LINDAS IDEIAS PARA CONSTRUIR A SUA EDÍCULA!

LINDAS IDEIAS PARA CONSTRUIR A SUA EDÍCULA!

Olá gente! Tudo bem com vocês? Hoje vamos falar sobre edículas, que significa “pequena edificação” podendo ser uma casa, templo ou santuário. Em algumas regiões do Brasil é também conhecida como “meia água”. Geralmente é construída no fundo do terreno e independente da casa. Pode servir para abrigar quartos separados da casa, churrasqueira, espaço para estudo, oficina, área de serviço, entre outros que a pessoa que for construir necessitar.

Antes de começar a escrever mais sobre edículas, vou mostrar belas imagens dessas construções para vocês:

Antigamente essa edificação isolada era alugada como fonte de renda ou usada como oficina/ casa de trabalho. Atualmente no Brasil pode ser usada com diversas funções: casa de hóspedes, área de lazer, área gourmet, churrasqueira, espaço para estudos, apoio a casa principal, entre outros.

Possui a grande vantagem de separar quaisquer uma dessas funções do funcionamento da casa. Para isso, em muitas casas a edícula tem entrada independente com relação à edificação principal.

PARA PENSAR ANTES DE CONSTRUIR:

No entanto, se for pensar em construir uma edícula, deve-se analisar o tamanho do terreno antes pois essa nova edificação deve ser aprovada na prefeitura. Para isso, a soma da área térrea da casa e edícula deve ocupar a porcentagem de terreno máxima que a prefeitura da cidade exige.

Deve-se calcular também na estrutura e fazer o projeto de arquitetura. Além disso a edificação deve ser impermeabilizada desde a fundação para evitar umidade no futuro.

TIPOS DE EDÍCULAS:

1. OUTRA CASA

A proposta dessa edícula é fazer quartos independentes da casa principal com banheiro e uma pequena cozinha, adicionando outros ambientes se você quiser. É ideal para receber hospedes!

2. APOIO PARA A ÁREA DE PISCINA

Nesse caso a edícula vai dar uma área de descanso e sombra ao lado da piscina, variando com as necessidades de quem for construir.

3. CONVÍVIO SOCIAL

Área para receber visitas e interagir com as mesmas sem interferir no funcionamento da casa principal. Muito interessante para não sujar, bagunçar ou atrapalhar pessoas que estejam na casa principal.

4. OFICINA

Quando o dono da casa for artesão, construtor de algum produto ou mexer com mecânica, pintura e outras atividades relacionadas; esse tipo de edícula é muito interessante. Melhor ainda se for uma atividade que faz barulho.

5. ESCRITÓRIO OU SALA DE ESTUDOS

Muito legal para ficar distante da casa principal e se concentrar nessas atividades, ainda mais se for preciso silêncio. No caso de ser escritório para atendimento de clientes, a entrada independente da casa é muito importante!

6. DEPÓSITO OU ÁREA DE SERVIÇO

Existem famílias ou pessoas que preferem esses ambientes um pouco distantes da casa. Nesse caso, essa é uma ótima opção.

7. CHURRASQUEIRA OU ÁREA GOURMET

Esse é o caso mais conhecido para edículas e à ele é sempre adicionado a reunião de pessoas, podendo ser o caso de unir com algumas das funções acima como : construção de quartos, apoio à piscina, convívio social.

Nesse caso temos algumas sugestões para a arquitetura de interiores:

– Usar os móveis, bancadas e churrasqueira em posições que as pessoas possam contemplar a natureza ou a arquitetura da casa principal;

– Abuse de aço, cerâmica e porcelanato pois eles facilitam a limpeza;

– Pedras naturais ou imitação das mesmas nas paredes deixam o ambiente despojado;

– Agregue paisagismo para embelezar ainda mais o ambiente;

– Os pergolados são ótimos elementos para compor a arquitetura da edícula.

8. LOFT COMO MORADIA PROVISÓRIA

São feitos no caso de casais que precisam de tempo para juntar um dinheiro para construir a casa principal, constroem uma edícula como loft – lugar com um quarto, banheiro uma sala e cozinha – para moradia provisória.

ALGUNS PROJETOS MEUS DE EDÍCULAS

Os projetos a seguir são meus (arquiteta Ana Flávia Martinho) de edículas, um é em uma chacara e outro em uma casa em lote normal como apoio à piscina.

O PROJETO ACIMA É EM CHÁCARA NA FRENTE DE UM LAGO.

Temos mais dicas para a sua edícula ficar ainda mais bonita! Pergunte-me como clicando aqui! Sou arquiteta, meu nome é Ana Flávia Martinho, conheça o meu Instagram e site. Obrigada!

2 comments

Olá Ana Flávia!como faço pra conseguir um projeto de uma edícula simples com vc? Tenho terreno na roça de 500 metros quadrados.gostaria de fazer algum simples,mas bonito lá, queria fazer ,2 quarto 2 banheiro e uma cozinha bem grande mas queria um conceito aberto,com portas grandes.poderia me ajudar? Aguardo seu contato.obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *