ARQUITETURA COMERCIAL DE PADARIAS – DETALHES A SEREM PENSADOS!

ARQUITETURA COMERCIAL DE PADARIAS – DETALHES A SEREM PENSADOS!

Coisas que você não deve deixar de considerar no projeto de uma padaria!

Olá pessoas! Tudo bem? Para quem ainda não me conhece, sou a Arquiteta Ana Flávia Martinho. E hoje o assunto é: arquitetura comercial de padarias! Nesse assunto complexo é indispensável a ajuda de um arquiteto! Principalmente porque nós arquitetos vamos te ajudar a pensar em como os clientes se sentirão mais a vontade, confortáveis, com necessidade de permanecer mais no ambiente e com gula (psicológica)! Devemos pensar principalmente nos pisos, cores, claridade, iluminação confortável e produtos bem expostos – à vista.

Voce conhece algum lugar que tem uma padaria legal e aconchegante? Eu lembro da cidade de São Paulo com maravilhosas padarias, uma mais linda e deliciosa que a outra! Se você conhece uma legal, sabe da real importancia desse ambiente ser bem pensado. Não é mesmo?

Então vamos ao texto! Mas antes umas imagens inspiradoras para vocês ficarem comigo até o fim:

padaria
HUMMM… VAI UM CAFEZINHO?
padaria arquitetura
PADARIA EM TONS DE MADEIRA – SENSAÇÃO DE ACONCHEGO.
padaria arquitetura
LINDA NÉ?

Quero gerar uma ideia legal antes de começar a digitar as dicas. A sua padaria pode ser inspirada em uma boa lembrança das pessoas que remete a comida. Casa de vó é uma delas, um ambiente mais antigo, ou até mesmo antigos armazéns de bairros.

1. PRIMEIROS ITENS A PENSAR

Se você está no início do seu negócio, temos que pensar em localização, público-alvo pretendido, tamanho – pode variar de 40 a 500 m² -, cozinha, e o tipo da sua padaria.

Os tipos de padarias são as funções adicionais das mesmas, podendo ser: lanchonete/ refeições rápidas, cafeteria sofisticada, delicatéssen (comidas finas ou iguarias), choperia, sorvete, Delivery ou conveniência.

Depois de decidir tudo isso você e o seu arquiteto devem pensar em outros grandes detalhes.

2. PISOS

Para escolher o piso da padaria analisa-se a estética, funcionalidade (melhor uso), segurança e limpeza. A última deve ser constante senão a sua padaria terá a imagem prejudicial de “suja”. Mesmo com a limpeza constante pode parecer suja se for muito claro. Então o piso não deve ser muito claro, ter fácil limpeza, fácil conserto se tiver algum problema e resistentes ao alto fluxo.

padaria arquitetura
ESSE PISO É EM TOM BEGE, ENTÃO NÃO É TÃO CLARO QUANTO PARECE. O BEGE É UMA BOA PEDIDA.

O Piso também não deve ser brilhante – porcelanato polido – ou escorregadio. A segurança dos seus clientes é muito importante!

padaria arquitetura
PISO MAIS ESCURO, MADEIRADO.

3. SENSAÇÃO DE ACONCHEGO

As pessoas devem se sentir em um local que elas fiquem a vontade para uma conversa mais longa ou queiram dar uma pausa no seu dia, uma respirada, um descanso. Para isso devem sentir um aconchego ao chegar no local.

Esse sentimento pode ser despertado por meio de madeiras (ou imitação delas) nos pisos e revestimentos, nas mesas, iluminação bem feita, locais de comer não muito tumultuados – apertados – e separados dos locais de servir, bom isolamento acústico.

padaria arquitetura
AQUI O ACONCHEGO APARECE COM ESSES BANQUINHOS ESTOFADOS DANDO APOIO ÀS MESAS.

4. CORES E IDENTIDADE VISUAL

A identidade visual – logomarca – da padaria deve ser pouco chamativa e clara, a maioria das paredes claras. Mas isso não impede que uma das paredes seja escura, priorizando cores quentes (vermelho, laranja,amarelo) no local de servir ou cores frias (azul, verde) no local de comer.

A cor da logomarca pode estar em paredes ou objetos decorativos da padaria. Outra opção é usar uma cor que não esteja na concorrência. O Amarelo estimula o paladar, assim como o vermelho e o laranja.

AMARELO!!!! GULA!

As cores pasteis remetem ao acolhimento, calma e conforto e isso é importante nesses locais.

padaria arquitetura
VERDE – TRANQUILIDADE.

Joguei várias dicas sobre cores, por favor não use todas ao mesmo tempo! Risos.

4. PRODUTOS SEMPRE À MOSTRA

Pode parecer uma dica boba mas não é. Pois algumas empresas guardam certos produtos e pegam somente quando o cliente pede. No caso das padarias isso não pode acontecer. Os produtos devem estar sempre à mostra, assim como a preparação feita na hora dos mesmos.

padaria arquitetura
padaria arquitetura

5. ILUMINAÇÃO

O projeto luminotécnico é de extrema importância nas padarias pois possui o poder de transformar o local, articular diferentes ambientes, instigar a gula por destacar os produtos, além de atrapalhar ou ajudar na conservação dos alimentos.

padaria arquitetura

Mas como assim ajudar na conservação dos alimentos? As luzes que não são LED ou fluorescentes, esquentam o ambiente “apodrecendo” mais rápido os alimentos se tiverem muito próximas. As fluorescentes, entretanto, apresentam problemas com o tempo como baixa qualidade de luz, rápida depreciação e incidência constante. Portanto as lampadas ideais para as padarias são as LEDs.

Então quando entramos em um ambiente com uma linda iluminação a beleza impressiona e ao mesmo tempo proporciona aconchego, além de destacar os alimentos vendidos.

Além de tudo isso, a iluminação deve seguir os padrões da ABNT. A área de produção e loja devem ter a luminosidade de 300 e 500 lux de luminância, respectivamente.

padaria arquitetura
PROJETO DE ILUMINAÇÃO INCREMENTADO COM ESTAMPAS NAS LUMINÁRIAS, ILUMINANDO DIRETAMENTE OS PRODUTOS.

6. MÓVEIS COMPATÍVEIS COM O AMBIENTE

Os móveis não devem “encher” o ambiente, dar a impressão ou diminuir a circulação. O primeiro passo é possuir a clara noção das dimensões da padaria e dos móveis colocados nela, assim como do espaço que as pessoas precisam para passar, servir, pagar, pesar o lanche.

padaria arquitetura
BANQUINHOS AO LADO DAS JANELAS. AMEI!

7. CHEGADA DO CLIENTE

Importantíssimo para os seus clientes é ter um lugar para estacionar separado do lugar de Carga e descarga dos produtos que chegam, pois se o seu cliente estiver impossibilitado de entrar com o carro por causa de um caminhão fica difícil ele entrar né?

A entrada e saída também tem que ser bem pensada geralmente o caixa estando nesse local, de forma que não tumultue.

Gostaram? Espero que sim. Repassem. Obrigada!

Se quiserem conversar comigo para um projeto ou orçamento cliquem aqui!

E vejam aqui como funciona a minha consultoria on-line.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *