COMO ESCOLHER A CORTINA IDEAL PARA O SEU AMBIENTE!

COMO ESCOLHER A CORTINA IDEAL PARA O SEU AMBIENTE!

Olá gente! Tudo bem com vocês? Hoje vim falar sobre cortinas, acessório que proporciona conforto e charme especiais ao ambiente. Dependendo de cada caso: elas podem deixar o quarto escurinho de dia para um cochilo; ou deixam a sala atraente e confortável para um bate-papo; ou tiram a luminosidade excessiva da cozinha; ou dão um charme especial para o seu home office. A seguir, como é de costume aqui vamos ver umas imagens maravilhosas antes de começar a ler?

PASSO A PASSO PARA A ESCOLHA DA CORTINA OU PERSIANA:

  1. Pense na sua necessidade – controlar a luminosidade/ ruídos ou decorar o cenário;
  2. Não escolher tecidos escuros onde tem muita luz pois eles deixam o ambiente mais quente; o melhor seriam cortinas de linho, seda, sarja ou richelie.
  3. Tecidos charmosos são os que proporcionam leveza ao ambiente, como o voil; ele pode ser colocado com um blackout por trás se você quiser escurecer o ambiente.
  4. Os tecidos leves também podem acompanhar forros. Não perde a claridade e ganha em privacidade
  5. Se for lavar a cortina em casa escolha tecidos 100% sintéticos.
  6. Os tecidos de cores neutras proporcionam liberdade à decoração, assim você pode colocar objetos ou móveis com cores fortes ou estampados.
  7. Se for só para dar privacidade (o vizinho não ver o que você está fazendo) escolha tecidos leves e fluidos.
  8. A cortina em blackout impede a passagem do sol, por isso se você precisar do ambiente escuro em algum período do dia é ideal.
  9. Se não quiser esquentar muito o ambiente coloque também a tela solar nesse blackout. Ela segura o calor e é muito usada em sacadas de prédios.
  10. Verificar se o tecido é pré-lavado pois na primeira lavagem ele encolhe.

CORTINA NO TRILHO

Atualmente as cortinas são vendidas no trilho (régua metálica presa no teto onde correm pequenas peças onde a cortina fica pendurada) e não no varão. Com relação aos tecidos existem vários, podendo conter blackout aliado a um tecido para impedir a luminosidade se for necessário pelo uso do ambiente. A seguir, mostrarei como funciona o trilho e exemplos em trilho e em varão a seguir:

CORTINA VOIL NO TRILHO

É um tecido fino e leve, permitindo a passagem de luz pela cortina. Usado em dupla camada diminui um pouco mais a luminosidade. Já a união do voil com o blackout é muito usada para bloquear a luminosidade dando ao mesmo tempo charme ao ambiente.

CORTINA NO TRILHO COM OUTROS TECIDOS

Os tipos de tecidos para cortinas podem ser: Voil, Blackout, Oxford, Renda, Linho , Linho Clássico, Tafetá e Malibu . Pensando neles, cada um passa uma quantidade de luminosidade, sendo que o blackout bloqueia totalmente a luz do sol.

CORTINA ROLÔ

Essa cortina possui um mecanismo que faz com que a cortina desça manualmente ou automaticamente. Ela pode ser feita no blackout, na tela solar ou translúcida. Quando ficam abertas podem ficar escondidas no gesso (cortineiro) ou não.

MAGIC LIGHT

É uma cortina dupla, possui o mesmo mecanismo da Rolô com dois painéis criando um efeito de movimento na hora de abrir, pois o tecido tem faixas horizontais.

CORTINA ROMANA

Essa cortina apresenta aparência sofisticada, linhas retas e horizontais, recolhimento lateral e em faixas. As linhas horizontais são as divisões da cortina e quando se abre cria formatos de gotas se encaixando umas nas outras em camadas – gomos.

É uma ótima opção visualmente interessante e as pessoas costumam gostar por criar um efeito diferente. Pode ser feita com blackout ou outros tecidos.

Essa cortina pode ser usada em grandes janelas sendo ideal para quartos, sala de estar e áreas gourmet. O ideal é que sejam claras nas salas podendo ser mais escuras nos escritórios e quartos, se for de preferência dos clientes.

CORTINA EM PAINÉIS

Essa cortina contém painéis com recolhimento lateral que correm na horizontal. Por ter um efeito interessante e bonito, é ideal para sala de estar, home Theater e quarto.

CORTINA PLISSADA

A cortina plissada, também chamada de “Plissê” possui uma forma sanfonada, gerando riscos horizontais em toda a sua extensão trazendo um visual que lembra uma persiana tradicional. No entanto, quando fechada fica lisa.

Pode ser usada em escritórios e home offices e salas.

CORTINA CELULAR

Essa cortina é sanfonada, com a diferença da Plissada por conter dois tecidos em zigue-zague e não só um como a sanfonada, ligados formando pequenos losangos ou hexágonos na lateral. É uma versão dupla da cortina plissada. Por causa disso protege mais do sol e ruídos.

Pode ser usada em escritórios e home offices e salas.

CORTINA PARA TETO

Cobre áreas externas, a mais usada é a cortina romana oferecendo conforto térmico e visual bonito. Pode ser de um tecido impermeável para não passar chuva.

CORTINEIROS

É um elemento para esconder o trilho ou o suporte no alto da cortina. Pode ser de tres modelos: sobreposto, embutido ou iluminado.

  • O sobreposto é feito no roda teto de gesso , geralmente em um teto não rebaixado em gesso.;
  • O embutido é feito dentro do forro de gesso da cortina;
  • E o iluminado é dentro do embutido geralmente para iluminar a cortina, dando um efeito bonito.

ACESSÓRIOS

Se você quiser prender a sua cortina tem um acessório que chama abraçadeira , com vários modelos interessantes podendo ser comprados ou feitos em casa. Se quiser aprender a fazer existem vídeos no Youtube ensinando. Um mais charmoso que o outro!

Se quiser conhecer mais sobre cortinas e outros elementos decorativos, veja o instagram da Átria Decorar!

Para conhecer melhor o funcionamento das cortinas, clica aqui e veja esse texto que explica bem e exemplifica com vídeos.

Para quem ainda não me conhece sou a arquiteta Ana Flávia Martinho, conheçam meu instagram e meu site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *