CASAS CONTEMPORÂNEAS

CASAS CONTEMPORÂNEAS

Olá gente, tudo bem com vocês? Aqui é a arquiteta Ana Flávia Martinho e hoje vamos falar sobre casas contemporâneas! A maioria das pessoas imagina que casas modernas são as construídas atualmente, mas não é! O movimento do modernismo artístico e arquitetônico é do século passado no Brasil. Então as casas modernistas são anteriores à década de 1980. As casas contemporâneas sim, são as casas construídas nos dias de hoje.

Então, como sempre, vou mostrar algumas imagens lindas para chamar a sua atenção para o meu texto! As casas que eu sei a autoria do projeto vou colocar aqui. Se você souber o autor do projeto de alguma casa não nomeado aqui me conte nos comentários por favor.

12
1
Casa de autoria de Lima arquitetos.
Linda volumetria com revestimento em placas de concreto (ou imitando) e esquadrias em metal preto e vidros,
3
Projeto com interessante volumetria valorizando o contraste entre o preto e o branco.

UMA BREVE INTRODUÇÃO

As casas contemporâneas veem de um movimento cultural e de desenvolvimento das tecnologias iniciada nos anos 1980 no Brasil. Se apresenta como uma combinação entre o moderno, o tecnológico e o minimalista na construção. Resume-se em linhas e formas simples na arquitetura tanto interna e externa.

As casas pequenas também podem apresentar uma arquitetura contemporânea, caracterizadas pela otimização dos espaços, uma divisão bem pensada dos ambientes ou até pelo pé-direito – altura do ambiente -duplo.

4
Projeto de Autoria de Padovani Arquitetos.
5
Projeto de autoria do Escritório Lima Arquitetos.

MAIS CARACTERÍSTICAS DAS CASAS CONTEMPORÂNEAS

Vou enumerar as características da arquitetura contemporânea de casas exemplificando com imagens.

  1. grandes janelas de vidro e priorização da ventilação e iluminação naturais.
6
Casa com bastante vidro, priorizando a iluminação e ventilação naturais.

2.formatos mais irregulares ou linhas arredondadas em algumas casas.

7
8
Formato irregular e orgânico, respectivamente.

3. Formatos geométricos valorizando linhas geométricas fortes e grandes volumes na maioria das casas, tanto internamente quanto externamente.

9
Volumetria em destaque em vidro e metal em uma casa de alvenaria.

4. materiais de boa qualidade e mistura de materiais como concreto, metal, madeira.

10
Projeto de autoria de CD Arquitetura, que mistura Concreto , alvenaria e madeira (nas portas). Lindo né?

5. Uso de materiais sustentáveis como teto solar, paredes verdes ou captação de água da chuva.

6. Uso de materiais recicláveis ou sustentáveis, como madeira de demolição;

7. Revestimentos de acabamento de simples, porém de qualidade;

8. Telhados embutidos na maioria dos projetos com platibanda (parede que esconde o telhado), mas nas casas com telhado aparente costuma-se utilizar telhas de baixo impacto ambiental ou design diferente.

FACHADAS

Os projetos das fachadas das casas contemporâneas priorizam grandes aberturas, jogos de volumes e materiais de alta qualidades. Para isso , os volumes são ressaltados para fora da fachada, andares desencontrados – um para a esquerda e um para a direita por exemplo – , os materiais de acabamento para serem destacados podem ter painéis , brises (elementos verticais ou horizontais para diminuir o sol), concreto, metal.

As 4 fachadas das casas , ou mais se tiver, são todas trabalhadas e pensadas com volumetrias e com os elementos citados no paragrafo anterior. No entanto elas não possuem um padrão, sendo a composição plural com mescla de movimentos.

12
Projeto de autoria de Oshiro Arquitetura, com volumetria destacada e a composição entre alvenaria , madeira e vidro! Muito linda!

ÁREAS DE LAZER E SOCIAIS

Os projetos das áreas sociais das casas contemporâneas geralmente as integram não tendo paredes entre uma sala e uma cozinha por exemplo. para isso, o elemento de transição entre uma área externa de lazer e uma área social costuma ser uma porta de vidro deslizante para ela ter a possibilidade de ficar toda aberta quanto os donos da casa receberem visitas.

13

A área externa de lazer das casas contemporâneas é um espaço de relaxamento, o espaço gourmet possui bancadas de pedra, mesas amplas e poltronas confortáveis e atuais. Já nos projetos das piscinas prioriza-se as formas orgânicas – curvas – mas não excluem os formatos com regulares.

14
Formato organico em uma piscina.

GOSTARAM?

Gostaram do texto sobre casas contemporâneas? Então me chame aqui para fazer o projeto da sua casa ou comente aqui abaixo. Conheça também o meu Instagram para ver mais um pouco dos meus projetos ou sobre a minha rotina como arquiteta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *