10 DICAS PARA ABRIR A SUA LOJA DE SAPATOS COM SUCESSO!

10 DICAS PARA ABRIR A SUA LOJA DE SAPATOS COM SUCESSO!

Olá gente, tudo bem com vocês? O tema de hoje é arquitetura comercial para lojas de sapatos e bolsas! Darei algumas dicas comerciais importantes para montar uma de forma bem pensada: escolha do público-alvo, tipo de loja, marca que você quer estabelecer no mercado. Teremos também dicas de arquitetura de interiores: materiais construtivos ideais, móveis, equipamentos, agenciamento dos ambientes e iluminação. Aproveite!

Antes disso vou mostrar lindas imagens para você ir se inspirando!

DECORAÇÃO LOJA DE SAPATOS
EXPOSITOR EM FORMATO DE RODA GIGANTE. INTERESSANTE NÉ?
DECORAÇÃO LOJA DE SAPATOS
QUE CORREDOR CRIATIVO PARA EXPOR SAPATOS!
DECORAÇÃO LOJA DE SAPATOS
SUPER DESTAQUE NA ILUMINAÇÃO!

É importante frisar que sapatos são considerados itens de necessidade do dia a dia das pessoas. Por mais que exista crise financeira as pessoas nunca vão deixar de comprar. Além desse fator de necessidade, as pessoas mais consumistas e vaidosas não se controlam no momento da compra de sapatos. Então alguns clientes vão gastar mais ainda do que a necessidade.

PÚBLICO-ALVO

Uma das primeiras coisas que você deve planejar antes de montar a sua loja de sapatos é no seu público-alvo. Mas o que isso quer dizer?

É o cliente que você quer ou vai atender, com especificidades como classe social, gênero, idades médias (criança, adolescente, adulto ou idoso), hobbies, preferencias, esportes – pode ser uma loja somente para calçados esportivos, por exemplo.

PENSAR NO PÚBLICO QUE VOCÊ QUER ATINGIR É ESSENCIAL NA FASE DE PLANEJAMENTO PARA O SUCESSO DO SEU NEGÓCIO!

PUBLICO ALVO

TIPO DE LOJA

As lojas de sapato podem ser de três tipos:

  • FRANQUIA: você vai revender uma marca famosa e aderir a todo o projeto de atuação dela. A vantagem é que depois do investimento inicial que geralmente é alto, as chances de ganho são maiores. Além disso a loja já terá uma base de negócio e assessoria de profissionais de vendas e empreendedorismo. Dá maior segurança.
  • CONFECÇÃO PRÓPRIA: tem a vantagem de não precisar de uma loja física, podendo tudo ser vendido pela internet inicialmente, com custo mais baixo.
  • TRABALHAR COM VÁRIAS MARCAS E FORNECEDORES: pode começar pequena e de acordo com as suas possibilidades atuais em uma galeria para um público mais humilde por exemplo.

LOCALIZAÇÃO

LOCALIZAÇAO

Se a sua loja de sapatos está em uma região que não tem muito movimento ou não é comercial não terá sucesso. Por isso a escolha do local é essencial. Depois da escolha do público-alvo, a escolha do local pode ser feita.

Mas se você já tem o local, deve observar a classe social do seu público, e assim escolher o estilo dos seus calçados podendo ser escolhido se é masculino feminino ou infantil por exemplo.

No entanto, em uma loja de rua a fachada da loja tem que estar de frente para a rua em um tamanho que quem estiver a pé consiga ver a vitrine e quem estiver em veículos também.

MARCA

A ARQUITETURA COMERCIAL valoriza a marca da sua loja de sapatos, o arquiteto pode integrar as cores do ambiente com a cor da sua marca, pode ligar os materiais construtivos ao estilo do seu público alvo.

DECORAÇÃO LOJA DE SAPATOS
MARCA INTEGRADA COM A ARQUITETURA DA LOJA. NESSE CASO A ATENÇÃO DA PESSOA QUE PASSA NA FRENTE NÃO FICA EXCESSIVAMENTE FOCADA NA MARCA NEM NA ARQUITETURA, POIS AS DUAS ESTÃO INTEGRADAS E BALANCEADAS.

Sabendo do estilo dos seus clientes, o arquiteto pode projetar um ambiente de forma com que eles se identifiquem com o ambiente, ficando mais à vontade na sua loja de sapatos.

ESTRUTURA

Deve ter no mínimo:

  • Salão de exposição;
  • Balcão/caixa;
  • Sanitário – se não for em shopping ou galeria;
  • Copa;
  • Depósito dos produtos;
  • Escritório administrativo – podendo ser substituído pelo próprio balcão em ambientes menores.

No depósito, o ideal é que não fique no pavimento superior e sim nos fundos da loja. Isso para que os funcionários não fiquem cansados e nem suando na frente dos clientes.

DECORAÇÃO LOJA DE SAPATOS
DECORAÇÃO VERMELHA, COM DESTAQUE PARA OS CORAÇÕES. AS PRATELEIRAS PARA EXPOSIÇÃO DOS SAPATOS FICOU BEM PROJETADA.

Com relação aos equipamentos você irá precisar de prateleiras e expositores para produtos, caixa, ar condiocionado ou climatizador, computador, impressora. Dependendo do tamanho também precisara de um micro-ondas e um frigobar.

MARCA X ARQUITETURA

A sua marca deve ser valorizada por meio dos materiais construtivos, por isso a arquitetura comercial é tão importante!

DECORAÇÃO LOJA DE SAPATOS
TELEVISÃO ATRÁS DO VIDRO.

Para que isso aconteça, a identidade visual da sua loja deve valorizar a sua marca, um exemplo disso seria usar cores parecidas ou complementares – formando um conjunto harmonioso – com a cor da logomarca. Isso causa uma boa  impressão do cliente com relação à sua loja, fazendo ele ligar a decoração à marca.

MATERIAIS CONSTRUTIVOS

O Piso deve ser de fácil limpeza – e se o dono da loja necessitar, de fácil e barata instalação. O piso vinílico entraria bem nesses quesitos pois ele pode ser colocado em cima do piso já existente e não necessita quebrar piso e usar argamassa para ser colocado. Mas a particularidade desse piso é que não pode pegar sol.

Mas se você quiser outro outro piso poderia ser porcelanato ou piso cerâmico retificado.

DECORAÇÃO LOJA DE SAPATOS
PISO, ILUMINAÇÃO E PRATELEIRAS EM UM LINDO CONJUNTO!

A fachada da loja deve ter o máximo de vidro possível para que os clientes possam ter uma visão maior do interior da loja visualizando a maior quantidade de produtos possível.

DECORAÇÃO LOJA DE SAPATOS

CONFORTO PARA QUE OS CLIENTES VOLTEM

Deve haver um bom planejamento para a circulação das lojas de sapato pois a maioria tem pouco espaço, devendo ter lugares para experimentar e para circulação. O cliente que está passando não deve esbarrar em quem está experimentando. E aposto que quem está lendo já passou por uma situação dessa, não é?

Para isso deve-se apostar em lugares confortáveis para experimentar os sapatos com calma como poltronas ou pufes maiores; espaços para circulação, iluminação que valoriza os sapatos e de conforto visual para quem está na loja; tapetes e carpetes.

DECORAÇÃO LOJA DE SAPATOS
LUGARES ESPAÇOSOS PARA SENTAR COM ESPAÇO LARGO PARA CIRCULAÇÃO E EXPERIMENTAR SAPATOS.

Deve-se pensar também em espelhos baixos para que os clientes possam experimentar e olhar seus sapatos com calma.

DISTRIBUIÇÃO DAS PRATELEIRAS

As prateleiras devem ser bem planejadas e detalhadas, de forma que fique bonita, ajude a chamar a atenção dos clientes para os sapatos, e que não atrapalhem a passagem.

Podem ser organizadas por tamanho dos calçados ou por estilo, como rasteirinhas, salto baixo, salto alto e plataforma – no caso de sapatos femininos.

DECORAÇÃO LOJA DE SAPATOS
PRATELEIRAS LINDAS! ILUMINAÇÃO DESTACANDO OS SAPATOS.

PROJETO DE ILUMINAÇÃO

Tão importante quanto o projeto da loja e das prateleiras é o projeto de iluminação, pois ele que vai destacar os produtos e dar conforto visual para os clientes, evitando o ofuscamento e a vontade de ir embora logo por ser muito iluminado ou com muita luz branca.

DECORAÇÃO LOJA DE SAPATOS
ILUMINAÇÃO DESTACANDO AS BOLSAS E CARTEIRAS.

É ideal que se tenha uma iluminação bonita e interessante focada no local que estarão expostos os calçados – valorizando-os!

GOSTARAM?

Comente abaixo para me dizer se gostou!

Se precisar fazer um projeto de arquitetura para o interior da sua loja eu posso te ajudar. Sou especialista em arquitetura comercial! Me chame clicando aqui!

Veja aqui também outros textos sobre arquitetura comercial de:

12 comments

Uma loja linda e iluminada é um atrativo para o cliente. Dá vontade de entrar e conferir o que está sendo vendido. Parabéns pelo texto. 👏👏

Boa tarde. Gostei das dicas é muito importante cada detalhe. Tenho uma loja online de calçados femininos e os meus calçados ficam no meu escritório que não utilizo mais em minha casa. Estou pensando como planejar, já que não é uma loja física, mais vejo que é importante ter um ambiente agradável pq as sempre recebo algumas clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *