ESTILOS ARQUITETÔNICOS DE CASAS – QUAL É O SEU PREFERIDO?

ESTILOS ARQUITETÔNICOS DE CASAS – QUAL É O SEU PREFERIDO?

Olá gente, tudo bem com vocês? Voltei a escrever no blog! Para quem não me conhece ainda, sou a arquiteta Ana Flávia Martinho, veja aqui meu Instagram e me conheça melhor!

Hoje irei falar sobre estilos arquitetônicos relacionados a projetos residenciais. Vou abordar os mais conhecidos no Brasil e antes de começar mostrarei algumas lindas imagens para inspirar vocês! Pensem em como você quer a sua casa e depois me conte nos comentários aqui embaixo!

Casa em estilo
arquitetônico contemporâneo.
Casa em estilo arquitetônico contemporâneo.
Casa em estilo arquitetônico minimalista! Amooo!
Casa em estilo arquitetônico contemporâneo.

Casa em estilo arquitetônico minimalista! Amooo!

Inicialmente, me sinto na obrigação de falar que no Brasil os estilos arquitetônicos apresentam-se misturados pelo fato das pessoas construírem muitas vezes sozinhas ou com mestre de obras, então culturalmente vai tudo se misturando e as casas vão ficando sem “estilo arquitetônico definido”. Mas aqui vamos falar das casas que tem estilo arquitetônico definido.

Vou falar de alguns estilos e nos próximos textos do blog gostaria de aprofundar alguns deles.

1. ESTILO CLÁSSICO

Para entender o estilo neoclássico usado atualmente , precisamos visualizar o estilo arquitetônico clássico. Originário da antiguidade, principalmente romana, com pilares e vigas ornamentados. Alguns exemplos de ornamentos e edifício mostrarei a seguir.

EXEMPLOS DO ESTILO CLÁSSICO – ORNAMENTOS NO ALTO DOS PILARES:


GRANDE EXEMPLO DA ARQUTIETURA CLÁSSICA, O Parthenon foi erigido sobre um templo do século VI a.C.,
construído com mármore branco do Monte Pentélico, foi concebido para abrigar a imagem de ouro e marfim de Atena Parthenos, uma colossal estátua de doze metros de altura.
As ruínas dele ainda existem.
UM DOS ÚNICOS EXEMPLOS DA ARQUITETURA CLÁSSICA BRASILEIRA –
Casa das Rosas , 1935 – Avenida Paulista, São Paulo – Arquiteto Ramos de Azevedo

1.1. ESTILO NEOCLASSICO

O estilo arquitetônico neoclássico em residências é uma releitura do clássico. Possui menos ornamentos, para isso os elementos que os substituem eles são os pórticos , os arcos, os pilares trabalhados, vigas com detalhes, entre outros.



Casa com pórtico em volta da porta de acesso principal.
Pilares altos para dar aos lados da porta principal para dar o ar austero da arquitetura clássica.

2. ESTILO COLONIAL BRASILEIRO

Também chamada em alguns casos de Vernacular, é a arquitetura brasileira localizada no tempo entre o descobrimento em 1500 até 1822. Esse estilo arquitetônico possui influencias barroca, rococó e renascentista.

Um site muito legal para ver essas casas coloniais antigas com referencias históricas é o https://saopauloantiga.com.br/.

Alguns exemplos dessas casas coloniais:

3. CASAS COLONIAIS

Inspiradas no estilo colonial , são as casas “de campo” modernas,
aparentando aconchego e conforto maiores . Esse estilo arquitetônico possui basicamente: telhas cerâmicas, revestimento em pedra ou paredes de tijolinho, , e geralmente, possuem esquadrias de madeira.

4. ESTILO MODERNO

Muitas pessoas nominam o estilo moderno como o estilo usado atualmente, mas não é! O estilo modernista surgiu no Brasil no século XX , começando a ser usado com mais frequência nas décadas de 1950 e 1960, com Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi e outros arquitetos brasileiros.

Possui grande influência mundial de Mies van der Rohe, com a frase que ele criou: “menos é mais” , que ficou famosa em muitos outros setores fora da arquitetura.

Esse estilo arquitetônico preza pela simplicidade e aversão a adornos e ornamentos, linhas geométricas bem marcadas e retas, espaços verdes em volta ou dentro das casas, janelas lineares, pilares invisíveis ou de seção circular, aparência limpa, espaços integrados e funcionalidade dos ambientes.


A Casa das Canoas (RS) projetada pelo e para o próprio arquiteto Oscar Niemeyer entre 1950 e 1954 .

A Casa das Canoas (RS) projetada pelo e para o próprio arquiteto Oscar Niemeyer entre 1950 e 1954 .

Um exemplo icônico do modernismo é a Casa Farnworth, de 1951, construída em Ilinois, nos estados Unidos e projetada por Mies Van der Rohe.

Casa Farnworth, projetada por Mies Van der Rohe.

Um exemplo brasileiro também famoso é a Casa de Vidro, construída pela e para a arquiteta Lina bo Bardi, na Vila Morumbi em São Paulo.

Casa de Vidro, construída pela e para a arquiteta Lina bo Bardi.

5. MINIMALISMO

Surgiu também no século XX, esse estilo arquitetônico é o que o próprio nome diz, possuindo o mínimo de elementos possíveis. Caracteriza-se pelo estética mais clean e simples, as linhas devem se destacar nas extremidades dos volumes, o espaços são mais abertos e integrados, a obra é mais funcional pois não possui objetos desnecessários, priorizando a neutralidade e só o essencial. Já nos ambientes internos destacam cores neutras com objetos em tons mais fortes.



6. ESTILO CONTEMPORÂNEO

É arquitetura mais comum nos dias atuais, vem do final dos anos 80 até hoje. Muitas pessoas confundem com o moderno, mas o moderno é de um tempo atrás, então já é antiga. O estilo arquitetônico contemporâneo engloba a estética e técnicas atuais, no entanto faz a releitura de estilos e tendências passadas, priorizando materiais como mármore, madeiras, vidro, concreto, metal, tijolo, pedras, a iluminação natural e o projeto paisagístico compondo com a arquitetura.

Um exemplo muito famoso da arquitetura contemporânea é a Casa Paraty, na cidade de Paraty no Rio de Janeiro, projetada pelo Arquiteto Marcio Kogan:

7. ESTILO AMERICANO

Esse estilo arquitetônico não é muito usado no Brasil , mas muitos brasileiros gostam por ser muito famosa em filmes e séries que mostram essa arquitetura como “Irmãos a Obra” do netflix.

Possui telhado aparente, geralmente mais inclinado do que se usa aqui no Brasil. Os materiais construtivos são muito diferentes dos nossos conhecidos, usa-se madeira para as paredes e telhados sem ser cerâmico e eternit. As portas, janelas e elementos que compõem as fachadas são muito trabalhadas.

E aí? o que você achou?

Você gostou de conhecer mais sobre os estilos arquitetônicos? Quer fazer a sua casa em qual estilo? Vamos fazer me procure para uma conversa informal sobre isso clicando aqui ou comente abaixo! Muito obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *