PASSO A PASSO PARA MODIFICAR SALAS PEQUENAS INCRIVELMENTE

PASSO A PASSO PARA MODIFICAR SALAS PEQUENAS INCRIVELMENTE

Olá pessoas lindas, tudo bem com vocês? Aqui quem fala é a arquiteta Ana Flávia Martinho e hoje resolvi falar sobre UM AMBIENTE que muitos possuem em casa – AS SALAS PEQUENAS.

Com os apartamentos e casas cada vez menores, as salas ficaram prejudicadas. E justamente é o ambiente no qual a maioria das pessoas recebem visitas! Precisamos deixá-lo belo e aconchegante! Darei então um passo-a-passo para deixar o seu ambiente “maior visualmente”.

1. ILUMINAÇÃO

O ambiente de estar e jantar deve ser bem iluminado destacando os móveis, elementos decorativos e paredes, facilitando a convivência. Um projeto de gesso e iluminação pode ser importante.

      

2. CORES CLARAS E ESPELHOS

As cores da maioria dos ambientes deve ser clara, não precisando ser branca ou bege, como a maioria das pessoas sugere. Pode ser em tons sóbrios ou pastéis.

Cor clara em revestimento de tijolinho branco.

Espelhos ajudam a aumentar o ambiente, mas cuidado para não exagerar!

               

3. CORES NOS DETALHES

Objetos como almofadas, mesinhas pequenas, pufes, artesanatos, porta-retratos ou outros podem ser coloridos. Porque não? Dá um tom de alegria e leveza ao ambiente, além de ser inusitado.

4. COR EM UMA PAREDE PEQUENA!

Em uma parede menor da sala, é permitida uma cor mais escura sim! Deve-se pensar primeiro se essa não vai se tornar cansativa com o tempo e se ela vai compor bem com os outros objetos que você tenha ou compre. Com cuidado e bom gosto, é permitido, além de ficar bonito!

5. CUIDADO COM O TAMANHO E A COLOCAÇÃO DA TV

Com a televisão devemos tomar alguns cuidados! Ela não pode possuir tamanhos exagerados em um ambiente muito pequeno! A seguir um desenho que mostra os tamanhos e as distâncias permitidas com relação aos sofás.

Esse equipamento deve ser colocado preferencialmente na parede ou embutida em um móvel. Portanto no momento da obra, instale os fios em uma tubulação por dentro da parede ou instale um painel. Os fios não devem ficar aparecendo!

        

6. SOFÁS POUCOS PROFUNDOS OU RETRÁTEIS

Você tem a sala pequena e foi à loja comprar um sofá? Cuidado! Os que você achar mais bonitos são os que possuem maior profundidade!

Os sofás devem ter no máximo 90 centímetros de profundidade, sendo retráteis ou tendo pufes (próximo item).

7. PUFES NO PROJETO DO MÓVEL DA TV

Os móveis em que estarão os aparelhos de televisão, e todos os equipamentos que a acompanham, podem ser pensados com um espaço para os pufes. Assim, quando você não estiver usando-os, pode guardá-los. Legal né?

8. REVESTIMENTOS COM VOLUMES + ILUMINAÇÃO

Os revestimentos podem ser volumétricos – imitando madeira, com curvas ou desenhos em geometrias diversas. Alguns deles ficam maravilhosos combinados com os móveis da TV e iluminação. Mas cuidado, é muito importante contratar um arquiteto ou design para fazer esse desenho! Veja um exemplo:

9. MESAS NÃO TRADICIONAIS

As mesas devem ser pensadas de acordo com as pessoas que vão utilizá-las. Para que colocar aquela mesona com seis cadeiras se moram somente duas ou três pessoas na casa? 

Aqueles pufes guardados podem ser utilizados na hora que as visitas chegarem. Ou pode-se ter uma ou duas poltronas mais leves em outro ambiente, ou até mesmo na sala, para utilizar nesse momento!

Cadeiras leves também são bem úteis, se atente no momento da compra.

10. CANTO ALEMÃO

Guardei o queridinho da arquitetura de interiores para o final! Os arquitetos estão utilizando muito esse canto pois não precisa utilizar o espaço atrás da cadeira . Não é charmoso, super útil e economiza espaço?

VEJA MAIS SOBRE CANTO ALEMÃO AQUI!

Gostaram? Compartilhem e comentem, SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE! Obrigada! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *