NOVE DICAS PARA MONTAR UM QUARTO DE CRIANÇA MARAVILHOSO!

NOVE DICAS PARA MONTAR UM QUARTO DE CRIANÇA MARAVILHOSO!

Olá pessoas lindas do meu coração, tudo bem? Para quem ainda não me conhece sou a arquiteta Ana Flávia Martinho! Estou fazendo duas CONSULTORIAS ON-LINE de quartos infantis, portanto super inspirada para escrever hoje para vocês! 🙂

Vou explanar sobre coisas a observar no momento de montar o quartinho do seu ou seus filhos, ou sobrinhos, ou amiguinhos, ou para quem você desejar esse espaço especial! Tenho também um texto no meu blog sobre como deixar quartos pequenos maiores visualmente; pode ajudar na hora de pensar no quarto das crianças!

Vamos lá!

1. PENSE EM UMA COISA DURADOURA

Se a criança em questão já não é mais bebê, pense que quando menos esperar ela já cresceu, e de que forma a decoração do quarto poderia ser modificada rapidamente. Se você colocar cores nas paredes, cortinas, papeis de paredes, almofadas, roupas de cama e até criados-mudos; estes podem ser transformados com facilidade e menos custo do que colocar cores nos móveis maiores.

Mas se quiser colocar nos móveis , coloque uma cor que os adolescentes possam curtir. Nunca se sabe o que eles vão gostar não é mesmo? (Risos) Mas o que não agrada eles eu sei: cores muito fortes como rosa pink, azul royal, verde parecido com o fluorescente. Eles preferem cores mais neutras e discretas, entre elas preto e cinza.

Pense também na duração dos móveis, camas mais resistentes, escrivaninhas que podem ser trocadas de altura facilmente – não sendo apoiadas em outros móveis – e armários planejados.

2. CAMAS COM BICAMAS

As crianças amam receber os amiguinhos em casa! Então você deve ter bicama ou bicamas no quarto da(s) criança(s). Para quem prefere um espaço livre em baixo da cama, pode guardar o colchão do pequeno hospede em outro quarto.

CAMAS COM BICAMAS
CAMA COM BICAMAS

3. CAMAS EM “L” PARA DUAS CRIANÇAS

CAMAS EM L COM GAVETAS
CAMAS EM L COM GAVETAS

Quando o quarto é para duas ou três crianças e o espaço é pequeno, podemos fazer duas camas acopladas ou colocadas uma do lado da outra separadamente – em “L”. Se bem feitas ficam muito charmosas. Pode ser colocada uma cabeceira em “L” volta delas, com elementos decorativos em cima. Esses podem conter quadros, luminárias, papeis de paredes acima ou quaisquer outros elementos que o seu arquiteto criar. Fica bonito, confortável e pode até ser criado um “sofá” quando as crianças estão acordadas!

As camas nessa disposição geram um espaço central no quarto, ideal para a movimentação dos pequenos. Se fossem colocadas uma cama ao lado da outra esse local de movimentação e brincadeiras seria inexistente.

 

4. BELICHES

Esse móvel é interessante e bonito quando bem projetado ou escolhido. Existem muitos beliches visualmente desagradáveis no mercado, além de móveis fracos. Por isso o ideal é ser escolhido em uma loja em que alguém já comprou e deu certo – pesquise antes – ou projetados por arquiteto ou designer e executado por marceneiros competentes. Cuidado!

Dado esse toque para vocês, mostro fotos de beliches maravilhosos:

BELICHE      BELICHE

5. CUIDADO PARA NÃO ENCHER MUITO O QUARTO!

Pense sempre que o ideal para as crianças é espaço, então tente dispor dele da melhor forma, encostando os móveis na parede. Cuidado para não colocar muitas: prateleiras abertas, cortinas, tapetes – pois isso tudo pode causar ou desenvolver alergias. Tudo simples, bonito e com espaço mínimo para brincadeiras!

6. PAPEIS DE PAREDES E ADESIVOS

São uma ótima opção para dar um ar alegre e agradável ao quarto das crianças, além de ser decorativo e ficar muito bonito – quando bem escolhido!

Papeis de parede são mais caros e sofisticados. Para as crianças eu particularmente prefiro formas geométricas e coloridas.

QUARTO COLORIDO EM TONS PASTEIS
CORES MISTURADAS COM SUCESSO!
QUARTO COLORIDO PARA CRIANÇA
CORES MISTURADAS COM SUCESSO, PENTEADEIRA E PRATELEIRAS PARA LIVROS. MUITA RIQUEZA EM UM QUARTO SÓ!!! 🙂

Adesivos são mais em conta, mas adicionados a uma parede colorida – ou até branca dependendo do contexto – ficam muito bonitos. Veja alguns exemplos legais:

ADESIVOS DE PAREDE

ADESIVOS DE PAREDE

7. CORES

Cuidado para não deixar muito colorido e com tonalidades que não combinam. Veja mais sobre a combinação de cores aqui!

Tons pasteis são muito interessantes, pois não cansam. Tom sobre tom também é legal porque fica mais difícil de errar.

O madeirado é uma ótima opção para crianças pois não suja muito, misturar-lo com cores pode ficar interessante!

Meninos e meninas não tem cores definidas mais, e isso é super legal! Portanto se sua filha amar azul, faça um quarto azul para ela. E para o menino a mesma coisa. Porque não?

QUARTO MADEIRADO E VERDE

 8. NÃO ESQUEÇA DO PONTO PARA  TV

Mesmo se você não quiser colocar televisão no quarto do seu filho, deixe um ponto reservado no local que ela ficaria interessante de acordo com o seu projeto. Vai que um dia você muda de ideia?

Os adolescentes atualmente amam Netflix e outros sites de filmes e séries, e isso não é ruim pois não dependem da TV aberta (são inteligentes)! Pense sempre em novas possibilidades, mesmo que não queira nesse momento.

9. ENSINE OS PEQUENOS A ORGANIZAR O AMBIENTE

Se você conseguir, tire dez ou quinze minutinhos do seu dia ensinar seu filho a guardar os brinquedos. Não sou especialista em arrumações (risos), portanto separei um texto para vocês sobre isso aqui!

IMAGENS FINAIS E CONSIDERAÇÕES

Espero que tenham gostado! Comentem e deixem sugestões! Deixo aqui mais imagens de quartinhos inspiradores para vocês:

                 

       

          

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *