IDÉIAS GENIAIS PARA “AMPLIAR” QUARTOS PEQUENOS

IDÉIAS GENIAIS PARA “AMPLIAR” QUARTOS PEQUENOS

Nos imóveis novos os quartos pequenos estão cada vez mais presentes. No entanto, esse fato não deve limitar a criatividade e o bom gosto no momento do projeto. Ideias simples podem  deixar esses ambientes bonitos, aconchegantes, práticos e com o aspecto de amplitude. Vamos à elas!

1. PLANTA BAIXA – CUIDADO COM A CIRCULAÇÃO

A planta baixa – ou vista do ambiente de cima – deve ser pensada para priorizar o espaço de circulação. Gerar um espaço central (FIGURA 2) é melhor do que colocar a cama no meio do quarto (FIGURA 1). Para isso, nos quartos de solteiro pequenos pode ser interessante colocar a cama encostada na parede.

FIGURA 1 – QUARTO COM POUCO ESPAÇO PARA CIRCULAÇÃO

FIGURA 2 QUARTO COM CAMA ENCOSTADA NA PAREDE, E MAIS ESPAÇO PARA CIRCULAÇÃO

2. CORES CLARAS E ESPELHOS

Devemos tomar cuidado com as cores escuras, elas dão a impressão de um ambiente menor. Por essa razão o branco é a melhor opção na maior parte das paredes e móveis, podendo ser mesclado com outras cores ou madeirados claros.

Os espelhos dão a impressão de amplitude. A escolha de espelhos para portas de armários ou como elementos nas paredes é interessante, além de embelezar o local.

Nos detalhes decorativos, como almofadas, objetos pequenos, quadros, ou até mesmo cadeiras, podem ser usadas cores mais fortes.

3. PORTAS DE CORRER

As portas deslizantes ocupam menos espaço, e as de espelho são eficientes para dar amplitude visual ao espaço.

4. MÓVEIS FUNCIONAIS

Móveis com duas ou três funções ajudam a economizar espaço. Alguns exemplos são, camas com gavetas ou bicamas, móveis dobráveis (como a escrivaninha da FIGURA 3), puff baú (como a da FIGURA 4), prateleiras suspensas, armários com portas de correr, escrivaninhas com gavetas finas .

                  

FIGURA 3 – ESCRIVANINHA DOBRÁVEL                                                 FIGURA 4 – PUFF BAÚ

O Criado-mudo pode ser só uma prateleira. O Abajour pode ser pendente (pendurado no teto – FIGURA 5), não ocupando espaço nos móveis.

FIGURA 5 – ILUMINAÇÃO PENDENTE QUE SUBSTITUI O ABAJOUR

5. APROVEITE OS CANTOS

Os cantos devem ser aproveitados com prateleiras  ou armários sempre de forma harmoniosa.

                                   

NICHOS E PRATELEIRAS AUXILIAM NA ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES PEQUENOS

6.TELEVISÃO NA PAREDE

Os móveis para TV ocupam um certo espaço. Seria legal fazer uma pequena reforma e passar a fiação por dentro da parede, ou instalar um painel em MDF para essa mesma função. Depois, o televisor deve ser instalado na parede, com um nicho ou prateleira para os acessórios.

7. CAMAS EM NÍVEL MAIS ALTO OU JAPONESAS PODEM AJUDAR

As camas mais altas com escrivaninhas ou ambientes embaixo aumentam a área útil. E as camas baixas ampliam a altura do ambiente. Veja alguns exemplos:

                  

CAMAS BAIXAS, PRÓXIMAS AO PISO.

CAMA ALTA COM ARMÁRIO EMBAIXO

8. ORGANIZAÇÃO É FUNDAMENTAL

Para manter um espaço pequeno é legal que ele esteja sempre arrumado! 🙂


A seguir, mais fotos de quartos pequenos bem bolados! Aproveitem!

BOM FIM DE SEMANA À TODOS!:)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://www.boldgrid.com/w3-total-cache/ Served from: arquitetaanaflavia.com.br @ 2024-05-05 04:41:58 by W3 Total Cache -->