COMO ECONOMIZAR NA SUA OBRA?

COMO ECONOMIZAR NA SUA OBRA?

Olá, tudo bem? Sou a arquiteta Ana Flávia Martinho e hoje vou falar sobre maneiras de economizar no momento de construir. A economia começa no projeto e planejamento da obra e se estende durante todo o processo com pesquisa de materiais e mão-de-obra, assim como economia de alguns itens que vou falar no final do texto.

A seguir alguns exemplos de materiais que possuem um custo menor:

casas com platibanda – elementos que escondem o telhado – têm um custo menor.
tijolos aparentes

PLANEJAMENTO

A primeira forma de economizar antes da obra é através do planejamento. Especifique o valor que você pode gastar para o seu arquiteto e engenheiro e peça um projeto de simples construção. Com ele em mãos pode ser feito um cronograma de obra com todas as etapas da definidas – tempos e valores.

Seguindo o que está detalhado no planejamento a obra pode ser fiscalizada verificando o cumprimento do tempo e custo de cada etapa.

Entra na parte de planejamento analisar os preços de materiais específicos antes da obra e acumular uma reserva de emergências para imprevistos.

Não economize com a aprovação da construção na prefeitura. É melhor aprovar do que levar multa por construção irregular.

INVESTIMENTOS

Quando estiver juntando dinheiro, é proveitoso ir fazendo investimentos de baixo risco ate o momento da sua obra começar.

NÃO TER PRESSA

Se você tem pressa de mudar acaba fazendo tudo de qualquer forma para poder mudar logo. Isso pode prejudicar seus planos e o andamento correto e com custos menores da sua obra.

Sua obra pode ficar mal acabada ou você pode fazer um empréstimos a juros altos só para mudar logo. Isso seria prejudicial.

MÃO-DE-OBRA

Faça sempre orçamento com três construtoras e pesquise preços. Construtoras são importantes porque tem engenheiro na equipe e fazem um planejamento mais detalhado da sua obra com prazos e valores de cada etapa.

Analise também se os prazos e valores de cada etapa estão sendo construídos conforme o previsto no cronograma. Para fazer essa análise você deve estar indo constantemente na obra e observar de perto todos os detalhes.

Muitos textos de blogs indicam fazer a mão-de-obra direto com um mestre de obras e não com uma construtora. Mas eu indico ao contrario pois com um mestre de obras ou pedreiro você pode ter retrabalho que significa refazer uma coisa que ficou mal feita e pagar duas vezes, pode também ter que resolver causas trabalhistas no meio de sua obra ou outros problemas de segurança que podem acontecer.

Então te indico sim contratar uma construtora, mas analise outras obras construídas por ela antes de fechar negócio.

MATERIAIS

Pesquise bastante os preços de materiais e faça planilhas com os preços de cada material para depois decidir onde comprar. Os preços de alguns materiais podem variar muito, como por exemplo metro quadrado de piso ou porcelanato – pode variar entre R$ 50,00 e 200,00.

Depois de uma longa pesquisa negocie grande quantidade de materiais em uma loja só para conseguir um maior desconto na negociação. Outra forma de economizar seria comprando direto dos fornecedores, veja se na sua cidade existem fornecedores diretos dos materiais que você necessita.

Depois de entregue na obra estoque os materiais de forma correta para não estragar e veja se na sua obra vai ter espaço para estocar tudo o que comprou. Se não tiver negocie com a loja para pegar em outro prazo uma parte do material.

Aguarde também os preços dos materiais mais caros abaixarem no decorrer do tempo de sua obra – como por exemplo portas e janelas.

Tanto para mão-de-obra quanto para materiais é muito bom ter dinheiro na mão para negociar pagamentos à vista. Dessa forma você consegue descontos de 5 a 10% em cada etapa da obra ou na compra de materiais.

OUTRAS FORMAS PRÁTICAS DE ECONOMIZAR

 1. ANÁLISE DO SOL NO TERRENO

Analisar com o seu arquiteto onde é a maior incidência de sol e aproveitar essa iluminação de dia pode ser muito eficiente para economizar energia ou pontos de luz pode ser muito interessante.

tipos de clarabóia – iluminação natural pelo telhado.

Além disso prever energia solar na casa para economizar energia no futuro é vantajoso.

iluminação natural com grandes janelas e pé-direito duplo.

2. LAJE

Fazer a casa ou alguns ambientes dela sem laje somente com forro de gesso barateia bastante o preço da construção.

3. PENSAR EM OUTROS TIPOS DE PORTAS

As portas de metal ou de vidro são bem mais em conta que o jogo todo de porta de madeira – portal, alisar e porta. Então vale a pena em alguns ambientes da casa colocar outros tipos de porta.

Vale a pena olhar também outros tipos de portais(onde a porta é instalada e fecha) sendo eles de metal ou outro material que fazem conjunto com a porta em madeira. Pode ser uma opção também na fechar alguns ambientes e deixar para fazer um painel bonito de marcenaria com porta posteriormente.

4. PISOS E REVESTIMENTOS

instalação de piso em cimento.

Alguns tipos de piso são mais em conta que porcelanato ou cerâmica. Um deles é o  concreto alisado o outro é o granilite. Para as áreas externas temos o fulget.

Os revestimentos das paredes podem ser substituídos por cimento queimado, sendo elas resistentes e duráveis; e podem ser usadas em banheiros e áreas molhadas também.

piso em cimento.

5. PAREDES E ELEMENTOS COM MATERIAL À MOSTRA

parede em tijolinho com fiação passando dentro de canos de cobre. piso em cimento queimado.

As paredes construídas em tijolos aparentes são muito bonitas não requerendo muita manutenção. Apesar do tijolinho ser mais caro que o tijolo comum, a economia acontece porque não tem que fazer reboco e pintura, além de possibilitar instalações elétricas aparentes dentro de canos gerando um estilo de arquitetura industrial, que fica descolado e bonito.

As paredes que sobem até as bancadas também podem ser em tijolos ou concreto ao invés de serem de pedra – que costumam ser mais caras.

Além das paredes outros materiais ficam lindo sem os acabamentos como vigas em concreto, vigas metálicas, lajes em concreto, pilares em concreto, estrutura de telhando, entre outros.

elementos em concreto aparente – pilares, vigas e laje. ambiente integrado – sem paredes.

Outra boa tática é investir em ambientes abertos e poucos corredores – quanto menos paredes mais economia, uma sala com dois ambientes aberta para a cozinha por exemplo é uma ótima opção de economia, um quarto sem closet com armário grande ou closet feito somente na marcenaria também seria outra tática.

6. TELHADOS

As telhas em fibrocimento (Eternit) com platibanda são bem mais em conta que as telhas cerâmicas ou de concreto. Então uma casa “caixote” fica bem menos dispendiosa do que uma casa com telhado aparente.

casa com platibanda – elemento que esconde o telhado.

7. MENOS ÁREAS MOLHADAS E PROJETO HIDRÁULICO INTELIGENTE

Quanto menos banheiros , menos gasto com revestimentos e mão-de-obra para a instalação. Se não tiver opção de fazer poucos banheiros invista em um ser atrás do outro ou um próximo do outro para gastar menos com encanamentos.

GOSTOU? COMPARTILHE OU COMENTE AQUI!

Me siga no instagram para mais informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *