia da vitrine deve ser bem pensada com cores e iluminação, conter o merchandising da sua loja, geralmente um marketing promocional. Nada disso vai adiantar se não for aliado a um atendimento de excelente qualidade!

As inovações que forem surgindo precisam te ajudar a destacar a sua marca. Temos sempre que buscar meios para que isso seja possível. Novos produtos semanais podem estimular a entrada de clientes na loja, sendo considerado um estímulo visual.

1. ESTIMULE TODOS OS SENTIDOS

Geralmente as lojas só possuem o estimulo visual, mostrando os produtos. Mas podemos fazer mais: inserindo aromas, texturas, sabores, cheiros. Esses diferentes itens podem ajudar o cliente a memorizar a sua loja, a pensar que entrou lá e sentiu umas coisas agradáveis e diferentes do comum.

Arquitetura comercial

Veja um exemplo. Essa loja que vende chocolate fez um desenho sugerindo chocolate derretido na fachada. Colocou também na calçada um quiosque ambulante que “chama” as pessoas para dentro da loja. Atrás do balcão que é de vidro – e mostra claramente os produtos – instalou uma textura na parede. Vários estímulos em uma loja só, né?

Arquitetura comercial

A. TEXTURAS

As texturas são estímulos – embelezam o local – e podem se aliar a iluminação proporcionando um ambiente agradável.Podem ser feitas através de pintura especial, gesso, ripas de madeira ou revestimento cerâmico. Olhe alguns exemplos:

Arquitetura comercial
TEXTURA EM RIPADO DE MADEIRA.
Arquitetura comercial
TEXTURA ACIMA DA EXPOSIÇÃO DAS ROUPAS.

Essas texturas podem se aliar a cores, dando estímulos visuais a seus clientes. Cada cor dá um tipo de estímulo. Vermelho e laranja animam, verde acalma, azul dá equilíbrio e assim por diante…

B. ILUMINAÇÃO

Um bom projeto de iluminação dá conforto aos usuários e destaca os produtos, além de embelezar a sua loja. Ele é um grande aliado às suas vendas. Mas cuidado para não exagerar ou e colocar iluminação demais onde não deve ter! É um projeto muito cuidadoso, pois envolve a cor das lampadas, a quantidade de luz, os lugares certos que devem ser iluminados, entre outros fatores.

Arquitetura comercial
ILUMINAÇÃO DESTACANDO OS PRODUTOS.
ILUMINAÇÃO DESTACANDO AS ROUPAS EXPOSTAS.

C. AROMAS E SONS

Arquitetura comercial

Um cheiro diferente no local pode acalmar o cliente, e um aroma pode causar uma memoria olfativa que no momento o cliente nem percebe, mas que pode ser interessante depois quando ele voltar pela segunda ou terceira vez.

Vou dar um exemplo de memória olfativa. Casa de vó não tem um cheirinho específico? A da minha avó tem! Então sempre que sinto esse cheiro lembro da casa dela.

Arquitetura comercial

Assim como um cheirinho, um bom projeto de som embutido em conjunto com o projeto arquitetônico pode deixar sua loja mais agradável, estimulado o cliente a ficar mais tempo no local. Para saber quais músicas escolher de acordo com o tipo do seu comércio clique aqui!

2. ARQUITETURA COM A CARA DO CLIENTE

Tente imaginar o interior da sua loja com a cara do seu público-alvo. Pense como seu cliente, onde ele gostaria de estar, que tipo de decoração ele se sentiria mais confortável. Então peça ao arquiteto para fazer o interior “em primeira pessoa” (como o cliente gosta). Isso pode mudar o que a sua clientela pensa a respeito da sua loja. É um super estímulo!

Arquitetura comercial
LINDA E COLORIDA LOJA DE ROUPAS INFANTIS.

Pense nos hábitos e rituais dos clientes e tente fazer uma experiência ligada à esses padrões.

Arquitetura comercial

3. PROMOÇÕES E ÉPOCAS DO ANO

Modifique sempre a decoração dos objetos da loja de acordo com as promoções e épocas festivas do ano. As promoções devem ficar na entrada do local, “chamando” o cliente.

Nas épocas especiais do ano, não coloque somente um anúncio na vitrine, mas modifique todo o conjunto, envolva os produtos, as prateleiras, os cabideiros.

Arquitetura comercial
DECORAÇÃO ESPECIAL.

E aí? Gostaram? Comentem aqui embaixo. Obrigada por ler até o final.

4 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *