ALGUMAS COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CONSTRUIR A SUA CASA!

ALGUMAS COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CONSTRUIR A SUA CASA!

Olá, sou a Arquiteta Ana Flávia Martinho e vou te dar ciência de algumas estratégias  para construir a sua obra com tranquilidade e bom planejamento. Mas antes algumas imagens inspiradoras:

construção da casa
todos direitos reservados ao autor do projeto.
construção da casa

projeto da arquiteta Ana Flávia Martinho
construção da casa
todos os direitos reservados ao autor do projeto.
construção da casa
projeto da arquiteta Ana Flávia Martinho

1. ARQUITETO E ENGENHEIRO SÃO NECESSÁRIOS!

Construir a sua casa é interessante porque comprando um imóvel pronto você não consegue realizar todos os ambientes idealizados. Entretanto muitas pessoas ligam a palavra “obra” ao stress e preocupação. Não precisa ser assim, pode ser uma coisa mais tranquila se você planejar e observar os itens a seguir.

planejamento casa

A primeira coisa que você deve fazer depois de escolher o terreno ideal é contratar um ótimo arquiteto e dizer para ele uma estimativa realista do quanto você pode gastar nessa obra e todas as suas pretensões com a casa. Contratar um engenheiro ou construtora também é fundamental, pois um planejamento e um orçamento estabelecido com rigor é o primeiro passo para uma obra de sucesso.

Para você saber quanto vai gastar na obra as primeiras coisas que deve pensar é o tamanho da casa em metros quadrados e o seu padrão. Depois de fazer o projeto arquitetônico como sonhou dentro das suas possibilidades financeiras, as próximas coisas são os projetos complementares feitos com engenheiro civil – fundação, estrutural, elétrico, telefônico, hidráulico e sanitário – e a documentação necessária na prefeitura da cidade para aprovar a sua obra.

O arquiteto e o engenheiro bem escolhidos vão facilitar muito a sua vida! O arquiteto irá projetar a casa que você deseja dentro do orçamento possível! Isso dará margem para o engenheiro planejar as datas e valores da sua obra com detalhes.

2. PLANEJAMENTO

Saber quanto irá custar cada etapa e a data que cada uma vai finalizar estabelecerá tranquilidades financeira e de tempo. É importante pensar também na época de chuvas da região da construção, pois as paredes com pontos elétricos e hidrossanitários abertas ao tempo são prejudiciais para as instalações. A etapa de colocar o telhado portanto tem que ser antes das chuvas.

Ter noção de quanto vai custar a obra, mesmo com imprevistos, é importante. Desssa forma fica mais fácil negociar com fornecedores e mão-de-obra. No caso da escolha da mão-de-obra temos atualmente o auxílio de aplicativos de prestação de serviços, onde podem ser analisados o perfil de cada profissional e fazer uma comparação entre eles.

3. ETAPAS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA OBRA

3.1. ESTRUTURA

Caracteriza-se como uma das etapas mais importantes. Se for mal executada gera problemas que não podem ser corrigidos pelo resto da vida útil da construção como infiltrações e problemas estruturais.

construção da casa

A estrutura é responsável pela sustentação e estabilidade do imóvel e deve seguir à risca um bom projeto estrutural e de fundações feitos por um engenheiro competente. Portanto, você não pode economizar nessas duas partes – engenheiro e execução da estrutura.

Antes de iniciar a obra, para ser feito um bom projeto estrutural deve ser feita uma análise no solo nomeada de SONDAGEM. Isso ajuda ao engenheiro verificar exatamente a quantidade de estrutura que deve ter na sua obra.

Dentro da estrutura tem quatro itens que podem ser separados para você entender melhor: fundação, pilares, vigas e lajes.

Materiais utilizados nessa etapa: areia, blocos de concreto, cimento, vergalhões, pregos, escoras, argamassa, brita e formas de madeiras. Além de estruturas de ferragens, fios e pedras.

– FUNDAÇÃO

É a estrutura construída no solo. Se for bem executada evita problemas como rachaduras e infiltrações que não podem ser corrigidas de forma definitiva depois da casa pronta. Só serão corrigidas de forma paliativa e voltarão a aparecer com o tempo.

– PILARES

Os pilares são estruturas verticais – “em pé” – repassam o peso das vigas e lajes para a fundação.

– VIGAS

As vigas são estruturas horizontais – “deitadas” – se apoiam nos pilares e transferem o peso das lajes e outros componentes acima dela (como telhados, caixas d’água ou outros pavimentos) para os pilares.

construção da casa

– LAJES

Pavimento de superfície plana e horizontal – o “teto” de cada pavimento. Recebe as cargas do projeto ou do telhado somente e as transfere para os outros elementos citados acima.

3.2. ALVENARIA

Com a execução da alvenaria a casa e os ambientes vão tomando forma e você começa a ver o seu sonho a se realizar! Aqui você tem noção espacial dos seus ambientes, sendo que quando pintar eles “aumentam” de tamanho aos seus olhos.

construção da casa

São formadas pelas paredes e muros das edificações ou outros elementos construídos por tijolos, pedras, alicerces. As paredes podem ser de tijolos convencionais ou estruturais.

Deve-se tomar cuidado no momento de instalar os pontos elétricos, hidráulicos e sanitários. Eles não podem ficar muito tempo sem telhado ou cobertura pois podem ser degradados com chuva ou sol.

Materiais utilizados nessa etapa: cimento, tijolos, areia, blocos de concreto, argamassa, vergalhões, tubos de PVC, quadro de distribuição, reboco e caixas de luz. Além de fios de instalação, materiais elétricos e hidráulicos dos mais variados tipos.

3.3. COBERTURA

É o telhado da casa e a protege das alterações climáticas – chuva, sol, entre outros – e também ajuda no conforto térmico.

Existem vários tipos de coberturas mas os principais para residências no Brasil são telhas cerâmicas , telhas em concreto – imitam as cerâmicas – ou telhas de fibrocimento – popularmente conhecidas como Eternit. Você economizará se construir com telhas de fibrocimento escondidas por platibandas, em que as casas são conhecidas também como casas “caixote”.

estrutura básica de telhado em telha cerâmica ou de concreto.

Essa etapa tem também a instalação da caixa d’água que deve estar de acordo com as normas da prefeitura e do projeto de estrutura que deve prever o peso da mesma.

Materiais utilizados nessa etapa: telhas, calhas e rufos, pregos, madeira, cimento, manta térmica, arame, vigas, caibros, vergalhões e a caixa d’água.

3.4. ACABAMENTOS

Deveria ser a parte mais gostosa da construção! Devido a possibilidade da casa ir tomando a forma que seria nos seus sonhos, com cores e materiais finalizados. É a fase da pintura, instalação de bancadas, cubas, vasos sanitários, pisos e revestimentos.

Mas pode ser a mais estressante também se o seu dinheiro acabar e se a obra tiver tido muitos problemas com mão -de -obra ruim, arquitetos e engenheiros preocupantes. Então não economize em pessoas, economize em materiais e negociações.

Materiais utilizados nessa etapa: argamassa, gesso, lixas, interruptores, fechaduras, lâmpadas, rejunte, azulejos, pisos, janelas, esquadrias, tinta, pincéis, rolo de pintura e decoração.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Gostou do texto? Me siga no instagram para ter dicas diárias para a sua obra ou reforma.

Para saber mais sobre o assunto leia também esse texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *