COMO FAZER UMA LOJA DE SHOPPING ATRATIVA?

COMO FAZER UMA LOJA DE SHOPPING ATRATIVA?

Oi gente! Hoje vamos falar sobre todos os detalhes que devem ser analisados  pensados ao fazer uma loja em shopping. Será que é um bom negócio? Quais detalhes tem que ser aprovados pela administração do empreendimento? O que é importante para o cliente ao passar na frente? Vamos à todos esses detalhes.

Mas antes umas imagens bonitas para vocês:

LOJA DE SHOPPING

LOJA DE SHOPPING
ILUMINAÇÃO E REVESTIMENTO MARAVILHOSOS. LOGOMARCA MUITTO BEM PENSADA!
LOJA DE SHOPPING
LINDA E SUPER CRIATIVA NÉ?

VANTAGENS

As vantagens são: Comodidade para os clientes por ter várias lojas disponíveis ao mesmo tempo e espaços para sentar e descansar assim como locais para crianças, restaurantes, entretenimento e banheiros disponíveis; as vagas de estacionamento são garantidas e não é necessário procurar vagas nas ruas; a segurança às famílias e às pessoas que circulam são muito maiores que nas lojas de rua. Além desses fatores, os shoppings centers são mais atraentes do que as lojas de ruas para os clientes pois é um local que as pessoas vão para olhar lojas, comer e se divertirem.

CORREDOR DE SHOPPING
SHOPPING DE GRANDE MOVIMENTO.

DESVANTAGENS

Já as desvantagens também não são poucas e dependem do estágio do seu negócio: Concorrência direta entre as lojas que estão no mesmo local e muitas vezes para o mesmo público; não é indicado para lojas que acabaram de começar os seus negócios pois é importante “sentir” o mercado primeiro; os custos são muito mais altos que em um ponto de rua.

Os valores de aluguel variam muito com relação ao fluxo de consumidores pelo corredor e com a proximidade da praça de alimentação.

Além disso existem despesas obrigatórias com:

CIFRÃO
  • Cessão de Direito de Uso (CDU): taxa inicial para ter a concessão do local – o valor depende de cada shopping center;
  • Aluguel mensal: geralmente é um mínimo por metro quadrado, ou um percentual sobre o faturamento da loja – sempre o que for maior;
  • Fundo de promoção: valor mensal calculado através do percentual de vendas e sempre dobra no mês de dezembro – dedicado à publicidade do shopping.
  • Taxa de condomínio: se assemelha às pagas em um apartamento.
  • Iptu, água, luz, internet: podem estar ou não na taxa de condomínio.

Depois de analisar tudo isso, os especialistas dizem para o lojista não ter prejuízo o custo total da loja não deve ser maior do que 15% do faturamento mensal do seu negócio. Clique aqui e veja um texto sobre o assunto.

APROVAÇÕES DE PROJETO

Os projetos das lojas de shoppings precisam ser aprovados na administração do empreendimento por responsáveis técnicos com RRTs ou ARTS (Registro de responsabilidade técnica ou anotação de responsabilidade técnica) aprovada no Conselho de arquitetura e Urbanismo –  CAU – ou Conselho de Engenharia e Agronomia – CREA. Então iniciar um projeto em uma loja de shopping sem arquiteto pode ser um erro que desvalorize o empreendimento e também fora da lei. CUIDADO!

PROJETO

O projeto deve seguir as legislações e normas técnicas para a parte elétrica, estrutura metálica ou outra, ar condicionado, segurança contra incêndio e pânico; e normas do shopping.

PÚBLICO-ALVO e LOCALIZAÇÃO

Antes de fazer o projeto na sua loja você deve analisar qual o público que anda por esse shopping, se esse é o público que você quer ou precisa. Também deve analisar se o local tem um movimento satisfatório de pessoas.

PÚBLICO-ALVO LOJAS

Os especialistas dizem que os shoppings novos demoram cerca de três anos para emplacar um público bom. Os urbanistas dizem que se o shopping não for em frente à uma avenida larga ou estrada não terá o acesso de caminhões grandes, portanto não poderão ter aquelas lojas grandes ou “ancoras” como Renner, C&A, Riachuelo e assim o movimento será menor ou não terá tanto lucro. Então preste atenção nisso também.

GRANDE LOJA
GRANDE LOJA OU LOJA ÂNCORA

O arquiteto pode também te ajudar a escolher a melhor localização da loja no shopping com relação à movimento de clientes, claridade, proximidade de restaurantes, elevadores, entre outros fatores.

MARKETING ARQUITETÔNICO

A arquitetura valoriza a sua marca usando as cores dela ou cores complementares ou combinadas. Os materiais construtivos também podem transmitir os valores da sua marca ou agradar o seu público-alvo. Por isso é tão importante a arquitetura comercial – ela valoriza a sua marca!

LOJA DE SHOPPING
LOJA NATURA TRANSMITINDO OS VALORES DA MARCA.

VITRINES E LETREIROS

O nome da sua loja de shopping deverá ser destacado com letreiro bonito e de preferência iluminado. É importante explorar a marca e evidenciar para que seja gravada e consiga a eficiência comunicativa que se espera.

LOJA DE SHOPPING
VITRINE E LETREIRO

Compondo com os letreiros do lado de fora da loja, as vitrines que se voltam para fora também, devem ser bem exploradas. A comunicação visual é importante fator de atração de clientes. Muitas pessoas entram na loja somente depois de apreciarem a organização e a beleza do espaço interno da loja do shopping.

LOJA DE SHOPPING
INTERIOR DE LOJA – ESSE COM CERTEZA ATRAI OS CLIENTES!

As vitrines também devem ter um espaço reservado para propagandas. Além disso não se deve ter espelhos nesses locais, pois as pessoas podem se distrair se olhando ao passar na frente da loja e esquecem de olhar os produtos. Os espelhos devem estar dentro das lojas e se elas forem pequenas nas paredes laterais.

ILUMINAÇÃO

Como digo sempre nos meus textos aqui, o projeto de iluminação é importante e essencial. Ele dá conforto visual aos clientes e valoriza os produtos na loja. Se a luz for errada ela vai ficar muito forte ou muito fraca e incomodar o cliente, fazendo ele sair logo da loja.

LOJA DE SHOPPING
LINDA ILUMINAÇÃO!

Priorizar a entrada de luz natural também é importante. Hoje em dia muitos shoppings têm entrada de luz natural nos corredores. Se isso acontecer deve-se balancear a entrada de luz natural misturada à artificial – de preferência 50% de cada. Os ambientes de lojas ganharam transparência tendo uma integração com o ambiente exterior.

LOJA DE SHOPPING
OUTRA ILUMINAÇÃO VALORIZANDO A LOJA.

A iluminação dos shoppings é responsável por 5% do custo total da obra, mas se for feita de forma correta vai ajudar a economizar energia.

GOSTARAM?

Me chame clicando aqui para fazer um orçamento para a sua loja ou conheça meu site e Instagram!

4 comments

Seu conteúdo ficou muito bem elabadorado, acredito que
só precisa alcançar novas pessoas que ainda não conhece o
seu site/blog e tenho certeza que posso te ajudar nisso.
Se tiver interesse me manda um e-mail ou visita meu link.
Abc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *