NA DÚVIDA CONTRATE UM ARQUITETO PARA A SUA OBRA!!!

NA DÚVIDA CONTRATE UM ARQUITETO PARA A SUA OBRA!!!

OLÁ GENTEEE!!! Sou a arquiteta Ana Flávia Martinho e hoje o assunto é polêmico para as pessoas entendidas, e bem importante e explicativo para quem nunca teve uma obra em execução!

Vou falar sobre a importância enorme de se contratar um arquiteto para a sua obra, reforma ou modificação dos seus ambientes! Vou listar aqui alguns questionamentos muito comuns quando se vai começar uma obra ou modificação em casa:

  • É essencial a presença de um arquiteto ou engenheiro civil ou arquiteto na obra?
  • Se for uma obra pequena somente o mestre de obras já resolve?
  • O engenheiro civil faz projeto de arquitetura?
  • O arquiteto faz projeto estrutural?
  • Quantas questões né? Se quiser você pode fazer outras nos comentários que te respondo!

No decorrer do texto vou responder essas e mais algumas! Vamos lá? Fique comigo até o final que você vai sair desse texto aliviado se tiver dúvidas!

 

Mas antes vou fazer uma pergunta para reflexão de todos que estão em obra ou pensando em fazer:

VOCÊ CONFERIRIA SEU MAIOR SONHO NAS MÃOS DE UMA PESSOA QUE NÃO FOSSE UM PROFISSIONAL?

E vou deixar um dado preocupante para vocês: mais de 80% das obras no Brasil não tem a participação de arquiteto ou engenheiro! Para isso vou deixar um vídeo exibido no fantástico, mostrando que um profissional não é tão caro quanto as pessoas pensam:

1. O ARQUITETO REALIZA SEUS DESEJOS

Será o gênio da lâmpada??

Na primeira conversa que você terá com o seu arquiteto vai contar a ele tudo o que sonha para a sua casa. Sei que você tem sonhos para o seu lar….

Vai falar sobre:

  • a cultura da sua família para o uso da casa;
  • dos seus problemas com a sua atual moradia;
  • o que deseja para cada ambiente;
  • quantos e quais ambientes você quer;
  • como e se gosta de receber visitas;
  • quanto você pode gastar;
  • diversas outras coisas que queira enumerar.

Por causa da ampla formação técnico-artística ele vai interpretar e solucionar tudo isso com criatividade, beleza e conforto – que vão te surpreender!

A seguir algumas imagens de casas modificadas por arquitetos para notar-se como é diferente:

Ele pensará também no seu orçamento, se você disser que pode gastar x, ele vai fazer um projeto econômico. Se você disser que pode gastar 10x ele vai fazer um projeto maior, mas sempre pensando no lado do cliente. Apesar de muita gente por aí falar que arquiteto gosta muito de gastar, isso não é verdade. Vamos pensar na sua economia!

2. FORMAÇÃO

O arquiteto tem uma formação única, como nenhum outro profissional teve, sendo habilitado a unir técnica, criatividade, funcionalidade (ambientes práticos e confortáveis) e estética. Tudo isso gerará ambientes agradáveis, ambientalmente sustentáveis e adequadas às suas necessidades e orçamento.

Falei um pouco sobre a formação do arquiteto e engenheiro nesse texto. Mas basicamente o arquiteto é formado para fazer o projeto de arquitetura e tocar a obra, e o engenheiro para fazer os projetos complementares – estrutural, fundação, elétrico, telefônico e hidráulico – e também tocar obra.

3. AGREGA VALOR AO SEU IMÓVEL

Um bom projeto de arquitetura gera surpresa e admiração nas pessoas, então além de ser bonito, vai ser confortável, funcional e surpreendente para quem entra na casa!!!!

Isso para um novo comprador seria importante, pois valoriza a sua casa no mercado imobiliário – a pessoa pode fazer questão de comprar essa casa e não outra!

4. EVITA GASTOS DESNECESSÁRIOS

Maior qualidade na sua obra e menor custo!!!

Se a obra é pensada por um arquiteto desde o início, o projeto vai ser bem pensado, analisado junto com os clientes e modificado quantas vezes forem necessárias. Somente depois disso será enviado detalhado à prefeitura, aprovado, indo para a obra “redondinho”. Isso evita modificações e conversas com os pedreiros sobre indecisões.

Mostrarei a seguir as etapas de um projeto de arquitetura:

Você já vai construir com os tamanhos dos móveis e eletrodomésticos que serão utilizados em mente, sabendo que eles vão caber na sua casa! Vai saber quantas pessoas caberão em cada ambiente, inclusive com as visitas. Pode ter em mãos exatamente como a casa vai ficar, pois o profissional pode fazer uma maquete eletrônica – imagem parecida com uma foto. Não tem como se arrepender de nenhuma decisão tendo pensado em tudo isso.

Mas existe um fator importante – você deve permitir que o arquiteto participe da sua obra! – No decorrer da mesma pode existir uma vontade de mudar algo, um material escolhido que esteja em duvida (não precisam ser escolhidos necessariamente no momento do projeto);

– Ou o pedreiro ou engenheiro, tia ou vizinha podem dar um palpite;

– Ou um acabamento pode estar sendo mal executado.

UFA, QUANTA COISA NÉ? Por isso é essencial arquiteto participar da sua obra!! Cuidado!

O arquiteto pode também calcular a quantidade de materiais e te fornecer orçamento prévio para programação dos gastos.

5. PERMISSÃO LEGAL

Somente o arquiteto tem permissão legal para aprovar o projeto de arquitetura na prefeitura e no CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo. A partir do projeto de arquitetura surgem todos os complementares sobre os quais falei acima.

EXECUÇÃO DA OBRA

O arquiteto, por vezes em conjunto com os engenheiros civis, podem executar a sua obra, assim como gerenciar os fornecedores de materiais, se responsabilizando pela sua execução juntos aos orgãos legais. Essa responsabilização é feita através de documentos chamados RRTs no CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo – e ARTS no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.

6. CONFORTO

Existem vários confortos que a obra pronta pode proporcionar, todos eles são pensados pelo arquiteto e por nenhum outro profissional:

HIGIENE: relativo à iluminação e ventilação naturais, assim como dimensionamento ideal para cada ambiente;

BEM ESTAR: gosto, cultura, bom aproveitamento dos espaços, dimensões que cabem os móveis e equipamentos;

ECONOMIA: moradias mais simples e baratas, confortáveis e dignas – viver bem;

AMBIENTAL: análise e solução quanto às condições climáticas, acústicas, luminosidade, consumo energético, e até mesmo redução da emissão de poluentes para o meio ambiente.

7. SOLUCIONANDO AS DÚVIDAS GERAIS SOBRE A CONTRATAÇÃO DE UM ARQUITETO

O CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo – fez uma cartilha a respeito dessas dúvidas sobre a contratação dos profissionais. A cultura brasileira nessa área possui essas duvidas frequentes, eu já as ouvi várias vezes. São elas:

OUTROS TEXTOS LEGAIS

Reuni aqui e aqui outros textos legais e mais resumidos sobre o assunto.

Para quem gosta muito de ler, tem um texto legal escrito pelo arquiteto Vila Nova Artigas, autor do projeto do prédio de Arquitetura da USP sobre esse assunto.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *