TIPOS DE PISOS E REVESTIMENTOS PARA A SUA CASA

TIPOS DE PISOS E REVESTIMENTOS PARA A SUA CASA

Olá gente, sou a arquiteta Ana Flávia Martinho e hoje vou escrever sobre alguns tipos de pisos e revestimentos, suas vantagens e desvantagens. Vou começar com os mais comuns e conhecidos – cerâmicos, porcelanatos, granitos e mármores. Depois falarei sobre os menos convencionais mas também interessantes – cimento queimado, ladrilho hidráulico, vinil, epóxi.

Semana que vem posso falar sobre outros se vocês gostarem desse texto e pedirem aqui nos comentários ou no instagram….

Vamos lá!

Te desafio a ler o texto e depois me contar lá nos comentários, quais são os três pisos a seguir:

epoxi
UAUUUUUU!!!! COMO FAZ ISSO? LEIA ABAIXO!

ceramica hexagonal          marmore

1. PORCELANATO X CERÂMICA

O porcelanato é mais resistente em termos de durabilidade do que a cerâmica, na maioria das vezes é mais fácil limpar também. Os dois podem ter juntas secas ou não. Você sabe o que é isso? Junta seca é quando o espaço de assentamento da cerâmica é bem fininho, dando um aspecto mais “limpo” e de continuidade visual ao piso. Veja a comparação nas figuras abaixo:

junta seca
JUNTA SECA – ESPAÇO ENTRE OS PISOS ACENTADOS DE 1 A 3 mm

junta comum   junta comum

JUNTA COMUM COM OU SEM ARGAMASSA PARA VOCÊS PERCEBEREM O ESPAÇO MAIOR ENTRE AS PEÇAS 🙂

Tanto a cerâmica quanto o porcelanato possuem uma infinidade de cores e acabamentos.

O porcelanato pode ter vários acabamentos – acetinado, natural e polido. No caso do polido ele pode imitar uma pedra natural como granito ou mármore; e existem peças maravilhosas no mercado em tamanhos incríveis também, como 1×1 metro ou até maior! Esse fator dá um aspecto todo especial ao seu ambiente, dando mais amplitude, conforto visual e físico!

Existem também porcelanatos que imitam madeira, podendo ser usados em áreas molhadas como banheiro ou cozinha.

PORCELANATO QUE IMITA MADEIRA
PORCELANATO QUE IMITA MADEIRA
PORCELANATO POLIDO
PORCELANATO POLIDO
PORCELANATO ACETINADO
PORCELANATO ACETINADO
PISO EM PORCELANATO
REVESTIMENTO RETANGULAR EM ALTA, CHAMADO DE SUBWAY TILES OU AZULEJOS DE METRÔ, ADICIONADO AO PISO EM PORCELANATO ACETINADO

2. MÁRMORE E GRANITO

Por serem pedras naturais possuem mais resistência e durabilidade do que o porcelanato e também são mais caros. São pesadas e mais espessas do que os pisos acima, então a instalação requer mais cuidados.

Depois de instalado deve ser encerado de tempos em tempos, por isso a manutenção é mais complicada do que a do porcelanato e da cerâmica. Mas a limpeza do dia-a-dia é fácil.

Se estiver com medo de errar nas cores, escolha as mais claras.

O mármore dá um ar de sofisticação ao ambiente! O granito também, mas esse gosto mais para ambientes comerciais.

Leia aqui sobre alguns tipos de pedras de mármore e granito, que podem ser usadas também para bancadas.

3. VINIL

É uma opção muito interessante para reformas rápidas e sem muita sujeira, pois não precisa quebrar nada (se o piso tiver regularizado) e não utiliza argamassa!

Imita a madeira mas por ser feito de PVC e possui alta resistência e limpeza fácil. Não pode ser usado em áreas externas ou aonde pega muito sol ou chuva. É ideal para apartamentos ou parte interna das casas!

vinil

vinil

4. LADRILHO HIDRÁULICO

Essas peças tiveram origem no final do século XIX, e eram feitos em máquinas de prensa. Teve seu auge no modernismo, em meados do século XX. Por isso podemos chamar as peças atuais de “imitação” de ladrilho hidráulico, pois são fabricados no forno assim como as cerâmicas, tendo somente um desenho que imita os antigos.

São muito legais pois dão um desenho divertido ao ambiente, podendo ser orgânicos ou geométricos. Já voltaram a ficar em alta nas obras há algum tempo. Dá um estilo retrô às casas e por isso é legal. Possibilita a liberdade de criação dos arquitetos.

vinil
LADRILHO HIDRÁULICO NA COZINHA E OUTRO PISO NA SALA, OS PISOS DELIMITAM – NESSE CASO – A DIVISÃO ENTRE OS AMBIENTES

5. PISOS E REVESTIMENTOS HEXAGONAIS

Esses já são tendência há menos tempo que os ladrilhos hidráulicos, e eu considero muito interessante em uma obra. Dão também liberdade de criação, podendo compor desenhos abertos com outros pisos quadrados! Veja na foto:

PISO HEXAGONAL
PISO HEXAGONAL COM DESENHO ABERTO PARA OUTRO PISO

Podem ser cerâmicos ou em porcelanato.

HEXAGONAL REVESTIMENTO

Vejam aqui mais exemplos de composições hexagonais!

6. CIMENTO QUEIMADO

Possuem bom custo-benefício. Dão um aspecto rústico que pode ficar interessante com móveis contemporâneos. Pode ficar legal misturados a outros pisos ou revestimentos como ladrilho hidráulico, porcelanato ou hexagonal – compondo por exemplo a divisão da cozinha americana para a sala.

Precisa de juntas de dilatação – um espacinho parecendo o rejunte explicado acima – de um em um metro, mas em ambientes pequenos não são necessárias.

CIMENTO QUEIMADO E MADEIRADO
CIMENTO QUEIMADO E MADEIRADO DIVIDINDO AMBIENTES

7. EPÓXI

Também chamado de porcelanato líquido, é uma massa contínua aplicada ao piso. Ele é realmente é liquido na obra, endurecendo no local, e por isso pode ser feito qualquer desenho que o cliente desejar!

EPÓXI EM UMA COR SÓ, SEM DESENHO
EPÓXI EM UMA COR SÓ, SEM DESENHO

Vou mostrar desenhos maravilhosos a seguir, mas o segredo deles é um adesivo embaixo do piso de epóxi transparente.

EPOXI

EPOXI

Podem-se misturar também elementos naturais com epóxi transparente (bem eu acho que é isso, kkkkkk):

EPÓXI OU PORCELANATO LIQUIDO

EPÓXI OU PORCELANATO LIQUIDO

É feito à base de resina e por isso fácil de limpar pois fica bem lisinho. Não gruda gordura, não trinca e raramente apresenta manchas.

8. PASTILHAS

As pastilhas não estão mais em alta e eu não aconselho colocar em todo o piso ou toda a parede pois os rejuntes sujam bastante e vão acumulando gordura. Sugiro colocar em alguns detalhes como nichos, em uma faixa de piso ou em volta do espelho.

Podem ser de vidro, porcelana ou cerâmicas.

PASTILHAS EM DETALHES MENORES
PASTILHAS EM DETALHES MENORES
PASTILHAS EM DETALHES MENORES
PASTILHAS EM DETALHES MENORES

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *