MESA PARA AMBIENTE EXTERNO: ESCOLHA A MELHOR PARA VOCÊ!

MESA PARA AMBIENTE EXTERNO: ESCOLHA A MELHOR PARA VOCÊ!

OI GENTE!!!! Aqui é a arquiteta Ana Flávia Martinho e hoje vou falar sobre mesas de ambientes externos. Elas devem ser mais resistentes pois terão os efeitos da chuva, da umidade e do sol, mesmo que em ambientes cobertos! Então vamos começar, mas antes umas inspirações para você ficar comigo até o final! Aproveite e comente! 🙂

MESA EXTERNA            MESA EXTERNA

MESA EXTERNA
MESA EM RESINA SENDO FEITA, FALTA PREENCHER COM O MATERIAL.

 

Todo ambiente externo pode ficar ainda mais lindo e funcional com a mesa certa!

Quando se pensa em uma mesa, geralmente nós pensamos em cozinhas, salas de jantar e de estar, que são os cômodos em que elas costumam aparecer. Porém, seu uso em ambientes externos também é uma ótima opção.

Além de ajudarem a deixar o local mais completo e personalizado, ela também pode servir para você colocar itens decorativos, além de seu caráter funcional, que é muito importante.

Deve-se levar em consideração, porém, que a seleção de um móvel para áreas externas é diferente do que para áreas internas. Por isso, você precisa saber quais são os fatores mais importantes para acertar em cheio na escolha.

Veja mais aqui sobre áreas de lazer, bancadas e os projetos feitos por mim.

COMO ESCOLHER UMA MESA PARA AMBIENTES EXTERNOS?INTERROGAÇÃO

Mesmo que você não tenha parado para pensar que os fatores a se levar em consideração devem ser diferentes, pode ficar tranquilo, pois é bem mais simples do que parece.

Assim, você poderá escolher a mesa perfeita para a varanda, o deck da piscina, o jardim ou qualquer outro ambiente externo da sua casa!

MATERIAL

Pode parecer um pouco estranho começar com esse item, já que ele não parece ser tão importante assim quando se trata de ambientes internos, mas a história já é totalmente diferente em ambientes externos.

Mesmo que o local seja coberto, como uma área para tomar café ou comer alguma coisa que fique no jardim, ainda assim ela estará sujeita à ação do tempo, como vento, gotículas de água entre outros.

Então, materiais que não sejam aconselháveis nessas condições devem ser evitados, como é o caso da madeira, que pode inchar e estragar, ou do ferro, que pode oxidar com maior facilidade.

MESA EXTERNA
MESA EM RESINA. LINDA NÉ?

Plástico, resina, mármore, cimento, alumínio e aço inoxidável são opções que se darão muito melhor no seu ambiente externo, já que elas resistem muito mais à ação do tempo e, consequentemente, terão uma durabilidade bem maior.

 

MESA EXTERNA
MESA EM CIMENTO
MESA EXTERNA
MESA EM MÁRMORE

Ainda assim, se você quiser uma mesa de madeira, pode aplicar nela um verniz marítimo ou outra variedade que confira mais resistência contra as intempéries, enquanto as mesas de ferro podem ser pintadas para evitar o contato direto com a água.

MESA EXTERNA
ESTRUTURA EM ALUMÍNIO

 

TAMANHO

MESA EXTERNANós sabemos que o ambiente ficará muito mais bonito se você colocar uma mesa, mas o tamanho precisa ser bem planejado para que toda a composição seja valorizada e para que a funcionalidade não seja perdida.

As mesas maiores costumam oferecer um bom espaço para colocar itens de decoração ou mesmo para uma refeição a céu aberto, mas de nada adianta colocá-la em um lugar apertado, já que o local ficará bem desconfortável.

Da mesma forma, pode não ser tão eficiente colocar uma mesa pequena em um espaço muito grande, já que ela não aparentará estar em sintonia com o local, o que pode prejudicar um pouco a experiência ao invés de melhorar.

Na hora de escolher o tamanho da mesa, considere o espaço necessário para a movimentação confortável de todas as pessoas, que deve ser de, no mínimo, 90 cm.

MESA EXTERNA
ALGUNS TAMANHOS PARA AJUDAR VOCÊ A ESCOLHER A SUA!

Além disso, se a intenção for colocar algumas cadeiras ao redor da mesa, é preciso separar mais um espaço para elas, ainda sem esquecer do espaço para a passagem.

APARÊNCIA

Hoje em dia, o design de exteriores – e também o de interiores – está muito mais flexível quanto à escolha dos itens para a montagem de um ambiente, diferente dos padrões que havia há alguns anos.

Muito além de seguir a determinada escala de cores ou a um padrão predefinido, o mais importante é que aquele ambiente seja montado de acordo com a sua personalidade e suas preferências, de modo que o resultado te agrade.

Por isso, ainda que haja algumas cores mais comuns para mesas, como preto, branco e marrom, por exemplo, não há problema algum se você quiser escolher alguma cor mais diferente para dar ainda mais personalidade ao local.

Ainda assim, um fator que deve ser levado em consideração é que a exposição aos raios solares, à chuva e às partículas pode fazer com que a cor da mesa seja levemente alterada com o passar do tempo.

MESA EXTERNA         MESA EXTERNA

MESAS EM RESINA. COMO ESTÁ FALANDO DA APARÊNCIA, RESOLVI COLOCÁ-LAS AQUI POIS AS ACHO LINDAS!

 

Para evitar que isso aconteça, escolha materiais que sejam mais difíceis de sofrer esse efeito, como o mármore e o aço, por exemplo, ou aplique algum produto específico para a proteção contra esses efeitos.

MESA EXTERNA          MESA EXTERNA

MESA COM ESTRUTURA EM AÇO E BANCADA EM MÁRMORE.

Outra sugestão é a cobertura de um pequeno espaço do ambiente externo, mesmo que não seja dele inteiro, como um pergolado coberto com vidro ou policarbonato, por exemplo. Além da proteção, o ambiente ficará muito mais bonito.

FORMATO

O formato da mesa também é um fator que conta muito, ainda mais quando é analisado em conjunto com o espaço disponível para sua colocação.

FORMATOS DE MESAS

Geralmente, as mesas são quadradas, retangulares, redondas ou ovais, embora existam também outros formatos, como triangular, hexagonal e octogonal, entre outras.

Entre as opções disponíveis, é importante escolher aquele que valorize mais o espaço, que seja suficiente para todas as pessoas que irão utilizá-lo e, ainda, que não atrapalhe o espaço disponível para a movimentação.

FORMATOS DE MESAS

GARANTA A MESA PERFEITA PARA SEU AMBIENTE EXTERNO!

Escolher móveis novos é um momento muito legal para qualquer ambiente, mas pode ser um pouco complicado se você não tiver nenhum parâmetro ou critério para isso.

Com essas dicas, você poderá fazer a sua escolha com muito mais praticidade e agilidade, o que leva quase a zero a chance de você se arrepender ou de tomar uma decisão que não tenha sido a melhor possível.

Agora, com essas informações, você poderá escolher entre todas as opções e ter um ambiente externo maravilhoso, digno de foto de revista, com aquela mesa saarinen ou com o modelo que você sempre sonhou!

A seguir mais alguns modelos e materiais para inspirações:

MESA EXTERNA
MESA REVESTIDA EM MOSAICO, MUITO CRIATIVA PARA A SUA ÁREA EXTERNA!
MESA EXTERNA
MESA DE VIDRO, QUANDO A ÁREA FOR BEM PROTEGIDA DO SOL PODE!
MESA EXTERNA
MESA EM CIMENTO – AÍ ESTÁ EM UMA ÁREA INTERNA MAS PODE E DEVE SER USADA EM ÁREA EXTERNA TAMBÉM.
MESA EXTERNA
MESA EM PEDRA ARTIFICIAL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *