PROJETOS FEITOS PELA ARQUITETA ANA FLÁVIA MARTINHO

PROJETOS FEITOS PELA ARQUITETA ANA FLÁVIA MARTINHO

Olá pessoas lindas do meu coração! Aqui é a arquiteta Ana Flávia Martinho!

Faz um tempo que não falo sobre os meus serviços aqui né? Hoje o assunto é a respeito dos tipos de projeto que faço: projeto de arquitetura, detalhamento de ambientes e consultoria online e presencial.

E um diferencial desse texto do meu blog é que todas imagens são de projetos meus! Aproveitem!

1. PROJETO DE ARQUITETURA

Esse projeto é o primeiro que deve ser feito quando deseja-se construir. Ele resultará nas peças para aprovação na prefeitura. Para fazê-lo é necessário que o cliente me passe:

  • o desenho da quadra e do lote em questão retirado na prefeitura;
  • o levantamento topográfico do lote feito por um topógrafo ou concedido pelo condomínio fechado – se for o caso.

Mas não é somente um desenho técnico. Na faculdade de arquitetura aprendemos a executar o projeto de acordo com a cultura do cliente, com o clima do local – para a edificação ficar agradável -, a funcionalidade dos ambientes e da relação entre eles. Aprendemos também a pensar na estética da edificação, volumetria, cores, plastica; desenvolvendo o processo criativo. Concluindo, a casa só vai ficar confortável se o arquiteto projetar.

Utilizando esse projeto como base são feitos todos os outros: projeto estrutural e de fundação, elétrico, telefônico, hidráulico e sanitário. Esses são geralmente de responsabilidade do engenheiro civil ou eletricista (projeto elétrico maior).

Muitas pessoas não entendem o que é o projeto de arquitetura, ou se o engenheiro civil pode fazê-lo. Não pode, segundo legislação do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo!

Confie no seu arquiteto para falar a respeito das suas necessidades, dos seus sonhos, e outros desejos sobre a edificação futura!

Esse projeto pode ser feito para qualquer tipo e altura de edificação: comercial, residencial, industrial, lazer.

O projeto de arquitetura tem várias etapas:

– Estudo preliminar

Etapa em que farei todo o estudo sobre o novo edifício, irei nas lojas e pesquisarei a respeito de todas as necessidades demonstradas pelos clientes.

– Anteprojeto

Projeto inicial para discussão com o cliente, é a primeira ou as várias soluções que apresentarei, até chegarmos a um ponto comum e ideal.

–  Projeto para aprovação na prefeitura

Esse contem todas as peças para a aprovação na prefeitura: plantas baixas, planta de cobertura, fachadas, cortes, planta de situação, quadro de áreas e quadro de aberturas (portas e janelas). Somente esse projeto é aprovado, os complementares devem ter uma anotação no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

ITENS MÍNIMOS DO PROJETO ARQUITETÔNICO PARA APROVAÇÃO.

 

– Projeto executivo

Peças mais detalhadas especificando pisos, pinturas, caminhos externos, bancadas, entre outros detalhes mais brutos da construção como um todo. O acompanhamento à obra pelo arquiteto é essencial para o resultado final ficar da forma planejada. Cuidado, pois um detalhe modificado na obra – visto como economia – pode piorar a estética e a funcionalidade. O engenheiro deve acompanhar a obra assim como o arquiteto, então nesse momento analisem bem! Economias podem trazer gastos maiores depois.

– Maquete eletrônica

Consiste em um desenho em três dimensões de como o seu edifício vai ficar.

PROJETO ARQUITETÔNICO - ARQUITETA ANA FLÁVIA MARTINHO

PROJETO ARQUITETÔNICO - ARQUITETA ANA FLÁVIA MARTINHO

PROJETO ARQUITETÔNICO - ARQUITETA ANA FLÁVIA MARTINHO

2. DETALHAMENTO DE AMBIENTES – INTERIORES E EXTERIORES

Nesse detalharei todos os móveis, cores, pisos, revestimentos, iluminação e gesso, entre outros solicitados. Farei inicialmente uma planta baixa com a locação dos móveis , iluminação e equipamentos; podendo elaborar um projeto em três dimensões como se fosse uma foto (lindooo).

Depois esses itens devem ser escolhidos pelo cliente e o arquiteto em lojas para a finalização mais exata.  Esse é um trabalho completo e mais detalhado que o próximo item. E o acompanhamento do cliente às lojas também já estará incluso no preço inicial.

O detalhamento pode ser feito em toda a edificação ou em só um ambiente. Por exemplo: você quer somente melhorar a sua sala, para isso me contrate para repaginá-la – mudar todos os móveis, pisos, gesso e iluminação!

Por ser mais completo é diferente da consultoria, o nosso próximo item.

DETALHAMENTO DE MÓVEL - ARQUITETA ANA FLAVIA MARTINHO
DETALHAMENTO DE MARCENARIA

3. CONSULTORIA ONLINE OU PRESENCIAL

Tem a vantagem de ser online, (veja aqui mais detalhadamente) e a primeira etapa é uma conversa com dicas e soluções. Porque o arquiteto não vende projetos e sim soluções! 🙂 Ou soluções em forma de projetos. Essa conversa pode presencial ou pelo Skype, com o ambiente a ser modificado ao fundo ou as medidas do mesmo enviadas com antecedência para mim. Criei um método para o cliente medir o próprio ambiente – mando esse método antes da conversa via Skype.

A segunda etapa – a qual o cliente tem opção de fazer ou não – seria um desenho em três dimensões de como o seu ambiente ficará. Isso dará uma ideia real causando certeza sobre o que comprar de material ou móveis.

CONSULTORIA ONLINE - ARQUITETA ANA FLAVIA MARTINHO

CONSULTORIA ONLINE - ARQUITETA ANA FLAVIA MARTINHO

CONSULTORIA ONLINE - ARQUITETA ANA FLAVIA MARTINHO

A terceira etapa seria o detalhamento de um móvel, ou da iluminação com gesso, ou da instalação do piso, entre outros. Leia mais detalhadamente sobre a consultoria aqui e clique no botão o para falar comigo no Whatsapp – conversa sem custos sobre o que você pretende fazer no seu(s) ambiente(s).


Espero que tenha gostado!  Mande esse texto para um amigo que esteja precisando ou que esteja simplesmente precisando modificar um ambiente e nem pensou em contratar um profissional ainda. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *