COMO PENSAR NOS ARMÁRIOS DE COZINHAS

COMO PENSAR NOS ARMÁRIOS DE COZINHAS

Olá pessoas bonitas! Tudo bem por aí? Hoje atrasei um pouco o texto pois ontem fiz os videos no instagram sobre bancadas (texto daqui da semana passada). Assistam lá! Vejam também o meu site! 

Hoje falarei sobre armários de cozinha! Antes de escolher o armário, deve-se decidir todos os equipamentos – fogão, geladeira, pia, microondas, entre outros – para fazer o armário adaptado aos mesmos.

Primeiro devo dizer que o melhor material e também o mais utilizado é o MDF formicado – acabamento externo. Se alguém falar que é o aglomerado, não acredite!

TRIANGULO NA COZINHA
O IDEAL É IMAGINAR UM TRIANGULO ENTRE FOGÃO -GELADEIRA-PIA. EM UMA COZINHA LINEAR PEQUENA NÃO PRECISA.

1. FOGÃO

 

Os modelos de fogões são basicamente três: de mesa, de embutir e no chão.

O primeiro é instalado na bancada, e para isso a pedra deve ser recortada. Ele pode ser à gás ou elétrico (cozinha mais rápido, necessita de panelas especiais e gasta bastante energia). Os fogões de embutir tem as suas laterais “escondidas” nos armários e para desenhá-lo devem ser lidas as especificações do fabricante no manual do produto.

As coifas ou depuradores devem estar de acordo com os tamanhos dos fogões que podem ser de quarto, cinco ou seis bocas.

Ao lado do fogão é ideal que se tenha uma bancada pequena, de no mínimo 20 cm para guardar tempeiros e dar apoio no momento de cozinhar.

FOGÃO DE EMBUTIR
FOGÃO DE EMBUTIR
FOGÃO DE MESA À GÁS
FOGÃO DE MESA À GÁS

2. GELADEIRA

GELADEIRA SIDE BY SIDE
GELADEIRA SIDE BY SIDE

As geladeiras possuem diversos tamanhos e modelos e tem que se observar as necessidades da família para comprá-la. Elas são originalmente brancas, de inox, pratas ou pretas. Elas podem ser side by side, inversas (freezer embaixo), duplex (com duas portas) ou com uma porta só (englobando o freezer e a geladeira).

Para calcular o tamanho do armário, tem que sobrar nas suas laterais 10 cm (no total) e em cima 10 cm, sendo que deve existir uma saída de ar por cima.

 

3. CUBA

Existem diversos modelos de cubas, algumas dando um charme especial à cozinha! Existem cubas menores para lavar frutas e legumes, ou cubas únicas ou duplas, com acessórios para colocar frutas, cortar carne. Elas podem ser de inox polido ou acetinado (fosco).

Para a maioria da população a altura certa da bancada é de 95cm a 1,00m. Não estranhe, será essa a altura da sua bancada mesmo! Para instalá-la deve ter uma área molhada na bancada – parte em que o granito é mais baixo do que o restante pois vai ter contato constante com água, e a inclinação deve sempre ser para a pia. Se a água empoçar na primeira lavagem de louça, seu graniteiro fez errado!

As torneiras de cozinha possuem muitas variedades, do design mais simples até o mais maravilhoso, e com elementos que você nunca pensou como: uma toneira que vira uma mangueirinha para lavar a pia (torneira gourmet).

Deve estar localizada em frente à janela ou em uma área de maior luminosidade. Você tem a opção bonita e confortável de colocar iluminação embutida embaixo do armário superior, o que valoriza o revestimento da parede!

CUBA    CUBA CUBA

TORNEIRA GOURMET TORNEIRA

4. MICROONDAS

Os microondas podem ser de embutir ou não, menores ou maiores, em diversas cores.

Esteticamente se apresentam futuristas, normais ou retrôs.

Se eles forem menores o seu armário será menos profundo, cabendo em qualquer lugar. Quando a cozinha é mais espaçosa e o fogão é de mesa, é feito um armário em torre para utilizar o microondas e o forno elétrico junto – e fica lindo!!!!

MICROONDAS MICROONDAS

5. FORNO

Os fornos tem diversas medidas e a maioria é de embutir. Quando ele for localizado em um armário de torre, ele deve ser composto também com o microondas de embutir. O armário deve ser pensado com uma ventilação para o forno. Assim como o fogão de embutir, para desenhar o armário o manual de instruções deve ser analisado – contém desenho de do caixote de MDF com todos os seus detalhes.

6. MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA

Equipamento muito sonhado por quem lava louça todo dia! Mas ele é complicado pois não cabe em qualquer cozinha e qualquer profundidade de bancada – deve ser 65cm quando o normal é 60cm! Tem uma máquina pequena de embutir da brastemp que cabe embaixo da bancada, mas a maioria das outras devem ser instaladas no chão, e muitas não cabem embaixo da bancada. Ou seja, para se ter uma dessas em casa, a primeira condição é espaço físico, a segunda é um ponto de água e um de esgoto.

Analise tudo isso antes de comprar uma!

7. ACESSÓRIOS

Os aramados, as divisórias de gavetas e os acessórios de colocar em portas são muito úteis e práticos nas cozinhas.

ACESSÓRIOS COZINHAACESSÓRIOS COZINHAACESSÓRIOS COZINHA

As corrediças das gavetas podem suportar pesos e terem amortecedores, Prefiras da marca BLUM – possuem garantia vitalícia.

Existem escorredores de louças que ficam embaixo dos armários superiores que também são legais pois não ocupam lugar na pia e já deixam a louça guardada. Não é fantástico?

ESCORREDOR NO ARMÁRIO SUPERIOR
ESCORREDOR NO ARMÁRIO SUPERIOR

            

       

        

   

8. ERGONOMIA DA COZINHA

Ergonomia significa estudo dos tamanhos ideais dos móveis e bancadas a serem usadas pelas pessoas.

O armário da pia – gabinete – deve ter profundidade mínima de 60 cm, e os armários superiores de 20 a 40 cm , sendo  o mais utilizado 35 cm.

A base do armário (parte junto ao piso) deve ter uma altura superior a 10 cm pois se ficar menor , a parte inferior dos armários irá molhar bastante e o MDF não resiste à água. A profundidade da base também deve ser dez centímetros menor que a do armário pois as pessoas tem que “enfiar” o pé embaixo do armário para lavar louça.

Passagem – mínimo 80 cm para uma pessoa e 120 cm para duas pessoas.

O microondas deve estar a uma altura média de 130 a 150 cm do piso. E o forno pode ser mais baixo.

Saiba mais detalhes sobre ergonomia de cozinhas aqui!

9. ACABAMENTOS

Para as cozinhas existem as portas de abrir, portas de correr ou portas basculantes (que abrem para cima), essas últimas tem muitas variedades de modelos. As cores e materiais também variam bastante, posso citar a laca, o vidro colorido e fórmicas diversas.

Os puxadores podem ser variados e lindos!

Concluo que pela grande variedade de opções a cozinha pode ser o local mais bonito da sua casa!!! COZINHA

COZINHA

COZINHA

 

 

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *