Olá gente, tudo bem com vocês? O tema de hoje é arquitetura comercial para lojas de sapatos e bolsas! Darei algumas dicas comerciais importantes para montar uma de forma bem pensada: escolha do público-alvo, tipo de loja, marca que você quer estabelecer no mercado. Teremos também dicas de arquitetura de interiores: materiais construtivos ideais, móveis, equipamentos, agenciamento dos ambientes e iluminação. Aproveite!
Antes disso vou mostrar lindas imagens para você ir se inspirando!
É importante frisar que sapatos são considerados itens de necessidade do dia a dia das pessoas. Por mais que exista crise financeira as pessoas nunca vão deixar de comprar. Além desse fator de necessidade, as pessoas mais consumistas e vaidosas não se controlam no momento da compra de sapatos. Então alguns clientes vão gastar mais ainda do que a necessidade.
PÚBLICO-ALVO
Uma das primeiras coisas que você deve planejar antes de montar a sua loja de sapatos é no seu público-alvo. Mas o que isso quer dizer?
É o cliente que você quer ou vai atender, com especificidades como classe social, gênero, idades médias (criança, adolescente, adulto ou idoso), hobbies, preferencias, esportes – pode ser uma loja somente para calçados esportivos, por exemplo.
PENSAR NO PÚBLICO QUE VOCÊ QUER ATINGIR É ESSENCIAL NA FASE DE PLANEJAMENTO PARA O SUCESSO DO SEU NEGÓCIO!
TIPO DE LOJA
As lojas de sapato podem ser de três tipos:
- FRANQUIA: você vai revender uma marca famosa e aderir a todo o projeto de atuação dela. A vantagem é que depois do investimento inicial que geralmente é alto, as chances de ganho são maiores. Além disso a loja já terá uma base de negócio e assessoria de profissionais de vendas e empreendedorismo. Dá maior segurança.
- CONFECÇÃO PRÓPRIA: tem a vantagem de não precisar de uma loja física, podendo tudo ser vendido pela internet inicialmente, com custo mais baixo.
- TRABALHAR COM VÁRIAS MARCAS E FORNECEDORES: pode começar pequena e de acordo com as suas possibilidades atuais em uma galeria para um público mais humilde por exemplo.
LOCALIZAÇÃO
Se a sua loja de sapatos está em uma região que não tem muito movimento ou não é comercial não terá sucesso. Por isso a escolha do local é essencial. Depois da escolha do público-alvo, a escolha do local pode ser feita.
Mas se você já tem o local, deve observar a classe social do seu público, e assim escolher o estilo dos seus calçados podendo ser escolhido se é masculino feminino ou infantil por exemplo.
No entanto, em uma loja de rua a fachada da loja tem que estar de frente para a rua em um tamanho que quem estiver a pé consiga ver a vitrine e quem estiver em veículos também.
MARCA
A ARQUITETURA COMERCIAL valoriza a marca da sua loja de sapatos, o arquiteto pode integrar as cores do ambiente com a cor da sua marca, pode ligar os materiais construtivos ao estilo do seu público alvo.
Sabendo do estilo dos seus clientes, o arquiteto pode projetar um ambiente de forma com que eles se identifiquem com o ambiente, ficando mais à vontade na sua loja de sapatos.
ESTRUTURA
Deve ter no mínimo:
- Salão de exposição;
- Balcão/caixa;
- Sanitário – se não for em shopping ou galeria;
- Copa;
- Depósito dos produtos;
- Escritório administrativo – podendo ser substituído pelo próprio balcão em ambientes menores.
No depósito, o ideal é que não fique no pavimento superior e sim nos fundos da loja. Isso para que os funcionários não fiquem cansados e nem suando na frente dos clientes.
Com relação aos equipamentos você irá precisar de prateleiras e expositores para produtos, caixa, ar condiocionado ou climatizador, computador, impressora. Dependendo do tamanho também precisara de um micro-ondas e um frigobar.
MARCA X ARQUITETURA
A sua marca deve ser valorizada por meio dos materiais construtivos, por isso a arquitetura comercial é tão importante!
Para que isso aconteça, a identidade visual da sua loja deve valorizar a sua marca, um exemplo disso seria usar cores parecidas ou complementares – formando um conjunto harmonioso – com a cor da logomarca. Isso causa uma boa impressão do cliente com relação à sua loja, fazendo ele ligar a decoração à marca.
MATERIAIS CONSTRUTIVOS
O Piso deve ser de fácil limpeza – e se o dono da loja necessitar, de fácil e barata instalação. O piso vinílico entraria bem nesses quesitos pois ele pode ser colocado em cima do piso já existente e não necessita quebrar piso e usar argamassa para ser colocado. Mas a particularidade desse piso é que não pode pegar sol.
Mas se você quiser outro outro piso poderia ser porcelanato ou piso cerâmico retificado.
A fachada da loja deve ter o máximo de vidro possível para que os clientes possam ter uma visão maior do interior da loja visualizando a maior quantidade de produtos possível.
CONFORTO PARA QUE OS CLIENTES VOLTEM
Deve haver um bom planejamento para a circulação das lojas de sapato pois a maioria tem pouco espaço, devendo ter lugares para experimentar e para circulação. O cliente que está passando não deve esbarrar em quem está experimentando. E aposto que quem está lendo já passou por uma situação dessa, não é?
Para isso deve-se apostar em lugares confortáveis para experimentar os sapatos com calma como poltronas ou pufes maiores; espaços para circulação, iluminação que valoriza os sapatos e de conforto visual para quem está na loja; tapetes e carpetes.
Deve-se pensar também em espelhos baixos para que os clientes possam experimentar e olhar seus sapatos com calma.
DISTRIBUIÇÃO DAS PRATELEIRAS
As prateleiras devem ser bem planejadas e detalhadas, de forma que fique bonita, ajude a chamar a atenção dos clientes para os sapatos, e que não atrapalhem a passagem.
Podem ser organizadas por tamanho dos calçados ou por estilo, como rasteirinhas, salto baixo, salto alto e plataforma – no caso de sapatos femininos.
PROJETO DE ILUMINAÇÃO
Tão importante quanto o projeto da loja e das prateleiras é o projeto de iluminação, pois ele que vai destacar os produtos e dar conforto visual para os clientes, evitando o ofuscamento e a vontade de ir embora logo por ser muito iluminado ou com muita luz branca.
É ideal que se tenha uma iluminação bonita e interessante focada no local que estarão expostos os calçados – valorizando-os!
GOSTARAM?
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Se precisar fazer um projeto de arquitetura para o interior da sua loja eu posso te ajudar. Sou especialista em arquitetura comercial! Me chame clicando aqui!
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Uma loja linda e iluminada é um atrativo para o cliente. Dá vontade de entrar e conferir o que está sendo vendido. Parabéns pelo texto. 👏👏
muito obrigada! 🙂
loja de calçados
muito obrigada! 🙂
Boa tarde. Gostei das dicas é muito importante cada detalhe. Tenho uma loja online de calçados femininos e os meus calçados ficam no meu escritório que não utilizo mais em minha casa. Estou pensando como planejar, já que não é uma loja física, mais vejo que é importante ter um ambiente agradável pq as sempre recebo algumas clientes.
muito obrigada! 🙂
Gostei bastante e se deus quiser daqui uns anos estou abrindo minha loja de tênis e sapatos!
muito obrigada! 🙂
super legal
muito obrigada! 🙂
Como faço pra comprar as prateleiras??
Quero comprar como faço? jessicacica404@gmail.com