COBOGÓS OU ELEMENTOS VAZADOS – VOCÊ SABE O QUE É?

COBOGÓS OU ELEMENTOS VAZADOS – VOCÊ SABE O QUE É?

Olá, tudo bem com vocês? Sou a arquiteta Ana Flávia Martinho. Hoje vamos falar sobre COBOGÓS ou ELEMENTOS VAZADOS – elementos que dão um toque de arte à sua construção! Fique comigo, você vai gostar bastante de pensar nele na sua futura construção ou reforma!

Cobogós ou Elementos vazados são lindos e permitem a passagem de luz e ventilação ao seu ambiente, muito importante em construções Brasileiras, que precisam de soluções térmicas para o clima quente na maior parte do ano! São elementos do tamanho aproximado de um tijolo que podem dividir ambientes internos e externos e causam efeitos de luz e sombra maravilhosos.

Para que isso seja exemplificado vou mostrar os exemplos mais charmosos que achei:

Variado do Muxarabi, elemento da arquitetura árabe, o cobogó foi criado no nordeste brasileiro em fins da década de 1920 e possui o nome derivado do sobrenome dos seus tres criadores: Amadeu Oliveira COimbra, Ernest August BOeckman e Antonio de is.

Entretanto, nas décadas de 30 e 40 ficou meio negligenciado nas construções voltando com tudo em 1950 e muito usado em Brasília posteriormente! Para você ficar interessado vou contar mais detalhes da história dos cobogós no fim desse texto! Pois o importante agora é falar do material no momento atual da arquitetura.

1. MUITAS POSSIBILIDADES!

Nas décadas iniciais de sua fabricação, podiam ser industrializados somente em concreto. Atualmente o cobogó ou elemento vazado pode ser industrializado em argila, cerâmica, louça e madeira; criando diversas possibilidades na arquitetura inclusive em cores.

Os fabricados em concreto e argila podem ser pintados na obra com pistola de tinta, personalizando o seu ambiente!

Podem ser usados dentro das edificações para dividir ambientes ou na área externa, mantendo a ventilação e diminuindo a incidência de sol sem bloqueá-la. Causa efeitos “rendados” de luz e sombra do sol nas paredes e piso de forma espetacular! A medida que o sol vai se movendo em relação a sua casa essa luz vai se transformando. Veja exemplos:

Ainda com relação a iluminação e ventilação, o cobogó ou elemento vazado proporciona economia energética ao seu ambiente , pois por manter a ventilação e diminuir a incidência do sol, sem retirá-la, evita muitas vezes a precisão do ar condicionado.

Acima a imagem de cobogós como são fabricados. São instalados da mesma forma que tijolos – um em cima do outro e um ao lado do outro.

2. USO EM FACHADAS

Quando usadas em ambientes externos, valorizam muito as fachadas, dão um ar brasileiro para as edificações. Veja alguns exemplos:

Os usos em fachadas foram muito difundidos em Brasília nas décadas de 1960 e 1970, usados pelo arquiteto Lúcio Costa – profissional famoso que projetou o Urbanismo da Capital Federal do nosso país!

Os arquitetos do estilo arquitetônico modernista brasileiros também projetavam usando muito o Cobogó ou elementos vazados. Um edifício de grande porte que exemplifica isso é o Conjunto Residencial Pedregulhos.

Veja aqui construções interessantes feitas com a integração dos cobogós.

3. USO EM AMBIENTES INTERNOS

Já nos ambientes internos, causa um efeito inusitado, pois muitas pessoas não pensam em cobogós na modificação ou projeto de casas! Graças a Deus os arquitetos pensam! E assim tornam os ambientes diferentes do que acontece na maioria das vezes. Nos ambientes internos o uso do cobogó proporciona a passagem da luz e a divisão dos ambientes!

No entanto, os cobogós ou elementos vazados não possibilitam ligações elétricas e hidráulicas. Se Você quiser fazer isso tem que colocar uma parede normal de tijolo integrada e colocar a iluminação, tomada ou torneira na parede em alvenaria.

Veja nesse site cobogós diferentes dos mais conhecidos!

4. HISTÓRIA INTERESSANTE DOS COBOGÓS

O cobogó ou elemento vazado é uma criação brasileira! Foi pensado em 1929 no nordeste por três engenheiros já citados acima! Mas quem amou mesmo foram os arquitetos!!! rsrs…

Voltando a história, esses elementos foram criados em concreto com o intuito de melhorar o conforto térmico (referescar) das casas nordestinas. Mas ele foi inspirado nos Muxarabis – ícones da arquitetura árabe feitos em madeira por artesãos.

Esses muxarabis possuem uma história interessante: eram treliças em madeiras instalados em janelas e sacadas para que as mulheres não fossem vistas das ruas. Isso porque segundo a religião árabe da época “As formas de Alá não poderiam ser jamais alcançadas pelas mãos humanas, o que seria uma ofensa!”. Esses elementos foram aperfeiçoados pelos artesãos com formas geométricas e arabescos.

Já no Brasil em fins da década de 1920, os cobogós foram feitos em peças do tamanho aproximado de um tijolo em concreto para serem sobrepostos uns aos outros nas obras. Mais ou menos assim a peça:

Do meio da década de 1930 e 1940, foram negligenciadas na arquitetura brasileira sendo usadas somente em áreas de serviços e banheiros. Mas na década de 1950 foi popularizada e muito usada nas construções, assim como nas décadas subsequentes.

Foi muito usada na arquitetura modernista e o ápice foi na construção de Brasília, muito usada nos conjuntos residenciais pelo arquiteto Lúcio Costa e outros.

Hoje é feita em outros elementos – cerâmica, argila e louça – em diversas cores e formatos, sendo usadas também dentro das residências para dividir os ambientes!

5. QUER FAZER NA SUA CASA NOVA OU REFORMA?

Quer fazer na sua casa ou reforma? Me pergunte como! Me chame clicando aqui e vamos conversar sobre esses elementos vazados na sua casa! Pense em um ambiente que pensou em colocar e me chame!

Veja aqui meu instagram só de casas inspiradoras para um dia construir ou reformar a sua. Veja também o meu site e me conheça melhor!

Agora vamos ver mais imagens de Cobogós ou Elementos vazados!

4 comments

Ana Flávia..Boa noite meu quarto e muito abafado, por que é enfrente da sala de está. E tem uma janela para a sala de está Então por isto que é abafado. Ser que eu coloca se os cobogós ele vai ficar mais ventilado…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *