PORQUE É IMPORTANTE PENSAR NA ARQUITETURA COMERCIAL EM LOJAS DE ROUPAS?

PORQUE É IMPORTANTE PENSAR NA ARQUITETURA COMERCIAL EM LOJAS DE ROUPAS?

Olá gente! Tudo bem com vocês? Hoje vou falar sobre a importância da arquitetura comercial para lojas de roupas. A arquitetura comercial auxilia no conforto dos clientes, na atração dos mesmos; e em transmitir o marketing e os valores da sua marca. Por esses motivos ela é importante, e traz maiores lucros à sua loja.

Se quiser entender melhor clique aqui e veja o que é arquitetura comercial.

Antes algumas imagens de lojas maravilhosas para te inspirar:

arquitetura lojas

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1. PÚBLICO-ALVO DA SUA EMPRESA

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ESSA É A INTENÇÃO DE ESTUDAR O PÚBLICO-ALVO: ATINGIR A CLIENTELA CERTA PARA A SUA LOJA!

A primeira coisa a se pensar é qual público-alvo você pretende atingir como clientes da sua empresa. Deve ser feita uma pesquisa e análise da melhor forma de atingir o público para a sua loja.

A arquitetura da loja deve ser pensada de acordo com o público escolhido, com mais simplicidade ou sofisticação, com mais ou menos cores, feminino ou masculino, entre outras características peculiares à sua loja.

2. CORES DA LOGOMARCA NA ARQUITETURA

O projeto do espaço para a loja de roupas deve destacar nas paredes ou nas araras, as cores da sua marca. Os valores da sua marca também devem estar nas características do espaço arquitetônico.

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CORES DA LOJA CORRESPONDENDO COM AS CORES DA LOGOMARCA.

A arquitetura tem o poder de transmitir a sua marca.

Isso pode começar na fachada ou na vitrine da sua loja, “atraindo” o cliente. Então muita atenção para o projeto arquitetônico! Além disso, depois da loja pronta, é ideal a contratação de um profissional para pensar na sua vitrine.

Sobre a imagem da marca, pense em quais sensações e emoções o ambiente precisa passar para o cliente. Lembre-se que a compra é , na maior parte das vezes, emocional.

3. PENSANDO NO ESPAÇO

A loja de roupas deve garantir boa visualização dos produtos e boa circulação dos clientes.

O projeto da loja de roupas deve ser agenciado de forma que tenha-se ótima iluminação, fachada atraente, espaço para estoque de produtos e para os vendedores.

Os caixas não devem atrapalhar a escolha dos produtos e o funcionamento da loja. Quando as lojas forem grandes devem ser pensados espaços para filas.

As araras, os manequins e os expositores devem ser bem localizados. Os clientes precisam ter a oportunidade de apreciar e sentir a textura das roupas.

O mobiliário pode ser flexível. Por exemplo nessa loja de roupas, as araras tem prateleiras móveis que podem ser agenciadas de acordo com a necessidade:

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PROJETO DO ESCRITÓRIO KUBE ARQUITETURA, DE RESPONSABILIDADE DA ARQUITETA JULIANA NEVES.

O projeto acima tem outras idéias de mobiliários flexíveis, leia mais aqui ótimas ideias de arquitetura comercial para lojas de roupas.

Os provadores devem ser espaçosos de acordo com a necessidade. Por exemplo, em uma loja de roupas de crianças os provadores devem ter um espaço para os pais sentarem enquanto o pequeno cliente prova a roupa.

5. PISOS E REVESTIMENTOS DAS PAREDES

Os pisos devem ser de fácil limpeza e instalação, e de cores que não aparentem muita sujeira. E ainda deve existir a preocupação do piso ideal para o fluxo de clientes da loja.

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Um piso interessante é o vinilico, ele pode ser colocado em cima do piso antigo do imóvel (se existir), é de rápida instalação e pode ser instalado depois da reforma quase concluída. Por essas razões quase não precisa de demolição do piso antigo.

O porcelanato acetinado retificado também é uma boa opção, pois o brilhante possui maior possibilidade de riscos.

Para o revestimento das paredes existem muitas opções. Se a escolha for por tinta ela deve ser lavável, pois a limpeza é mais fácil.

6. PROJETO DE ILUMINAÇÃO

O projeto de iluminação é muito importante para deixar qualquer ambiente mais elegante e confortável visualmente. No caso de lojas destacam e valorizam os produtos.

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ILUMINAÇÃO DIFERENCIANDO A LOJA.

A cor da luz também ajuda aos clientes permanecerem na loja ou não,dependendo da intenção do lojista. As luzes mais amareladas proporcionam conforto e vontade de permanecer no local. As luzes brancas são para ambientes de trabalho ou de passagem rápida.

GOSTARAM?

Concluindo, o profissional precisa ter a sensibilidade de captar a essencia da marca e transmitir para o ambiente; assim como chamar os clientes para comprarem e permanecerem um tempo ideal no estabelecimento! Isso é arquitetura comercial.

Sou a arquiteta Ana Flávia Martinho, se quiser fazer o seu projeto me chame aqui!

E comentem abaixo dúvidas, elogios ou críticas. Obrigada!

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