POR QUE COLOCAR UM PERGOLADO NO SEU QUINTAL?

POR QUE COLOCAR UM PERGOLADO NO SEU QUINTAL?

Olá gente, tudo bem? Apresentarei a pérgola ou pergolado e mostrar os motivos para usá-lo no seu quintal ou chácara! Mas antes de mostrar os motivos e formas que esse elemento pode ser construído vou evidenciar a importancia de fazer o projeto com arquiteto! Se você fizer por conta própria ele vai parecer simplesmente “jogado” no quintal, sem proporção com o ambiente, sem ligação com a casa e os outros elementos do quintal; e por isso ficará desconfortável inclusive visualmente!

Antes de escrever o texto vou mostrar algumas imagens de inspiração para os meus queridos leitores:

Vou começar contando que a palavra “Pérgola” vem do latim ‘Pergula’ que define cobertura protetora. Passando para a história, era muito usada na Itália antiga – século XVII – nas plantações de uva pois essas plantas são trepadeiras e precisam de um apoio para crescer. Entretanto nos séculos 18 e 19 caíram em desuso, voltando a estar em alta nos séculos 20 e 21.

Passando para as definições, a estrutura do pergolado ou pérgola é um sistema de vigas modulares usados em áreas externas – podendo ter pilares ou estar em balanço (sem suporte de pilares de um dos lados). Esse elemento valoriza jardins, áreas de lazer, varandas, fachadas, corredores.

Pode ser construído com diversos formatos e materiais como ferro, aço, madeira, bambu; e coberto com vidro, bambu, cortinas, telha transparente ou o que a criatividade permitir!

O pergolado proporciona vantagens para o seu ambiente: sombras interessantes e em muitos casos confortáveis, pode servir de apoio a trepadeiras e; se for projetado para gerar sombras maiores reduz o impacto da radiação solar e preserva a mobília externa.

A partir de agora vou mostrar algumas configurações de pergolados:

1. COBERTO COM VIDRO OU POLICARBONATO

Para cobrir o pergolado existem as alternativas vidro ou policarbonato. Quando translúcidos geram claridade e transparência ao ambiente, proporcionando um ambiente descolado e com contraste interessante entre os materiais. Primeiro vou falar das vantagens e desvantagens do vidro e depois vou compará-lo com o policarbonato.

O vidro tem as seguintes vantagens:

  • difícil de quebrar;
  • gera economia de energia pois permite a entrada de luz natural;
  • o ambiente fica descolado com arquitetura inesperada;
  • impressão de espaço maior – ampliação visual;
  • melhor visibilidade do céu, tanto durante o dia quanto a noite;
  • baixo custo de manutenção;
  • praticidade de instalação (se as madeiras forem lisas);
  • durabilidade alta.

No entanto as desvantagens do vidro são:

  • Material caro – o minimo permitido é o vidro de dez milimetros;
  • o espaço fica mais quente pois o vidro esquenta;
  • baixo isolamento acústico – a chuva vai fazer mais barulho por exemplo;
  • Limpeza tem que ser constante.

O policarbonato – material formado por carbono, ácido e bisfenol – é mais vantajoso que o vidro pelas seguintes razões:

  • é duzentos e cinquenta (250) vezes mais resistente que o vidro;
  • pode ser curvado a frio na obra;
  • no custo final da obra se torna mais barato porque é mais leve e gasta menos estrutura.

No entanto, o cuidado para limpar o policarbonato deve ser maior pois ele risca e o vidro não.

2. PERGOLADO EM METAL

O pergolado pode ser também em estrutura metálica, sendo essa mais rápida para construir. Ela tem diversas possibilidades, inclusive de pinturas eletrostáticas e de fechamento automático. Também podem ser feitos brises na cobertura do pergolado que são fechados ou abertos.

Misturados com madeira as vigas metálicas ficam muito bonitas! Pode-se fazer diversas configurações dependendo da criatividade do arquiteto e disponibilidade dos instaladores!

3. COBERTURA COM BAMBU

Com bambu fica maravilhoso também, mas passa a chuva, seria um elemento somente para sombreamento e conforto em dias de sol. Pode ser unido a plantas trepadeiras gerando ainda mais frescor!

4. ESTRUTURA BRANCA

A estrutura do pergolado pintada de branco dá um charme especial e um toque clássico ao ambiente! Acho bem interessante! Mas possui a desvantagem de ficar encardida com o tempo.

5. FORMATOS INUSITADOS

Pensar o pergolado em um cantinho ou com formatos curvos, triangulares, assimétricos pode causar uma surpresa em que chega. Olha só esses estilos:

GOSTARAM?

GOSTARAM? Então comente aqui embaixo ou vamos pensar em transformar o seu quintal para passar esse período em casa (quando escrevi esse texto estávamos em quarentena pelo CoronaVírus) mais feliz! Me chame no WhatsApp ou visualize meu site ou Instagram!

Vou mostrar aqui um artigo que evidencia como é importante unir o projeto de uma casa com a natureza através de pergolados e jardins.

6 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *