OITO DICAS PARA ESCOLHER O APARTAMENTO IDEAL

OITO DICAS PARA ESCOLHER O APARTAMENTO IDEAL

Oi pessoas lindas, tudo bem com vocês?

Aqui é a arquiteta Ana Flávia Martinho, hoje o texto é sobre uma coisa diferente.

Vou explicar o que você deve analisar no momento da escolha do seu apartamento. Em outro texto falarei sobre a escolha de um lote. Seria legal?

Pontuarei alguns itens importantes!

1. QUAL AMBIENTE VOCÊ MAIS FICA NA CASA?

Pense em qual local você mais fica na casa e priorize-o. Verifique se vai caber um armário ideal e se terá espaço para a convivência. Dê preferencia a ambientes bem planejados, que mesmo pequenos, tenham mais nichos para armários, boa estrutura para ar condicionado, tomadas na maioria das paredes, altura de mais de 2,60 metros. Ao entrar no apartamento pela primeira vez analise esses itens.

Os andares ideais estão entre o sétimo e o décimo quinto, pois não sofrem com o barulho externo nem com os problemas causados pela altura.

2. COZINHA

A cozinha deve ter uma pia considerável com um espaço alem do para escorredor de louças, com no mínimo, comprimento de 1,50 metros para lavar louça e cozinhar confortavelmente.

Veja se existe tomada centralizada acima do fogão a uma altura de 2,00 metros ou mais para a coifa ou exaustor.

Verifique se ao lado do fogão tem um espaço de no mínimo 20 centímetros para o porta-tempero.

Analise se na cozinha ou na área de serviços vai caber um armário alto para guardar vassouras e rodos.

Mas se você usa pouco a cozinha não precisa prestar tanta atenção nessas coisas…

       

COZINHAS COM BANCADA MAIOR QUE 1,5 m E COM ESPAÇO AO LADO DO FOGÃO PARA AUXILIAR NO COZIMENTO E GUARDAR TEMPEROS.

 

3. SALAS

Nos apartamentos menores não há muita opção, a sala é pequena mesmo, então observe se esse local, vai ter uma passagem legal e um espaço ideal do sofá para a televisão. Observe os tamanhos mínimos entre quem estará assistindo e a TV, de acordo com os tamanhos das televisões:

Tenho preferência pelas salas de planta baixa em “L” e não as retangulares, pois essas ultimas geralmente possuem menos espaço.

SALA EM L

PLANTA BAIXA EM “L”

SALA RETANGULAR

PLANTA BAIXA RETANGULAR.

Se o seu ambiente das salas ou dos quartos for pequeno clique nas palavras destacadas para ter mais ideias.

4. QUARTOS

Os quartos também são pequenos na maioria dos imóveis, mas observe se vai ter espaços para os armários de no mínimo 1,60 metros de comprimento, se existem tomadas em todas as paredes e tomada alta para ar condicionado.

QUARTO PEQUENO

As melhores janelas são as centralizadas no ambiente, para ventilar e iluminar melhor.

5. VENTILAÇÃO

Ventilação cruzada é um item importante em um apartamento, sem isso o ar não circula. O vento tem que entrar por um lado do imóvel e sair por outro. Um exemplo seria entrar pela cozinha e sair pela sala. Observe isso, será essencial para o conforto térmico.

Em um apartamento um exemplo seria esse:

ventilação cruzada apartamento

Saiba mais sobre essa ventilação aqui!

6. INSOLAÇÃO

As pessoas sabem que o sol nascente (leste) é melhor do que o do fim da tarde (oeste). Mas tem uma coisa que só os arquitetos prestam atenção e vou contar para você! O sol norte, que está na posição a seguir é o mais quente de todos!

norte sul leste oeste

Quando estiver olhando o apartamento para comprar, coloque o braço direito para o Leste (sol nascente) e o esquerdo para o Oeste (sol poente).

posição do sol braços abertos

Dessa forma seu rosto estará voltado para o norte, localidade onde o sol estará do meio-dia as 16:00 horas. Esse é quente! Janelas que poderiam estar voltadas para o norte seriam as dos banheiros, da cozinha – se for longe da pia e a do quarto de hospede.

Pense nisso! Além da ventilação essa observação é relevante no momento da compra!

7. LOCALIZAÇÃO 

A partir desse item, contei com algumas observações feitas pelo Fabiano Souza, Diretor da Imobiliária Times, localizada no Setor Marista em Goiânia.

A primeira coisa é estar próximo de avenidas mais largas que acessem rapidamente aos centros e bairros mais comerciais da sua cidade. Dessa forma, torna-se mais facil sair e chagar em casa.

Depois deve-se pensar se existe um centro comercial com padarias, farmácias e outras lojas de sua preferência próximos a sua futura casa. De preferência com o acesso à pé.

Se for possível more próximo à um parque ou outra área de lazer da sua cidade.

 8. INVESTIMENTOS

O ideal é juntar dinheiro e comprar a vista – quase impossível (risos) – ou comprar o imóvel na planta uns três anos antes ou mais. Isso porque o juros para a compra na planta é baixíssimo, segundo o Índice Nacional da Construção Civil é 0,4 a 0,6% ao mês. Se puder fazer isso, no momento que entrar no apartamento você vai contratar um financiamento e pagar como se fosse um aluguel. Se você for um investidor, o seu inqulino acabará “te ajudando” a pagar as outras parcelas.

A lei da oferta e da procura também funciona para os imóveis – se eles estão em um lugar mais procurado vão ser mais caros e nas localidades menos procurados serão mais em conta.

Pense também se o local que você está comprando que não é valorizado ainda, em um futuro próximo o será. Por exemplo, se o imóvel for localizado perto de um shopping um pouco distante com certeza isso irá valorizá-lo rapidamente e será um bom investimento.

GOSTARAM? 

Me procure para uma consultoria no momento da compra, ou para fazer um lindo projeto para o seu apartamento. Comentem aqui! Obrigada!

Feliz ano novo!!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *