Olá gente! Tudo bem com vocês? Hoje vou falar sobre a importância da arquitetura comercial para lojas de roupas. A arquitetura comercial auxilia no conforto dos clientes, na atração dos mesmos; e em transmitir o marketing e os valores da sua marca. Por esses motivos ela é importante, e traz maiores lucros à sua loja.
Se quiser entender melhor clique aqui e veja o que é arquitetura comercial.
Antes algumas imagens de lojas maravilhosas para te inspirar:
1. PÚBLICO-ALVO DA SUA EMPRESA
A primeira coisa a se pensar é qual público-alvo você pretende atingir como clientes da sua empresa. Deve ser feita uma pesquisa e análise da melhor forma de atingir o público para a sua loja.
A arquitetura da loja deve ser pensada de acordo com o público escolhido, com mais simplicidade ou sofisticação, com mais ou menos cores, feminino ou masculino, entre outras características peculiares à sua loja.
2. CORES DA LOGOMARCA NA ARQUITETURA
O projeto do espaço para a loja de roupas deve destacar nas paredes ou nas araras, as cores da sua marca. Os valores da sua marca também devem estar nas características do espaço arquitetônico.
A arquitetura tem o poder de transmitir a sua marca.
Isso pode começar na fachada ou na vitrine da sua loja, “atraindo” o cliente. Então muita atenção para o projeto arquitetônico! Além disso, depois da loja pronta, é ideal a contratação de um profissional para pensar na sua vitrine.
Sobre a imagem da marca, pense em quais sensações e emoções o ambiente precisa passar para o cliente. Lembre-se que a compra é , na maior parte das vezes, emocional.
3. PENSANDO NO ESPAÇO
A loja de roupas deve garantir boa visualização dos produtos e boa circulação dos clientes.
O projeto da loja de roupas deve ser agenciado de forma que tenha-se ótima iluminação, fachada atraente, espaço para estoque de produtos e para os vendedores.
Os caixas não devem atrapalhar a escolha dos produtos e o funcionamento da loja. Quando as lojas forem grandes devem ser pensados espaços para filas.
As araras, os manequins e os expositores devem ser bem localizados. Os clientes precisam ter a oportunidade de apreciar e sentir a textura das roupas.
O mobiliário pode ser flexível. Por exemplo nessa loja de roupas, as araras tem prateleiras móveis que podem ser agenciadas de acordo com a necessidade:
O projeto acima tem outras idéias de mobiliários flexíveis, leia mais aqui ótimas ideias de arquitetura comercial para lojas de roupas.
Os provadores devem ser espaçosos de acordo com a necessidade. Por exemplo, em uma loja de roupas de crianças os provadores devem ter um espaço para os pais sentarem enquanto o pequeno cliente prova a roupa.
5. PISOS E REVESTIMENTOS DAS PAREDES
Os pisos devem ser de fácil limpeza e instalação, e de cores que não aparentem muita sujeira. E ainda deve existir a preocupação do piso ideal para o fluxo de clientes da loja.
Um piso interessante é o vinilico, ele pode ser colocado em cima do piso antigo do imóvel (se existir), é de rápida instalação e pode ser instalado depois da reforma quase concluída. Por essas razões quase não precisa de demolição do piso antigo.
O porcelanato acetinado retificado também é uma boa opção, pois o brilhante possui maior possibilidade de riscos.
Para o revestimento das paredes existem muitas opções. Se a escolha for por tinta ela deve ser lavável, pois a limpeza é mais fácil.
6. PROJETO DE ILUMINAÇÃO
O projeto de iluminação é muito importante para deixar qualquer ambiente mais elegante e confortável visualmente. No caso de lojas destacam e valorizam os produtos.
A cor da luz também ajuda aos clientes permanecerem na loja ou não,dependendo da intenção do lojista. As luzes mais amareladas proporcionam conforto e vontade de permanecer no local. As luzes brancas são para ambientes de trabalho ou de passagem rápida.
GOSTARAM?
Concluindo, o profissional precisa ter a sensibilidade de captar a essencia da marca e transmitir para o ambiente; assim como chamar os clientes para comprarem e permanecerem um tempo ideal no estabelecimento! Isso é arquitetura comercial.
Sou a arquiteta Ana Flávia Martinho, se quiser fazer o seu projeto me chame aqui!
E comentem abaixo dúvidas, elogios ou críticas. Obrigada!