ARQUITETURA NEOCLÁSSICA – VOCÊ SABE COMO É?

ARQUITETURA NEOCLÁSSICA – VOCÊ SABE COMO É?

Olá gente, tudo bem com vocês? Aqui é a arquiteta Ana Flávia Martinho e hoje vou falar a respeito de um estilo arquitetônico muito particular apreciado por algumas pessoas – a arquitetura neoclássica!

A arquitetura neoclássica é imponente e busca as características da antiguidade clássica grega e romana. Possui elementos não usados na arquitetura contemporânea – a que a gente falou no texto anterior – como arcos, frontões, pilares com secção circular, simetria nas formas, cores claras, sóbrias ou neutras, entre outros que falarei a seguir.

Antes de chegar na arquitetura neoclássica das casas, vou explorar um pouco da história desse estilo para mostrar como chegamos até aqui.

Mas antes vou mostrar umas imagens para inspirar vocês:

Elementos horizontais na cobertura e pilares decorados.
Grandes colunas com frisos para destacar a entrada do edifício.
Porta em detaque com arco e janelas quadriculadas , dando um “ar” clássico.
elementos horizontais no telhado e cor cinza (neutra e sóbria).

BREVE HISTÓRICO

O estilo arquitetônico neoclássico surgiu para se contrapor aos estilos Barroco Tardio e Rococó (engraçado esse nome né? clique aqui para saber mais sobre ele).

O estilo arquitetônico Neoclássico surge após a Revolução Francesa (1789), coincidindo com o início da Revolução Industrial e no contexto do Iluminismo – a “Era da Razão”.

Se intensificou até 1830 e foi difundido por todos os países Ocidentais influenciando com mais intensidade as arquiteturas russas, dos Estados Unidos e América Latina. A seguir dois exemplos de edifícios dessa época:

Grand Théatre Bordeaux – 1780. Lindo não é?
Holkman Hall – Norfock. Esse elemento curvo no teto é chamado CÚPULA e no final do texto falaremos sobre ele.

SÉCULOS XIX E XX (19 E 20)

No século XIX a arquitetura neoclássica sofreu influencias do Neogótico e do Neo-Renascimento, do Neo-Barroco e Neo-Romantico. Era a era de Napoleão Bonaparte e da Revolução industrial , gerando novas oportunidades para desenvolvimento, principalmente na Inglaterra.

Surgiu então a Arquitetura Napoleônica e o Classicismo. Na Segunda metade do século XIX o Neoclassicismo tornou-se o estilo arquitetônico dos estados enriquecidos com a industrialização.

Town Hall Leeds

Na primeira metade do século XX a arquitetura Neoclássica foi utilizada em diversos países e com mais intensidade nos Estados Unidos, Itália e Alemanha.

No século XX o estilo Neoclássico se fundiu com o Ecletismo e passou por um período grande de tempo, e por isso foi simplificada. Ficou mais intensa no final dos anos 1970. Foi definida então como arquitetura Monumentalista.

Igreja de São Vicente em Paris

ESTILO NEOCLÁSSICO RESIDENCIAL ATUAL

O estilo arquitetônico neoclássico nos dias de hoje oferece elegância e “ar de realeza” aos ambientes, combinando materiais nobres e riqueza de detalhes.

COMO PENSAR EM UMA CASA EM ESTILO NEOCLÁSSICO:

Vou listar aqui algumas características do estilo arquitetônico neoclássico atualmente:

LINHAS RETAS E SIMETRIA

As casas neoclássicas destacam as linhas retas e simétricas. Mas isso não representa monotonia, para isso não acontecer são trabalhadas nos elementos lineares alturas diferentes ou profundidades diferentes.

edifício simétrico, com os mesmos elementos de um lado e de outro com relação ao eixo.
Volumetrias lineares associadas em várias alturas e profundidades.

TONS CLAROS, SUAVES E PASTÉIS

Use tons claros, suaves e pastéis – como branco, cinza, bege ou dourado claro. As cores que se destacam dessas estarão somente emdois lugares: jardins ou esquadrias – janelas e portas. O restante da edificação tem cores uniformes.

USO DE COLUNAS

As colunas são os grandes destaques nessas edificações – tornando-as imponentes. Podem ser de secção circular ou quadrada com detalhes em sua base ou topo.

Podem ser um detalhe da edificação destacando uma porta de entrada, janela, varanda ou ambientes externos.

Elas podem ser mais finas ou mais espessas, dependendo das decisões que o arquiteto tomar.

USO DE FRONTÕES TRIANGULARES

Frontões triangulares são elementos que destacam portas, janelas ou até mesmo uma fachada maior. Ele cria uma certa quebra no aspecto retilíneo da edificação. Veja um exemplo:

Esse elemento triangular é um frontão. Ele pode ser usado acima das esquadrias – portas e janelas – ou ser usado grande na fachada para esconder um telhado por exemplo.
Frontão na Pinacoteca de São Paulo. Esse edifício é mais antigo – só coloquei aqui para exemplificar o frontão.

USO DE ARCOS

Os arcos também podem ser lindos destaques na arquitetura Neoclássica. Eles podem ser em portas, janelas ou podem destacá-las. Podem ser também um pórtico – elemento destacado de passagem.

Arcos nas janelas.

USO DE ESCADAS

As escadas com somente alguns degraus podem dar uma monumentalidade à residência. Essa escada pode ser com um mármore que dê um aspecto mais nobre à residência. Uma rampa também pode fazer esse papel , só que com menos intensidade.

escada na entrada da casa, dando um aspecto monumental.

ILUMINAÇÃO

A iluminação vai destacar todos os elementos da arquitetura Neoclássica e vai aumentar a sensação de grandiosidade e a simetria da estrutura.

Iluminação destacando a arquitetura.

MURO

No muro podem ter elementos da arquitetura neoclássica, não quebrando o padrão da residência! Podem ser colocadas algumas colunas o estilo da casa por exemplo, ou iluminação ou arcos.

OUTROS ELEMENTOS:

  • plantas baixas e regulares, geométricas e simétricas;
  • uso de materiais nobres como mármores, granitos, outras pedras e madeiras ;
  • uso de cúpulas (todo teto ou arremate que possua a forma de uma semi-esfera);
Cúpula.
  • uso de abobadas (Construção curvada que, feita com concreto, pedras e tijolos bem firmes e apoiados, assume a forma de uma cobertura: abóboda de uma catedral)
  • uso de balaústres (pequeno pilar empregado geralmente com outros e unido a eles por uma laje ou corrimão para formar um apoio ou uma grade)
Balaústres.
  • janelas quadriculadas ou com curvas.
Esquadrias – portas e janelas – com detalhes quadriculados.
  • elementos metálicos com detalhes nas fachadas como parapeitos em varandas.
parapeito metálico com detalhes nas varandas e porta com detalhe curvo.

GOSTARAM?

Então gente, gostaram? Comentem abaixo. Tentei fazer um panorama histórico para vocês entenderem de onde vem o estilo arquitetônico neoclassico. Muitas pessoas gostam desse estilo! Vocês gostam?

Estou fazendo um projeto nesse estilo e assim que ficar pronto mostro aqui para vocês!

Conheçam melhor o meu trabalho no Instagram ou me chamem aqui se precisarem de um projeto de arquitetura e interiores! Obrigada!

5 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *