COMO CONSTRUIR HOTÉIS OU POUSADAS INTERESSANTES PARA OS CLIENTES

COMO CONSTRUIR HOTÉIS OU POUSADAS INTERESSANTES PARA OS CLIENTES

Foi-se a época em que hotéis e pousadas possuíam um padrão para serem interessantes aos hóspedes. Hoje os itens que chamam a atenção são a criatividade no projeto, o conforto e a surpresa dos hóspedes ao chegar no ambiente e o uso de bons materiais. Vou te falar mais sobre isso abaixo, descubra os diferenciais construtivos que são interessantes para os hóspedes na atualidade!

Algumas imagens bonitas para quem está lendo:

ARQUITETURA DE HOTEIS
ÁREA COMUM COM MUITA CRIATIVIDADE!
ARQUITETURA DE HOTEIS
LINDO HOTEL VALORIZADO PELA ILUMINAÇÃO!
ARQUITETURA DE HOTEIS
EM FRETE A UMA PRAIA NO RIO DE JANEIRO. QUE TAL?

ARQUITETURA DE HOTEIS
DELÍCIA ESTAR NESSE LOCAL NÉ?

MUDANÇAS NO PROJETO ARQUITETÔNICO DOS HOTÉIS E POUSADAS DA ATUALIDADE:

Há algum tempo atrás, os projetos de hotéis e pousadas eram padronizados em ambientes e serviços. A medida de “estrelas” desses espaços era feita pela padronização desses espaços. Mas hoje em dia não é mais assim.

ARQUITETURA DE HOTEIS
CONFORTO, SIMPLICIDADE E CRIATIVIDADE NA ARQUITETURA DO HOTEL!

Por isso, quanto mais diferente e inusitado para quem está chegando melhor. Além dos serviços de qualidade, as pessoas desejam experiências únicas em suas viagens. Para isso devem ser projetados quartos exclusivos.

Aí é que entra a ARQUITETURA COMERCIAL, que permite que os hotéis e pousadas criem assinaturas próprias e a marca do hotel se torne exclusiva e consolidada.

ARQUITETURA DE HOTEIS

A identidade visual da empresa não é exclusividade da logomarca e dos impressos. Ela dialoga com os ambientes físicos, serviços e outros itens. Se a marca conseguir se estender para os serviços e para a arquitetura se torna um diferencial do negócio.

ARQUITETURA DE HOTEIS

CONCEITOS ATUAIS QUE CHAMAM A ATENÇÃO DOS CLIENTES

Alguns exemplos de arquitetura com conceito únicos para hotéis e pousadas:

  • Mobiliários próprios;
  • Decoração conceitual;
  • Banheiros personalizados;
  • Arquitetura que conta uma história – da cidade, da empresa ou da construção.

A arquitetura, além de tudo isso, também não pode ser entediante. Ela pode ajudar no posicionamento dos hotéis e pousadas no mercado causando CONFORTO, ESTÍMULO E INTERATIVIDADE.

ARQUITETURA DE HOTEIS
UMA ÁREA ABERTA COM VEGETAÇÃO TAMBÉM É UMA ÓTIMA IDEIA.

A criatividade, a funcionalidade e o bom gosto são fatores que superam o luxo e o requinte. As ideias principais de arquitetos famosos nessa área – Philippe Starck ou o Ian Schrager – são:

  • Áreas públicas são ambientes de socialização e integram hóspedes, o hotel e a cidade;
  • Apartamentos devem ter decoração intimista, saindo do convencional e trazendo segurança e alívio. Os móveis devem ser dimensionados de acordo com a permanência média dos hóspedes. Os móveis devem ser resistentes, ter boa acústica, não se devem ter ar condicionado de janela e as tomadas e conexões devem ser funcionais.

E MAIS ALGUMAS DICAS DE TENDÊNCIAS PARA OS HOTÉIS E POUSADAS ATUAIS:

conforto é importante, valorização do habitat também, uso de flores e plantas sempre naturais, não usar materiais provenientes de uma cadeia de produção que causa exploração ou pobreza, um exemplo de um material mais sustentável é a madeira de demolição, uso da luz natural é essencial, assim como a harmonia e o bem estar.

 COISAS A SE PENSAR ANTES DE COMEÇAR O PROJETO:

A primeira coisa a ser feita é uma pesquisa de mercado. Segundo Nelson Andrade “o conhecimento inadequado do mercado pode potencializar empreendimentos com riscos consideráveis.

PUBLICO-ALVO PARA HOTEIS

A pesquisa de mercado é analisar se tem mercado para hospedagem na região que você deve se instalar. De nada adianta instalar um hotel onde não terá hospedes não é mesmo?

Depois dessa pesquisa de mercado, deve-se concluir qual é o público-alvo ideal para o seu negócio. Devem ser pensadas as várias características que o público do seu hotel ou pousada vai ter, para então pensar na localização exata e na arquitetura feita para pessoas com essas características.

RECEPÇÃO E ÁREAS COMUNS

Essas áreas devem ser pensadas com muito afinco pois é o que vai surpreender os hóspedes do seu hotel ou pousadas logo na chegada. É de grande importância para que já entrem satisfeitos e felizes.

ARQUITETURA DE HOTEIS
QUE ESCADA MARAVILHOSA EM UMA RECEPÇÃO HEIN??

Se for um local diferente e inusitado, vai deixar os hóspedes surpresos e admirados do novo local, curiosos para conhecerem os quartos.

Cores, materiais diferentes, elementos monumentais – grandes, pé-direito (teto) alto ou outras coisas que o seu arquiteto pensar pode elevar a arquitetura comercial do seu imóvel, atraindo novos clientes.

ARQUITETURA DE HOTEIS

QUARTOS E ÁREAS TÉCNICAS

Deve-se fazer um estudo da demanda prevista para o seu hotel ou pousada, calculando-se assim o número ideal de quartos para que não fiquem ociosos na maior parte do tempo.

ARQUITETURA DE HOTEIS

Junto com esses ambientes, as áreas técnicas devem ser muito bem pensadas. O que são áreas técnicas? São os locais que receberão Geradores de energia, shafts (local de descida de canos), centrais de ar condicionado, centrais de gás (se for o caso), casa de máquinas (para elevadores)

MATERIAIS DE ACABAMENTO

Os materiais de acabamentos de hotéis e pousadas precisam ser resistentes, duráveis e de fácil limpeza. Os dormitórios podem ter paredes pintadas ou com papel de paredes, mas os banheiros devem ser revestidos com porcelanatos.

ARQUITETURA DE HOTEIS

Nos corredores pode-se optar por carpetes nos pisos. Mas por causa do preço elevado ou de hóspedes alérgicos, não é indicado para os pisos dos quartos, podendo neles ser de cerâmica, porcelanato ou vinílico.

SAÍDAS DE EMERGÊNCIA

Todos os hotéis devem obedecer às normas da ABNT NBR 9077 – Saídas de Emergência em edifícios – e as normas dos Corpos de Bombeiros locais.

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE EM HOTÉIS

A LEI nacional 13,146 – do dia 06/07/2015 – diz que os hotéis devem disponibilizar, pelo menos, dez por cento de seus dormitórios acessíveis com no mínimo 1 unidade acessível (ABNT – NBR 9050). Os novos hotéis ou pousadas devem ter no mínimo cinco por centro de dormitórios com os recursos de acessibilidade e aparelhos que garantam autonomia para pessoas com deficiências. Os demais noventa e cinco por cento devem ter recursos de acessibilidade como:

  • vão de passagem livre mínimo de 80cm para as portas;
  • barra de apoio no box;
  • chuveiro com barra deslizante,
  • desviador para ducha manual, campainha e sinalização de emergência sonora e luminosas;
  • aparelho de televisão com receptores de legenda oculta e de áudio secundário,
  • e telefone com tipologia ampliada e amplificador de sinal, entre outros.

GOSTARAM?

Gostaram do texto? Sou a arquiteta Ana Flávia Martinho e estou à sua disposição para fazer o orçamento do seu edifício comercial! Clique nas palavras e veja mais alguns textos sobre arquitetura comercial de

Me chame clicando aqui para fazer um orçamento do seu projeto!

2 comments

Adorei o texto, muito rico em dicas para o começo de um sucesso promissor em um empreendimento de hospitalidade. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *